Conta Loios

bastidores

Carlos Humberto, candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal do Barreiro
Construir Plano Municipal Sénior e projetar política ativa para população idosa

Carlos Humberto, candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal do Barreiro<br />
Construir Plano Municipal Sénior e projetar política ativa para população idosa “No que concerne aos Cuidadores Informais, encetaremos esforços no sentido de aferir quais as suas necessidades, criando um Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais que concretize um conjunto de formações e acções de apoio a munícipes a quem seja reconhecido esse estatuto.”, afirma Carlos Humberto, candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal do Barreiro.

Os primeiros resultados dos censos 2021 já o mostram: o Barreiro perdeu população na última década. E certamente, vai confirmar que o concelho envelheceu.
População que precisa de cuidados porque as respostas sociais não existem na quantidade suficiente para a procura, não estão ao alcance económico de muitas famílias ou simplesmente, porque decidem ser eles a cuidar dos familiares – pais, cônjuges, outros familiares ou filhos com deficiência - com todos os sacrifícios que isso implica na vida atual e futura.
A realidade é que o número de cuidadores informais aumentou e ainda mais com a pandemia. Em breve deverá ser aprovada pelo governo a Regulamentação do Estatuto do Cuidador Informal, alargando-o a todo o Continente, em que as autarquias vão ser necessariamente envolvidas. Gostaria de saber que propostas concretas e efetivas têm os candidatos à presidência da Câmara do Barreiro nos seus programas para ajudar os cuidadores informais, um número cada vez mais significativo de munícipes? Sabem quantos cuidadores informais existem no concelho do Barreiro? Há um levantamento feito? Quais vão ser as medidas prioritárias? Prazos para a concretização?- estas são as interrogações colocadas por Ana carrilho, jornalista da Rádio Renascença.

Envelhecimento mais notório nas freguesias da Verderena e do Barreiro

“O envelhecimento demográfico no Barreiro tem acompanhado as tendências existentes em Portugal. A população idosa foi o grupo etário que mais cresceu na última década, representando atualmente cerca de ¼ da população residente, em que cerca de 10% são muito idosas (idade ≥ 75 anos). O envelhecimento é mais notório particularmente nas freguesias da Verderena e do Barreiro, onde o peso da população idosa é maior.”, refere Carlos Humberto.

Criar espaços de encontro e diálogo intergeracional

“Importa, pois, criar espaços de encontro e diálogo intergeracional de modo a combater a atitude preconceituosa e discriminatória com base na idade, valorizar a memória, a experiência de vida e a sabedoria dos mais velhos, reconstruindo laços entre pessoas de diferentes idades. O movimento associativo continua nesta matéria a ter um papel indispensável, mas é preciso ir mais além. É construir o Plano Municipal Sénior, de modo a projetar uma política ativa para a população idosa e promover a sua intervenção e participação no espaço público.”, sublinha o candidato da CDU.

Aumentar as respostas sociais dirigidas à população sénior

“Por outro lado, é necessário continuar a apostar no aumentar da oferta de respostas sociais convencionais para pessoas idosas em situação de institucionalização no Barreiro, destacando-se as Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), bem como diversificar e aumentar as respostas sociais dirigidas à população sénior barreirense, melhorando a acessibilidade e estimulando o envelhecimento ativo e saudável e promovendo o bem-estar físico, social e mental.
No que concerne aos Cuidadores Informais, encetaremos esforços no sentido de aferir quais as suas necessidades, criando um Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais que concretize um conjunto de formações e acções de apoio a munícipes a quem seja reconhecido esse estatuto.”, afirma Carlos Humberto, candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal do Barreiro.

António Sousa Pereira

16.09.2021 - 22:47

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.