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Ministro das Infraestruturas na Assembleia da República
Novo contrato de concessão das pontes sobre o Tejo incluirá a terceira travessia para o Barreiro

Ministro das Infraestruturas na Assembleia da República<br />
Novo contrato de concessão das pontes sobre o Tejo incluirá a terceira travessia para o Barreiro No passado mês de maio o governo divulgou a sua decisão de avançar com a construção da nova ponte, sublinhando que a mesma terá as componentes rodoviária e ferroviária e será integrada na ligação de Alta Velocidade para Madrid.

Ontem, o Ministro das Infraestruturas, na Assembleia da República, anunciou que “o novo contrato de concessão das pontes sobre o Tejo em Lisboa incluirá já a terceira travessia que será construída.”

No passado mês de maio o governo divulgou a sua decisão de avançar com a construção da nova ponte, sublinhando que a mesma terá as componentes rodoviária e ferroviária e será integrada na ligação de Alta Velocidade para Madrid.
Esta decisão de se construir a terceira travessia do Tejo em Lisboa entre Chelas e o Barreiro é de importância crucial para retirar o Barreiro do gueto onde se encontra desde que nos anos 90 a ferrovia começou na Ponte 25 de Abril e foi construída a Ponte Vasco da Gama.

Segundo o governo divulgou em maio de 2024, a Terceira Travessia do Tejo vai reduzir em cerca de 30 minutos, as ligações ferroviárias entre Lisboa e o sul, quer Alentejo, quer Algarve e vai aumentar a frequência dos serviços prestados.
Ainda, é salientado vai contribuir para reduzir o tempo do percurso no eixo Lisboa-Barreiro em 10 minutos e no eixo Lisboa-Setúbal em 30 minutos, permitindo o reforço da oferta ferroviária suburbana, nas ligações norte-sul.

O governo afirma que a sua decisão de construir a TTT “melhora a coesão territorial na Área Metropolitana de Lisboa, possibilitando uma redução na pressão habitacional sobre o concelho de Lisboa e sendo um fator de dinamização económica no Arco Ribeirinho Sul.”, para além de ser “essencial para as acessibilidades ao Novo Aeroporto de Lisboa, localizado no Campo de Tiro de Alcochete.”
O governo considera ainda que a ponte Barreiro – Chelas, reforça “ligação a acessibilidade direta no corredor Lisboa-Barreiro e melhora as acessibilidades de Lisboa ao triângulo Barreiro-Moita-Coina”.

Entretanto, ontem, segundo divulgaram diversos órgãos de comunicação social o Ministro das Infraestruturas, na Assembleia da República, anunciou que “o novo contrato de concessão das pontes sobre o Tejo em Lisboa incluirá já a terceira travessia que será construída.”
Refere as noticias, que na Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação, o Ministro disse que a concessão das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama, que está atribuída à empresa Lusoponte, finda em 2030, por essa razão o novo contrato de concessão que está em estúdio vai englobar a ponte que vai ser construída entre Chelas-Barreiro.

25.07.2024 - 09:15

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