bastidores
Almada - Os Verdes colocaram hoje uma Bandeira Negra na Mata dos Medos e Fonte da Telha
Rasto de destruição e pisoteio de uma área considerável da reserva botânica

S.O.S. NATUREZA
Os Verdes colocaram hoje uma Bandeira Negra na Mata dos Medos e Fonte da Telha
Em dezembro último a Mata Nacional dos Medos sofreu um injustificável atentado, perpetrado pela própria tutela.
O corte de centenas, se não milhares, de pinheiros mansos, alguns deles centenários, deixaram vastas clareiras abertas, a que se soma um rasto de destruição e pisoteio de uma área considerável da reserva botânica, já por si sensível, ao mesmo tempo foi aberto caminho para a implantação de uma extensa rede de passadiços (cerca de 6km), criando novas áreas de passagem na reserva e promovendo uma maior afluência de presença humana no coração da Mata dos Medos.
Em junho de 2020 a Câmara Municipal de Almada procedeu à asfaltagem de uma estrada em plena duna primária na Fonte da Telha, contrariando todas as indicações para o ordenamento da orla costeira, mas mais uma vez com a conivência da tutela.
Estas e outras ações têm contribuído para aumentar a pressão sobre a Área de Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica sujeitando-a a um cada vez maior risco e colocando em causa cada vez mais a sua própria essência.
Cientes desta realidade e no seguimento de um já vasto trabalho feito pelo PEV nesta área protegida, Os Verdes decidiram incluir a Fonte da Telha e a Mata dos Medos no roteiro da campanha S.O.S. NATUREZA colocando uma bandeira negra como símbolo da preocupação que suscita a forma como a gestão das áreas protegidas e da conservação da Natureza estão a ser levadas a cabo no nosso país.
Activistas do PEV, de movimentos e associações, eleitos locais juntaram-se hoje, 25 de junho, para dar corpo a esta ação.
Foi colocada uma bandeira negra no início da iniciativa, tendo as diferentes organizações oportunidade de expressar o seu empenho na defesa dos valores naturais e desta área protegida em concreto. Seguiu-se uma caminhada onde se testemunharam as diferentes vertentes e preocupações expressas na própria génese da iniciativa.
Os participantes tiveram ainda a oportunidade de assinar um postal dirigido ao Primeiro-ministro e outro ao Secretário Geral das Nações Unidas exigindo e pedindo maior preocupação e ação em torno da Conservação da Natureza.
A Campanha SOS NATUREZA irá prosseguir por diversos pontos do país até final do ano, altura em que o Partido Ecologista Os Verdes completa 40 anos de existência.
O Colectivo de Setúbal do PEV
Fonte da Telha, 25 de junho de 2022
25.06.2022 - 21:40
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.