bastidores

Eleitos da CDU na Câmara Municipal da Moita
Comemorar abril sem o povo, reduzindo-o a uma sessão institucional, não é comemorar abril.

Eleitos da CDU na Câmara Municipal da Moita<br />
Comemorar abril sem o povo, reduzindo-o a uma sessão institucional, não é comemorar abril. "Querer comemorar abril sem o povo, reduzindo-o a uma sessão institucional, não é de facto comemorar abril.
Especialmente no ano em que se comemoram os 50 anos de Liberdade, é inadmissível a recusa dos eleitos do PS no executivo da Câmara Municipal da Moita, em participar nas comemorações populares dos 50 anos de Abril na rua com o povo, mais concretamente no desfile popular organizado pela comissão promotora e o movimento associativo popular. !, sublinham os eleitos da CDU na Câmara Municipal da Moita.

Divulgamos o texto integral da Declaração Politica dos eleitos da CDU na Câmara Municipal da Moita:

DECLARAÇÃO POLITICA – COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

Na madrugada do dia 25 de abril de 1974 dá-se início ao golpe militar que leva à queda do regime fascista que imperava no nosso país, mas é o movimento popular de massas que de facto atribui o espírito revolucionário a todo o processo.

É da aliança entre os militares e o povo, facto que acontece logo desde as primeiras horas da madrugada do dia 25 de abril, que resulta para lá do derrube do governo fascista, a extinção da PIDE, a libertação dos presos políticos e de todas as conquistas revolucionárias que acontecem a seguir. É da dinâmica entre os militares e o povo, que o golpe militar assume um verdadeiro processo revolucionário, que iria dotar o País para os caminhos da liberdade, da paz e do regime democrático consagrado na Constituição da República Portuguesa nas suas componentes política, económica, social e cultural.

Daqui decorre a enorme relevância de comemorar Abril com o povo. Querer comemorar abril sem o povo, reduzindo-o a uma sessão institucional, não é de facto comemorar abril.

Especialmente no ano em que se comemoram os 50 anos de Liberdade, é inadmissível a recusa dos eleitos do PS no executivo da Câmara Municipal da Moita, em participar nas comemorações populares dos 50 anos de Abril na rua com o povo, mais concretamente no desfile popular organizado pela comissão promotora e o movimento associativo popular.
Depois de abolirem o habitual desfile das iniciativas programadas pela autarquia, não participam, não colaboram, nem se dispõem a divulgá-lo nas redes sociais do município, contrariando assim o espírito de Abril.

Para além destas atitudes antidemocráticas e pouco humildes, ainda desconsideram o pedido expresso do Sr. Presidente da Assembleia Municipal, para que não se criassem problemas quanto à autorização do mesmo e optam por uma serie de justificações fora de contexto para não autorizar o desfile, querendo passar a ideia que até queriam, mas não pode ser.
Os eleitos da CDU manifestam o seu total repudio e preocupação pela tomada de posição dos eleitos do PS no executivo Municipal, assim como pela tentativa de limitar as comemorações de abril de cariz popular. Repudiam ainda que eleitos de uma força política que se diz de abril tomem posições que vão completamente no caminho contrário aos valores saídos do movimento revolucionário de 1974.

Não conseguimos deixar de considerar que tal atitude não seja mais que uma tentativa de boicote às comemorações populares do 25 de abril na Moita, terra de tradições efetivas na luta antifascista.

Considerando o importante momento que constitui a comemoração do 50.º Aniversário do 25 de Abril, os eleitos da CDU participarão ativamente em todas as iniciativas a realizar pelo movimento popular, associativo ou sindical, de carácter democrático e popular, como tal, será total o nosso apoio ao desfile popular, à comissão promotora e ao movimento associativo popular. Mais afirmamos que, estaremos presentes no desfile de comemoração dos 50 anos de abril, seja o mesmo autorizado ou não, estamos dispostos a ser também identificados pelas forças segurança, caso aconteça, e se necessário responderemos por tal rebeldia, também ela um valor de liberdade. Iremos comemorar abril na rua, homenageando todos aqueles que neste concelho, corajosamente lutaram e tudo fizeram para que abril fosse uma realidade, muitos com a própria liberdade e até a própria vida.

VIVA O 25 ABRIL
27 de março de 2014

OS eleitos da CDU na Câmara Municipal da Moita

28.03.2024 - 00:02

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.