Conta Loios

bastidores

Tiago Santos do PSD na Assembleia de Freguesia do Barreiro e Lavradio
Propõe transmissão em Direto das Sessões da Assembleia de Freguesia

Tiago Santos do PSD na Assembleia de Freguesia do Barreiro e Lavradio<br />
Propõe transmissão em Direto das Sessões da Assembleia de Freguesia<br />
Na sessão da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias do Barreiro e Lavradio, realizada no dia 22 de dezembro, Tiago santo, eleito pelo Partido Social Democrata apresentou uma proposta de transmissão em direto de todas as sessões da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias do Barreiro e Lavradio através da página de Facebook.

A democracia, enquanto sistema político em que o povo é o detentor último da soberania, depende diretamente da qualidade da informação que o povo tem para poder, livremente, formar a sua opinião e decidir sobre quem são os representantes que pretende eleger para exercer essa soberania de forma indireta.

Decorrente da definição da democracia, o princípio da subsidiariedade consagra que a decisão política deve estar, sempre que viável, o mais próximo possível da população que os decisores políticos representam nos órgãos para os quais estão eleitos.

É destes conceitos de democracia, soberania, informação e subsidiareidade que nasce a noção cada vez mais forte de promoção da transparência no exercício de cargos públicos e de aumento do escrutínio popular à ação dos titulares destes cargos.

Se no passado o fulgor de uma democracia jovem levava a que os cidadãos participassem de forma massiva na vida pública da sua freguesia, do seu município e do seu país, hoje a evolução dos tempos conduz a que os cidadãos esperem que os seus representantes
comuniquem com eles, seja de forma direta ou indireta, por meios de comunicação que permitam que aqueles acedam à informação quando, como e onde quiserem.

Acresce que a evolução tecnológica permite já hoje uma adaptação dos órgãos representativos, locais, nacionais e europeus, a esta exigência de informação on demand por parte dos seus eleitores.

Cumprindo a exigência de transparência e o dever de prestação de informação no exercício de cargos públicos e estando garantidas as condições tecnológicas que permitam responder aos desafios de comunicação à distância, deve esta Assembleia de Freguesia estar disponível para abrir-se à sociedade e permitir que todos os fregueses do Barreiro e Lavradio possam estar informados sobre os assuntos aqui discutidos.


Face ao exposto, o Partido Social Democrata propõe:

A transmissão em direto de todas as sessões da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias do Barreiro e Lavradio através da página de Facebook da UFBL (www.facebook.com/uniaofreguesiasbarreirolavradio/);

A disponibilização online e permanente das gravações das sessões da Assembleia de Freguesia após a sua conclusão.

Tiago Sousa Santos

29.12.2021 - 00:17

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.