bastidores

No âmbito do Roteiro de Proximidade
Deputados Socialistas visitam as instalações do IEFP em Vila Nova de Santo André

No âmbito do Roteiro de Proximidade<br />
Deputados Socialistas visitam as instalações do IEFP em Vila Nova de Santo André . DESTACAM INVESTIMENTO DE 20 MILHOES DE EUROS DO PRR PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

O Serviço de Formação Profissional de Vila Nova de Santo André tem como área de abrangência geográfica os cinco municípios do Alentejo Litoral (Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines), sem prejuízo de poder receber formandos de todo o país.

A deputada Clarisse Campos frisou que aquele espaço “representa uma oportunidade extraordinária e um desafio a vários níveis, desde logo para potenciar e rentabilizar as excecionais condições ali presentes em verdadeira capacitação para as pessoas de toda a região”.

A Delegação de Deputados Socialistas constituída por Jorge Seguro Sanches, Maria Antónia de Almeida Santos, Clarisse Campos e Ana Santos visitou, dia 6 de março de 2023, as instalações do IEFP em Vila Nova de Santo André, no âmbito do Roteiro de Proximidade.
Foram recebidos pelo Delegado Regional do Alentejo, Arnaldo Frade e pela Direção do Centro de Emprego e Formação Profissional do Alentejo Litoral e visitaram as instalações do Serviço de Formação Profissional de Vila Nova de Santo André, em funcionamento desde março de 2021, apenas nove meses após o processo de aquisição pelo IEFP do direito de superfície do antigo Campus Universitário de Santo André do Instituto Piaget.
Este espaço permitiu rapidamente e com poucos custos a imediata utilização para um considerável número de ações de formação em áreas menos exigentes em espaços oficinais. No entanto, para uma resposta formativa aos setores industrial e turístico da região, será ainda necessária, com recurso a verbas do PRR, a construção de novas instalações para secções de formação, laboratórios e estruturas de apoio para acolhimento de formandos.
Neste âmbito, foi também apresentado o projeto Masterplan, que prevê a edificação de um Bloco Social, com alojamento para cerca de 82 pessoas e refeitório com capacidade para 300 e, ainda, novos pavilhões para acomodar secções de formação nas áreas da indústria e do turismo, com um investimento global, em infraestruturas e equipamento, na ordem dos 20 milhões de euros, valor revelante no âmbito do investimento total do PRR em formação profissional, que ascende a 230 milhões de euros, com ações e projetos em todo o País.
Refira-se que esta região tem vindo a beneficiar de um forte incremento, com investimentos públicos e privados em áreas estruturais, estratégicas e de vanguarda, essenciais para responder à transformação do País, aos desafios ambientais, tecnológicos e de autonomia energética, estando prevista a criação de milhares de postos de trabalho.
É precisamente a pensar na qualificação de recursos humanos que possam beneficiar desses novos empregos que a oferta formativa no Serviço de Formação Profissional de Vila Nova de Santo André será diversificada e abrangente: da indústria (robótica, mecatrónica, soldadura e metalurgia), ao turismo (nomeadamente cozinha e serviço de mesa).
Em paralelo, as antigas instalações do IEFP, na Quinta da Boavista em Santiago do Cacém serão potenciadas para a formação na área agrícola, respondendo ao fluxo migratório que se verifica no Alentejo Litoral e ao incremento da atividade agrícola na região.
O Serviço de Formação Profissional de Vila Nova de Santo André tem como área de abrangência geográfica os cinco municípios do Alentejo Litoral (Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines), sem prejuízo de poder receber formandos de todo o país.
A deputada Clarisse Campos frisou que aquele espaço “representa uma oportunidade extraordinária e um desafio a vários níveis, desde logo para potenciar e rentabilizar as excecionais condições ali presentes em verdadeira capacitação para as pessoas de toda a região”. Acrescentou que, para tal é necessária uma articulação com as autarquias, para que se promovam as acessibilidades e os transportes que facilitem a frequência de formação profissional às várias camadas da população que dela pretendam usufruir”.

Fonte - PS

15.03.2023 - 20:18

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.