Conta Loios

bastidores

CDU de Montijo toma posição sobre
Fecho das urgências de Obstetrícia no Centro Hospitalar Barreiro/Montijo

CDU de Montijo toma posição sobre<br />
Fecho das urgências de Obstetrícia no Centro Hospitalar Barreiro/Montijo<br />
"Sendo da responsabilidade do governo a colocação dos técnicos de saúde, a sua valorização e o reforço dos meios, não deixa de ser mais do que legitimo e necessário, que a Presidência PS da Câmara Municipal de Montijo, já tivesse tomado uma posição de exigência, pelo pleno funcionamento do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo e não uma atitude submissa ao governo.", refere um comunicado da CDU de Montijo.

Fecho das urgências de Obstetrícia no Centro Hospitalar Barreiro/Montijo

A sequencia das políticas conduzidas por sucessivos governos do PS, PSD e CDS estão na origem do crónico subfinanciamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Ao longo dos anos o PS e a direita votaram contra propostas do PCP e do PEV que visam investir no SNS e agora recentemente no âmbito da discussão do Orçamento do Estado, quer o PS quer o PSD votaram novamente contra as propostas do PCP para mais financiamento, reforço e defesa do SNS.

No caso concreto do Concelho de Montijo, foi um governo do PSD que nos tirou a maternidade e foi um governo do PS que nos retirou o serviço de cirurgia geral e medicina interna, assim como reduziu o serviço de urgências, a uma mera urgência básica, obrigando à deslocação de utentes de Montijo para o Barreiro, para a prestação de cuidados de saúde que antes eram assegurados no Montijo.
Aquando da formação do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo, os governos envolvidos nunca cumpriram com o protocolo assinado.
A única coisa positiva foi a criação da cirurgia de ambulatório, que tem níveis de qualidade.
Mas globalmente os serviços prestados na unidade de Montijo são manifestamente insuficiente, obrigando os utentes a deslocações para o Barreiro.

Foi com o esforço de todos os profissionais de saúde que em tempos difíceis de epidemia o SNS deu resposta eficaz.
É politicamente inaceitável a ausência de efectivas intervenções sobre esta matéria por parte do Presidente e Vereadores do PS e PSD. Não basta verter lágrimas de crocodilo.

Sendo da responsabilidade do governo a colocação dos técnicos de saúde, a sua valorização e o reforço dos meios, não deixa de ser mais do que legitimo e necessário, que a Presidência PS da Câmara Municipal de Montijo, já tivesse tomado uma posição de exigência, pelo pleno funcionamento do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo e não uma atitude submissa ao governo.

A CDU de Montijo
Montijo, 14 de junho de 2022

21.06.2022 - 18:33

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.