bastidores

Organização Regional de Setúbal do PCP
Resultados eleitorais na Península de Setúbal são uma clara demonstração de resistência

Organização Regional de Setúbal do PCP<br />
Resultados eleitorais na Península de Setúbal são uma clara demonstração de resistência A Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP, salienta que "ao contrário do que muitos pretendem fazer crer, aquilo que se pode extrair" do resultados eleitorais da recentes eleições legislativas, "é que eles no fundamental são expressão do descontentamento e desesperança de camadas muito amplas dos trabalhadores e populações da região, com as consequências de décadas de política de
direita e sucessivas promessas não cumpridas por diferentes Governos PS, PSD e CDS. Políticas que, no seus traços e aspectos fundamentais, contam com o apoio do Chega e IL".

Divulgamos o texto integral que recebemos, hoje, da Direcção da Organização Regional de Setúbal do Partido Comunista Português:

Os trabalhadores e o povo podem contar com o PC

A Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP, reunida a 15 de Março analisou os resultados obtidos nas eleições para a Assembleia da República, e definiu as tarefas e linhas de intervenção para os tempos mais próximos.
Numa primeira apreciação sobre os resultados eleitorais na Península de Setúbal, a DORS do PCP sublinha que estes, além de acompanhar no fundamental as tendências nacionais, são em primeiro lugar uma clara demonstração de resistência.

Resistência perante a enorme campanha de deturpação das nossas posições, ocultação e desvirtuação das nossas propostas e iniciativas; resistência às sondagens que visavam promover a bipolarização e promoção de forças reaccionárias e fascizantes e apoucar a importância do voto e projecto da CDU, e estreitar a sua margem de crescimento.

Mesmo com maiores dificuldades resultantes do quadro político saído destas eleições, com redução do número de votos e perda de um deputado no Distrito, continuaremos a luta pela resposta aos problemas com que se confrontam a maioria dos trabalhadores e das populações, nomeadamente ao nível dos salários e pensões, saúde, educação e habitação.

Perante este quadro político, os trabalhadores e o povo podem continuar a contar com o PCP, com a coragem de sempre, para defender os seus direitos, enfrentar os interesses dos grupos económicos e das multinacionais e afirmar os valores de Abril e o que eles transportam de referência para a construção de um Portugal de progresso e soberano.

Ao contrário do que muitos pretendem fazer crer, aquilo que se pode extrair destes resultados, é que eles no fundamental são expressão do descontentamento e desesperança de camadas muito amplas dos trabalhadores e populações da região, com as consequências de décadas de política de direita e sucessivas promessas não cumpridas por diferentes Governos PS, PSD e CDS. Políticas que,no seus traços e aspectos fundamentais, contam com o apoio do Chega e IL.

A redução verificada nos resultados da CDU no distrito de Setúbal, além de não anular o importante trabalho realizado pelos deputados da CDU nos últimos dois anos, constitui um claro sinal de resistência que contrariou vaticínios e mistificações. Tem tanto ou mais significado, quando se sabe que foi obtido a partir de uma ampla campanha de contacto, esclarecimento e mobilização para o voto de milhares de homens e mulheres que sabem que a mudança de rumo, que é necessária e possível, exige mais força da CDU.
A DORS do PCP saúda todos os activistas da CDU do Distrito que, com a sua generosidade, entrega e grande determinação, realizaram uma notável campanha de rua, de contacto directo com os trabalhadores e as populações, bem como todos aqueles que confiaram o seu voto à CDU.

Neste quadro político, a DORS do PCP reafirma a sua determinação em prosseguir e intensificar a sua intervenção com a força que nos foi dada com a coragem e determinação de sempre com os trabalhadores e o povo lutar pelo aumento dos salários e pensões, pela defesa e reforço do Serviço Nacional de Saúde, pelo direito à habitação, pela educação, pelos direitos das crianças e dos pais,
das mulheres, dos jovens, na defesa do ambiente, pelo desenvolvimento do Distrito de Setúbal e na concretização de investimentos estruturantes (construção do novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete, a construção da Terceira Travessia do Tejo rodo-ferroviária, ao alargamento da rede do Metro Sul do Tejo, do aumento da oferta de transporte público, em especial fluvial e ferroviário da integração do transporte fluvial no rio Sado no passe intermodal), entre outras reivindicações a que é preciso dar resposta.

A DORS do PCP exorta as organizações e militantes do Partido a intensificarem a sua acção e iniciativa, centradas na ligação aos trabalhadores e às massas populares, na dinamização das lutas pela resolução dos seus e problemas e expectativas de uma vida melhor, a par da necessária discussão da situação política e social, e das orientações e tarefas dela resultantes, de que se destaca
o comício de domingo, 17 Março, na Baixa da Banheira, e a acção de contacto com os trabalhadores e a população a decorrer de 21 a 24 de Março; o prosseguimento das comemorações do 103.º aniversário do Partido; a adopção de medidas para assegurar uma ampla comemoração do 50.º aniversário do 25 de Abril, de que se destaca a realização da sessão 25 Abril uma Revolução Libertadora e Emancipadora, Abril é Mais Futuro, a 7 de Abril na Academia Almadense, e a iniciativa Festa da Juventude, Mais Abril, a 13 de Abril; o contributo para a grande jornada do 1.º de Maio organizada pela CGTP-IN; a intervenção na batalha das eleições para o Parlamento Europeu de 9 de Junho; a preparação da Festa do Avante! que terá lugar nos dias 6, 7 e 8 de Setembro, para a afirmação do Partido, do seu ideal e projecto.

18.03.2024 - 11:31

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.