bastidores

BARREIRO - Abaixo-assinado com mais de 500 assinaturas exige reabertura da Extensão de Saúde de Coina
Entregue pela Comissão de Freguesia de Coina do PCP no ACES e CMB

BARREIRO - Abaixo-assinado com mais de 500 assinaturas exige reabertura da Extensão de Saúde de Coina<br>
Entregue pela Comissão de Freguesia de Coina do PCP no ACES e CMB A Comissão de Freguesia de Coina do PCP entregou, no Agrupamento de Centros de Saúde Arco Ribeirinho e na Câmara Municipal do Barreiro, a 1 de março, um abaixo-assinado, com mais de 500 assinaturas, em defesa da reabertura da Extensão de Saúde de Coina.

Recorde-se que em março de 2023 faz três anos que a população da Freguesia de Coina assistiu ao encerramento da sua Extensão de Saúde, primeiro para reafectação aos serviços de atendimento médico a casos suspeitos de COVID-19 e, posteriormente, para centro de vacinação concelhio.

Já há um tempo que o processo de vacinação está integrado, e bem, nos centros de saúde, como sempre defendeu o PCP, pelo que é urgente e necessária a reabertura do Centro de Saúde em Coina, de modo a servir os utentes da freguesia, seguindo as funções para o qual foi construído.

O abaixo-assinado iniciado em 31 de Janeiro refere, entre outros aspectos que os utentes são confrontados “diariamente, com a crescente dificuldade de acesso aos serviços públicos de saúde no concelho do Barreiro. Neste sentido, os utentes abaixo-assinados e a Comissão de Freguesia de Coina do PCP vêm reivindicar mais e melhores serviços públicos de saúde para a freguesia de Coina, exigindo uma ação efetiva do Ministério da Saúde, do Agrupamento de Centros de Saúde Arco Ribeirinho, da Câmara Municipal do Barreiro e das entidades de saúde local para:

1. A reabertura em regime de permanência da Extensão de Saúde de Coina;

2. A contratação de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde que permitam dotar aquele serviço de capacidade efetiva para funcionar”.

O PCP tem alertado consecutivamente, junto da população, na Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Palhais e Coina e em reuniões da Câmara Municipal do Barreiro para a necessidade de reafetação do equipamento à sua função primária.

Foi com a luta dos utentes e do PCP que, em 2016, o período de atendimento à população do Centro de Saúde de Coina foi alargado. E será com a luta das populações que este equipamento voltará à sua função inicial.

Comissão de Freguesia de Coina do PCP

02.03.2023 - 09:22

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2023 Todos os direitos reservados.