bastidores

BARREIRO - Comissão de Freguesia de Coina do PCP
Abaixo-assinado pela reabertura da Extensão de Saúde de Coina

BARREIRO - Comissão de Freguesia de Coina do PCP<br />
Abaixo-assinado pela reabertura da Extensão de Saúde de Coina A Comissão de Freguesia de Coina do PCP lançou esta terça-feira, dia 31 de janeiro, um abaixo-assinado em defesa da reabertura da Extensão de Saúde de Coina.

O PCP tem alertado consecutivamente, junto da população, na Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Palhais e Coina e em reuniões da Câmara Municipal do Barreiro, para a necessidade de reafetação do equipamento à sua função primária, servindo uma população que está privada do seu Centro de Saúde desde 2020.

"Num período em que assistimos ao despojamento de serviços públicos de saúde no concelho do Barreiro, ao mesmo tempo em que se abre espaço de manobra aos negócios privados da saúde, importa, mais do que nunca, defender que o público é de todos, o privado é só de alguns.", a Comissão de Freguesia de Coina do PCP, salienta que - "foi a luta dos utentes e do PCP que, em 2016, fez com que o período de atendimento à população fosse alargado. E será com a luta das populações que este equipamento voltará à sua função inicial".
Por estas razões lançou o Abaixo-Assinado pela Pela reabertura da Extensão de Saúde em Coina.

Abaixo-Assinado
Pela reabertura da Extensão de Saúde em Coina!

Em março de 2023 faz três anos que a população da Freguesia de Coina assistiu ao encerramento da sua Extensão de Saúde, primeiro, para reafectação aos serviços de atendimento médico a casos suspeitos de COVID-19 e, posteriormente, para centro de vacinação concelhio. Neste momento, o processo de vacinação está integrado, e bem, nos centros de saúde, como sempre defendeu o PCP, pelo que é urgente e necessária a reabertura do Centro de Saúde em Coina, de modo a servir os utentes da freguesia, seguindo as funções para o qual foi construído.

A arrastada ausência da prestação destes cuidados de saúde num contexto de proximidade deixa muitos utentes sem acesso à saúde, um direito constitucionalmente consagrado! Outras vezes, muitas, são transferidos para o Centro de Saúde da Quinta da Lomba, já há muito sobrelotado e que dá resposta aos mais de 20 mil utentes no concelho, sem médico de família.

Confrontamo-nos, diariamente, com a crescente dificuldade de acesso aos serviços públicos de saúde no concelho do Barreiro. Neste sentido, os utentes abaixo-assinados e a Comissão de Freguesia de Coina do PCP vêm reivindicar mais e melhores serviços públicos de saúde para a freguesia de Coina, exigindo uma ação efetiva do Ministério da Saúde, do ACES – Arco Ribeirinho, da Câmara Municipal do Barreiro e das entidades de saúde local para:

1. A reabertura em regime de permanência da Extensão de Saúde de Coina;

2. A contratação de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde que permitam dotar aquele serviço de capacidade efetiva para funcionar.

03.02.2023 - 09:56

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.