bastidores
Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira
Reivindicam a construção de uma nova esquadra da PSP
Divulgamos o texto integral da Moção - Por mais e melhor segurança pública
Há mais de 20 anos que a população luta pelo reforço dos efetivos das forças de segurança e pela construção de novas instalações na Vila da Baixa da Banheira.
O Município da Moita tem sido porta-voz das preocupações relacionadas com as questões de insegurança e a necessidade de novas instalações na Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, ano após ano, aos sucessivos Governos.
Em Fevereiro de 2008, a área correspondente às freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira ficou sob responsabilidade da Polícia de Segurança Pública.
A Câmara Municipal da Moita tem manifestado a vontade de cooperar para a resolução do problema das novas instalações através da cedência de um terreno municipal para a construção de nova esquadra da PSP na Vila da Baixa da Banheira, tendo sido efectuada uma reunião, no dia 16 de Junho de 2010, com o Director da Direcção-Geral de Infra-Estruturas e Equipamentos e o Director Nacional Adjunto da PSP.
Após essa reunião, realizou-se uma visita ao terreno a ceder pela autarquia para a construção da futura esquadra da PSP que se situa no limite das freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, um local considerado adequado pelo Director Nacional Adjunto da PSP.
As populações das Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira reivindicam a construção de uma nova esquadra da PSP no terreno cedido pela Câmara Municipal da Moita e o reforço do número de efetivos, adequado à realidade demográfica das duas Freguesias, que atualmente tem mais de 30 mil habitantes.
Considerando que apesar da Câmara Municipal da Moita ter manifestado a vontade de ceder um terreno para a construção da futura esquadra da PSP na Vila da Baixa da Banheira, esta ainda não foi construída e o problema da falta de instalações condignas persiste.
Considerando o interesse demonstrado pelas duas entidades, devem ser efetuadas novas diligências para que o processo se desenvolva no sentido da nova esquadra da PSP vir a ser uma realidade.
Considerando que se regista uma diminuição do número de efetivos nas ruas, não se verificando a presença regular e efetiva de elementos das forças de segurança em locais estratégicos que sejam inibidores de sentimento de insegurança.
Assim sendo, a Assembleia de Freguesia da União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, reunida 27 em Dezembro de 2022, delibera:
1 - Defender que seja retomado o diálogo entre as várias entidades para que a construção da futura esquadra da PSP na Vila da Baixa da Banheira se torne uma realidade.
2 - Pugnar pela necessidade premente da construção de novas instalações da PSP num terreno cedido pela Câmara Municipal da Moita.
3 - Pugnar por um reforço do número de efetivos e um maior policiamento de proximidade que assegure o patrulhamento apeado e fortaleça o sentimento de segurança junto dos cidadãos e da comunidade local.
4 – Valorizar o trabalho da PSP e dos seus profissionais e valorizar as suas justas lutas por mais e melhores condições de trabalho e por mais salário.
Reitera ainda que seja dado conhecimento da presente Recomendação à Câmara Municipal da Moita, ao Ministério da Administração Interna, que seja publicada nos meios de comunicação da junta de freguesia e que seja enviada para divulgação â comunicação social.
Os Eleitos da CDU
10.01.2023 - 19:40
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.