Conta Loios

bastidores

Frederico Rosa, candidato do PS à presidência da Câmara Municipal do Barreiro
Universidade da Terceira Idade do Barreiro conta com mais de 800 alunos

Frederico Rosa, candidato do PS à presidência da Câmara Municipal do Barreiro<br />
Universidade da Terceira Idade do Barreiro conta com mais de 800 alunos<br />
“Não esquecer ninguém, cuidar dos idosos mais vulneráveis, criar motivos para que os laços sociais não se percam, motivar um envelhecimento activo e construir pontes intergeracionais. Estas são prioridades que inspiram o pensamento e a acção da equipa que lidero, para que todos, sem excepção, possam nascer, crescer e envelhecer dignamente no Barreiro.”, afirma Frederico Rosa, candidato do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal do Barreiro.

Os primeiros resultados dos censos 2021 já o mostram: o Barreiro perdeu população na última década. E certamente, vai confirmar que o concelho envelheceu.
População que precisa de cuidados porque as respostas sociais não existem na quantidade suficiente para a procura, não estão ao alcance económico de muitas famílias ou simplesmente, porque decidem ser eles a cuidar dos familiares – pais, cônjuges, outros familiares ou filhos com deficiência - com todos os sacrifícios que isso implica na vida atual e futura.
A realidade é que o número de cuidadores informais aumentou e ainda mais com a pandemia. Em breve deverá ser aprovada pelo governo a Regulamentação do Estatuto do Cuidador Informal, alargando-o a todo o Continente, em que as autarquias vão ser necessariamente envolvidas. Gostaria de saber que propostas concretas e efetivas têm os candidatos à presidência da Câmara do Barreiro nos seus programas para ajudar os cuidadores informais, um número cada vez mais significativo de munícipes? Sabem quantos cuidadores informais existem no concelho do Barreiro? Há um levantamento feito? Quais vão ser as medidas prioritárias? Prazos para a concretização?- estas são as interrogações colocadas por Ana carrilho, jornalista da Rádio Renascença.

Promoção de um envelhecimento activo

“O envelhecimento é de facto um enorme desafio para o nosso país e para o concelho do Barreiro, como tão bem ilustra a questão da jornalista Ana Carrilho.
Seja em relação aos cuidadores informais, à promoção de um envelhecimento activo, ou na promoção de novas respostas em termos de equipamentos, este é um desafio para o qual temos vindo a desenvolver várias respostas, nomeadamente através do projecto Idade+, pensado em 2019 e que teve início em 2020.
O Idade+ é um projecto que consistiu, desde logo, num reforço da equipa social do município e apostou em primeiro lugar num diagnóstico e mapeamento dos idosos do concelho, maioritariamente, em zonas urbanas com maior densidade populacional. Um diagnóstico que tem como objectivo conhecer aprofundadamente a realidade barreirense, sinalizando, entre outros, os cuidadores informais existentes.”, refere Frederico Rosa.

Trabalho de excelência da Universidade da Terceira Idade do Barreiro

“No entanto, devido ao contexto pandémico, fomos obrigados a suspender as visitas porta-a-porta, o que não permitiu a implementação de todas as valências do Idade+, nomeadamente as acções de capacitação para cuidadores informais.
Num momento em que a sociedade emerge do terrível combate contra o Vírus SARS-CoV-2, retomámos as várias componentes deste ambicioso projecto. Neste contexto, existem já alguns cuidadores sinalizados, através da Linha de Apoio Social (implementada logo no início da pandemia), que através de IPSS, participarão em 10 acções de capacitação para cuidadores informais do nosso concelho, que terão início já no final de outubro do presente ano.
A par deste trabalho de fundo, julgo que é importante referir toda a actividade do município na promoção de um envelhecimento activo através das actividades do "Mexe com a Idade" ou mesmo do trabalho de excelência da Universidade da Terceira Idade do Barreiro, uma universidade que conta com mais de 800 alunos.”, salienta o candidato do Partido Socialista.

Papel essencial de toda a Rede Social do Barreiro

“Por último, devo aqui frisar o papel essencial de toda a Rede Social do Barreiro e das IPSS que desenvolvem com quem, neste mandato, estreitámos relações.
Sendo certo que nenhum Município tem todas as competências directas sobre esta problemática, continuaremos a cumprir o nosso papel em proximidade e em rede com as IPSS´s, com a Igreja, com um conjunto de ONG e, fundamentalmente, com a Segurança Social.
Não esquecer ninguém, cuidar dos idosos mais vulneráveis, criar motivos para que os laços sociais não se percam, motivar um envelhecimento activo e construir pontes intergeracionais. Estas são prioridades que inspiram o pensamento e a acção da equipa que lidero, para que todos, sem excepção, possam nascer, crescer e envelhecer dignamente no Barreiro.”, afirma Frederico Rosa, candidato do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal do Barreiro.

António Sousa Pereira

16.09.2021 - 18:46

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.