Conta Loios

bastidores

Almada - Os Verdes colocaram hoje uma Bandeira Negra na Mata dos Medos e Fonte da Telha
Rasto de destruição e pisoteio de uma área considerável da reserva botânica

Almada - Os Verdes colocaram hoje uma Bandeira Negra na Mata dos Medos e Fonte da Telha<br />
Rasto de destruição e pisoteio de uma área considerável da reserva botânica "O corte de centenas, se não milhares, de pinheiros mansos, alguns deles centenários, deixaram vastas clareiras abertas, a que se soma um rasto de destruição e pisoteio de uma área considerável da reserva botânica, já por si sensível, ao mesmo tempo foi aberto caminho para a implantação de uma extensa rede de passadiços (cerca de 6km), criando novas áreas de passagem na reserva e promovendo uma maior afluência de presença humana no coração da Mata dos Medos.", refere um comunicado do Partido Ecologista "Os Verdes".

S.O.S. NATUREZA
Os Verdes colocaram hoje uma Bandeira Negra na Mata dos Medos e Fonte da Telha

Em dezembro último a Mata Nacional dos Medos sofreu um injustificável atentado, perpetrado pela própria tutela.

O corte de centenas, se não milhares, de pinheiros mansos, alguns deles centenários, deixaram vastas clareiras abertas, a que se soma um rasto de destruição e pisoteio de uma área considerável da reserva botânica, já por si sensível, ao mesmo tempo foi aberto caminho para a implantação de uma extensa rede de passadiços (cerca de 6km), criando novas áreas de passagem na reserva e promovendo uma maior afluência de presença humana no coração da Mata dos Medos.

Em junho de 2020 a Câmara Municipal de Almada procedeu à asfaltagem de uma estrada em plena duna primária na Fonte da Telha, contrariando todas as indicações para o ordenamento da orla costeira, mas mais uma vez com a conivência da tutela.

Estas e outras ações têm contribuído para aumentar a pressão sobre a Área de Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica sujeitando-a a um cada vez maior risco e colocando em causa cada vez mais a sua própria essência.

Cientes desta realidade e no seguimento de um já vasto trabalho feito pelo PEV nesta área protegida, Os Verdes decidiram incluir a Fonte da Telha e a Mata dos Medos no roteiro da campanha S.O.S. NATUREZA colocando uma bandeira negra como símbolo da preocupação que suscita a forma como a gestão das áreas protegidas e da conservação da Natureza estão a ser levadas a cabo no nosso país.

Activistas do PEV, de movimentos e associações, eleitos locais juntaram-se hoje, 25 de junho, para dar corpo a esta ação.

Foi colocada uma bandeira negra no início da iniciativa, tendo as diferentes organizações oportunidade de expressar o seu empenho na defesa dos valores naturais e desta área protegida em concreto. Seguiu-se uma caminhada onde se testemunharam as diferentes vertentes e preocupações expressas na própria génese da iniciativa.

Os participantes tiveram ainda a oportunidade de assinar um postal dirigido ao Primeiro-ministro e outro ao Secretário Geral das Nações Unidas exigindo e pedindo maior preocupação e ação em torno da Conservação da Natureza.

A Campanha SOS NATUREZA irá prosseguir por diversos pontos do país até final do ano, altura em que o Partido Ecologista Os Verdes completa 40 anos de existência.

O Colectivo de Setúbal do PEV
Fonte da Telha, 25 de junho de 2022

25.06.2022 - 21:40

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.