bastidores
Federação de Setúbal do Partido Socialista
PS a força mais votada no Distrito de Setúbal
Federação de Setúbal do Partido Socialista
COMUNICADO
No passado dia 10 de março, os eleitores foram convocados a eleger os seus representantes à Assembleia da República, tendo comparecido de forma expressiva às urnas. Esta grande afluência cívica corporizou-se numa taxa de participação que não se verificava desde as longínquas eleições de 2009, tendo-se no Círculo Eleitoral de Setúbal cifrado numa taxa de abstenção de 33%, com um acréscimo de 69 370 votantes face a 2022.
Na sequência deste sufrágio foram eleitos os deputados Ana Catarina Mendes, Miguel Costa Matos, António Mendonça Mendes, Eurídice Pereira, André Pinotes Batista, João Paulo Rebelo e Clarisse Campos.
A Federação Distrital de Setúbal do Partido Socialista saúda, antes de mais, a generalidade dos cidadãos que exerceram o seu dever de participação e direito de escolha, contribuindo para o reforço da democracia.
A importância deste reforço cívico é indissociável da passagem do 50º aniversário da Revolução, que nos devolveu a liberdade e a esperança no futuro, bem como do centenário do nascimento de Mário Soares, personalidade indiscutível da reconquista da Liberdade e referência maior do PS.
Ao fazermos esta evocação permitimo-nos saudar todos os jovens que pela primeira vez compareceram às urnas, bem como todos quantos – independentemente da sua idade - mais uma vez não desistiram da participação cívica e pela construção de um futuro melhor.
Sem prejuízo desta primeira análise pública, na sua condição de partido estruturante do sistema político português, o PS não deixará de cumprir a sua responsabilidade de promover, nos seus órgãos próprios, uma análise mais aprofundada dos resultados, das suas tendências e significâncias e cujas conclusões oportunamente partilharemos.
Nesta abordagem inicial, sublinhamos que os eleitores sinalizaram coletivamente, através do voto, uma chamada de atenção aos partidos construtores da democracia, no sentido de refletirem sobre as suas respostas.
Ao arrepio do que sucedeu noutros círculos eleitorais, o PS foi no círculo eleitoral de Setúbal o Partido que recolheu a maior percentagem de votos, tendo vencido na totalidade dos seus treze concelhos, conquistando uma percentagem global superior a 31%, ao que acresce uma distância considerável do segundo partido mais votado. Este registo é obviamente positivo no contexto, mas não reconforta em face das expetativas, nomeadamente pelo muito e positivo trabalho desenvolvido em múltiplos aspetos da Governação, com especial enfoque no nosso território.
Sabemos bem do esforço desenvolvido pelos militantes do Partido no distrito, e fora dele, que saudamos com profunda solidariedade, mas todos nos sabemos convocados a uma reflexão política profunda e com os olhos postos no futuro que, com humildade, não deixaremos de fazer.
É indiscutível que para além dos resultados positivos em inúmeros domínios da ação governativa que o País alcançou com as governação do PS, os impactos dos resultados eleitorais evidenciam que não é possível, e menos desejável, seguirmos em frente sem uma assinalável reflexão.
Honrar os eleitores é ter consciência das suas preocupações e expectativas, cerrando fileiras em redor de uma unidade de princípios e com princípios, tendo presente a importância do PS na transformação do território e na construção da democracia.
Foi essa a leitura que, no rescaldo das eleições o Secretário-Geral do PS, Pedro Nuno Santos, nos convocou a fazer, o que é devido. A luta que travou, a todos os títulos inesperada, deve servirmo-nos de exemplo para que o contributo da Federação Distrital de Setúbal continue à altura do que a sua história, conquistas e dimensão lhe exigem.
Agradecendo a todos os que fizeram do PS a força mais votada no Distrito de Setúbal, reafirmamos o orgulho no trabalho desenvolvido em prol da região agradecendo aqueles que ora cessam funções, tornamos público que damos a devida atenção aos sinais que estes resultados encerram e assumimos o compromisso de dar continuidade ao trabalho intenso e próximo que sempre desenvolvemos.
A Federação Distrital de Setúbal do Partido Socialista
12.03.2024 - 15:40
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.