bastidores
21.º Congresso Federativo de Setúbal do Partido Socialista
Marcado por uma sólida componente ideológica
A reunião magna dos socialistas do distrito de Setúbal contou com mais de 300 participantes, entre delegados e homenageados, e marcou a transição da liderança de António Mendonça Mendes e Eurídice Pereira para André Pinotes Batista, que assumiu recentemente a presidência da Federação Distrital de Setúbal, numa eleição direta bastante expressiva.
Sob o lema “Juntos, por um Novo Impulso”, André Pinotes Batista apresentou uma agenda programática, cujos trabalhos coordenou com Pedro Marques, participada por uma equipa multidisciplinar e intergeracional, com foco na construção de novas resposta aos desafios ambientais, sociais e económicos da próxima década.
O Congresso, presidido por Teresa Almeida, prestou homenagem a figuras históricas e valorizou o legado socialista na região. Assim, o primeiro dia foi dedicado a uma homenagem a Mário Soares, que contou com a colaboração da Fundação Mário Soares e Maria Barroso, e que incluiu a apresentação do livro do Professor David Castaño, sobre o antigo Presidente da República e o 25 de abril, com a participação de Vítor Ramalho, ex-presidente da Federação. Presentes no dia de arranque do Congresso estiveram também personalidades como António Costa Silva, autor do prefácio da Moção de estratégia do líder eleito, e, também, Eduardo Cabrita, Ricardo Mourinho Félix, entre outros. Esta cerimónia assinalou a herança política do 1° Secretário-Geral do PS, cuja acção continua a ressoar nos ideais do partido.
No segundo dia, e logo no início dos trabalhos, foi eleita a Mesa do Congresso, que para além da sua Presidente, Teresa Almeida e do Presidente da Federação, André Batista, contou com a presença da Eurodeputada Ana Catarina Mendes, do Presidente da Comissão Organizadora do Congresso, Paulo Lopes, do Presidente da Concelhia da Moita e Presidente da Câmara, Carlos Albino, do Presidente da Comissão de Honra, Vitor Ramalho, dos Presidentes dos Municípios de Almada e Barreiro, Inês de Medeiros e Frederico Rosa, para além dos dirigentes distritais da JS e das Mulheres Socialistas, Pedro Almeida e Francisca Parreira e, ainda, os dois secretários, Cátia Nunes e Ricardo Brito.
Ainda durante a manhã, foi homenageado Joel Hasse Ferreira (a título póstumo), primeiro eurodeputado com militância no distrito, bem como, já de tarde, os antigos presidentes de câmara eleitos pelo PS no distrito, entre eles João Jaleco e Orlando Curto (a título póstumo), Maria Amélia Antunes, Nuno Canta, Mata Cáceres, Carlos Beato, Graça Nunes, José Dias Inocêncio, Emídio Xavier e Amadeu Penim. Estas distinções sublinharam o contributo dos homenageados para o progresso e desenvolvimento do distrito de Setúbal e foram entregues pelos atuais Presidentes de Câmara do PS.
Com renovada energia os socialistas apontam ao triunfo nas próximas autárquicas. A este propósito André Pinotes Batista destacou a importância de "nos vermos ao espelho enquanto coletivo", promovendo a união do partido e identificando os protagonistas melhores preparados para liderar mudanças que beneficiem as populações. O líder distrital fez duras críticas às governações comunistas, salientando que "quem quer o progresso do seu concelho, não tem nenhuma razão para votar no PCP no distrito de Setúbal", apontando o imobilismo e a falta de criatividade como características da gestão comunista que estrangulam o desenvolvimento dos territórios.
O discurso de Pinotes Batista também visou o Chega, condenando a retórica de pendor racista e xenófoba do partido. Para o PS, disse, "é essencial assumir, sem complexos, uma agenda para as migrações com uma forte nuance humanista", reforçando o compromisso do partido com políticas progressistas e inclusivas, mas que não ignorem as pressões geradas pelos crescentes fluxos de procura ao nosso país. "A verdadeira integração facilita-se pela apropriação da língua de Camões, pela integração com condições dignas e pelo diálogo entre comunidades", disse.
O Congresso trouxe ainda importantes mudanças na organização interna do PS Setúbal. Ana Catarina Mendes assumirá a Presidência da Mesa da Comissão Política Distrital (CPD), na qual será coadjuvada por Fernando Pinto e Inês de Medeiros como vice-presidentes, após pronuncia da Comissão Política Federativa. Por sua vez, Paulo Lopes será proposto, neste órgão, como Vice-Presidente da Federação, reforçando a nova equipa distrital.
Foram ainda eleitos 71 membros para a nova Comissão Política Distrital, com Eurídice Pereira a liderar a lista expressivamente vencedora (92%), com Rui Faria a liderar a Comissão Federativa de Jurisdição e Mário Aranha a assumir a presidência da Comissão Eleitoral da Federação.
Após a eleição da nova direção , prevista para 25 de Outubro, o primeiro ato de André Pinotes Batista será reunir com os presidentes de Comissão Política Concelhia para definir o calendário autárquico e reforçar a preparação do PS para as eleições de 2025.
No encerramento do Congresso, André Pinotes Batista expressou confiança na modernização do PS, feita com respeito pela sua história, sublinhando que o partido sai desta reunião "com uma notável e renovada energia” e determinado a apresentar "projetos autárquicos ambiciosos e audazes".
Mariana Vieira da Silva, ex-ministra da Presidência e membro da direcção nacional de Pedro Nuno Santos, reforçou a confiança na capacidade do PS Setúbal em enfrentar os desafios futuros, afirmando que "o PS mostrou que está forte, que está vivo" e preparado para os combates eleitorais que se avizinham.
"O 21.º Congresso Federativo do PS Setúbal foi energético e mobilizador, valorizou o trabalho desenvolvido pelos nossos antecessores e permitiu proceder a uma passagem de testemunho rumo a um futuro entusiasmante", sintetizou Paulo Lopes que coordenou a equipa organizadora da reunião magna dos socialistas da região.
Fonte - PS
16.10.2024 - 14:25
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.