bastidores
Presidente do Partido Socialista do Barreiro, Rui Pedro Pereira
PS fará de tudo para que os valores de abril continuem bem sólidos na nossa sociedade
O evento, que decorreu no Auditório Municipal Manuel Cabanas, na Biblioteca Municipal do Barreiro, teve como palestrante convidado o Coronel Artilheiro João Andrade da Silva, Presidente da Direção da Associação Salgueiro Maia e “Capitão de Abril”, acompanhado pelo cabo miliciano Vítor Pássaro e pelo Sargento Francisco Frederico.
Numa conversa aberta à sociedade barreirense e a todos os que quiseram participar, o Coronel Andrade da Silva descreveu, na primeira pessoa, a sua experiência e os acontecimentos do dia 25 de abril, em especial os que sucederam a sul do rio Tejo, na sua qualidade de Tenente da Escola Prática de Artilharia (EPA) de Vendas Novas. Durante a sua exposição relatou alguns dos acontecimentos que antecederam o 25 de Abril, como o encontro clandestino dos “capitães” no Monte Sobral a 9 de setembro que marcou o arranque do MFA, as reuniões clandestinas na casa de Salgueiro Maia, a reunião do MFA a 5 de março, o Golpe das Caldas de 16 de março e a bateria de artilharia que se posicionou no Cristo-Rei.
o Coronel Andrade da Silva partilhou ainda a sua participação na voz de prisão dadas ao Comandante e ao 2º Comandante da EPA, a saída às 03h00 da EPA com destino ao Cristo Rei, o momento crítico em que foi dada ordem de apontar baterias de artilharia à Fragata Gago Coutinho, com ordem para atirar sobre as tropas da Escola Prática de Cavalaria no Terreiro do Paço e o momento da vitória, quando o Capitão Salgueiro Maia, na Ribeira das Naus, vê o Alferes Sottomayor e o Cabo apontador não acatarem a ordem de disparo sobre si, dada pelo Brigadeiro Junqueira dos Reis, comandante da Força de Ordem Pública de Lisboa.
O Cabo miliciano Vítor Pássaro partilhou os acontecimentos da saída da coluna, bem como algumas peripécias na viagem até ao Cristo Rei e ainda os acontecimentos da libertação dos presos do 16 de março, que estavam no presidio da Trafaria e que foram libertados à luz de um disparo de artilharia contra o portão.
O Sargento Francisco Frederico, enquadrou a atividade da Associação Salgueiro Maia, nomeadamente, sobre o lançamento de um livro com 40 testemunhos de participantes do 25 de Abril, intitulado “O meu 25 de Abril”.
A conversa terminou com um debate bastante participativo e alegre, onde a liberdade foi a palavra central, em especial, quando se analisou os acontecimentos que contemporizam a atual política europeia e mundial.
Marta Heitor, em representação da Estrutura local das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos, salientou a importância da data escolhida de abril, numa antecipação a maio, que a PIDE julgaria ser o momento de todos os acontecimentos, enaltecendo o risco assumido pelos militares.
A Federação Distrital do PS de Setúbal esteve representada por Filipe Pacheco, também vereador da Câmara de Almada, onde parte dos acontecimentos relatados tiveram lugar, com uma nota de agradecimento ao povo almadense por parte dos oradores, destacando o apoio dos populares, e a cantina de campanha por eles criada, que prestou apoio ao efetivo de 250 homens destacados.
No encerramento, os secretários coordenadores das secções do Partido Socialista do Barreiro e do Lavradio, entidades organizadoras do evento em colaboração com a Concelhia do PS Barreiro, André Brás dos Santos e Tiago Coluna, classificaram o debate como muito profícuo, uma vez que se aprendeu e sentiu-se a História viva nos testemunhos, em primeira pessoa, numa noite em que se o dia 25 de abril esteve realmente vivo.
O Presidente do Partido Socialista do Barreiro, Rui Pedro Pereira, para além do agradecimento que prestou a estes militares de abril, referiu “que sendo o Barreiro uma terra de abril, teríamos de apresentar aos barreirenses um evento à altura dos seus 50 anos de história. Pelo que considero que este debate é essencial para que a memória viva dos acontecimentos seja perpetuada e que o PS Barreiro fará de tudo para que os valores de abril continuem bem sólidos na nossa sociedade”.
Fonte - PS Barreiro
27.03.2024 - 23:35
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.