bastidores
PSD Barreiro sobre construção nos Fidalguinhos
Zona comercial resultará na destruição de um espaço verde de excelência na cidade
O PSD Barreiro reitera a proposta que apresentou já em 2021 para a utilização dos terrenos da Mata dos Loios para a construção do Parque Urbano da Quinta dos Fidalguinhos, criando uma nova centralidade na cidade, devolvendo aquela zona à população e criando um contínuo verde integrado com a urbanização, o polidesportivo e as futuras piscinas, promovendo a prática desportiva, o convívio ao ar livre e o usufruto da cidade.
Sobre o projeto de superfície comercial e habitação a custos controlados na Quinta dos Fidalguinhos
Na sequência dos vários contactos que recebemos por parte de moradores da urbanização da Quinta dos Fidalguinhos, o PSD Barreiro solicitou uma reunião urgente à Câmara Municipal do Barreiro, com vista a esclarecer as dúvidas e preocupações existentes, relacionadas com o projeto de superfície comercial e habitação a custos controlados, previstos para a Mata dos Loios.
Após reunir com o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro e em resultado das informações que nos foram prestadas, nomeadamente que o processo está ainda na fase de Pedido de Informação Prévia e que, depois de concluída esta fase, o promotor terá de submeter o projeto de arquitetura e especialidades para análise, o PSD Barreiro esclarece que:
1. A resposta à falta de habitação e aos preços crescentes das casas deve ser uma prioridade do Município, aliando construção pública ao investimento privado que coloque mais casas no mercado de compra e venda e no mercado de arrendamento.
2. Os programas de arrendamento acessível e/ou a custos controlados são programas benéficos para dar resposta às necessidades de habitação dos jovens, jovens casais, famílias monoparentais e classe média no geral.
3. A atração de investimento privado, quer para a construção de habitação, quer para desenvolvimento de novos negócios é, genericamente, positiva e desejável, porquanto significa um aumento do emprego e a dinamização da economia local.
Estando clarificada a nossa posição de princípio, o projeto em apreço reveste-se de especificidades que justificam a apreensão dos moradores da Quinta dos Fidalguinhos e que preocupam também o PSD Barreiro, que marca por este meio a sua posição face ao tema:
. A Câmara Municipal do Barreiro deve garantir que a construção de prédios para habitação acessível na Quinta dos Fidalguinhos respeite os padrões de qualidade da construção da urbanização, protegendo a sua identidade e não provocando impactos negativos na qualidade de vida dos atuais moradores
. O aumento da pressão demográfica numa zona já por si densamente povoada é um problema claramente identificado por nós, pelo que quaisquer projetos de construção na Quinta dos Fidalguinhos devem garantir a melhoria significativa dos acessos rodoviários ao IC21 e às freguesias límitrofes, impedindo o agravamento das condições do trânsito na urbanização, que é já hoje caótico nos horários de maior número de saídas e entradas de pessoas e que será ainda mais caótico aquando da construção da piscina e do centro de saúde
. Para além da exigência de novos acessos rodoviários, o aumento da população residente na Quinta dos Fidalguinhos deverá ser acompanhado de um aumento dos equipamentos e infraestruturas, nomeadamente parques infantis, equipamentos desportivos, paragens de autocarro, equipamentos para os animais de companhia, mobiliário de exterior, iluminação, segurança,etc.
. O aumento da população residente virá, de forma expectável, acrescentar um peso adicional à já catastrófica situação da recolha dos resíduos sólidos urbanos, pelo que deve ser assegurada, desde o momento zero do projeto, a melhoria da qualidade da rede e
equipamentos de recolha.
. No que diz respeito à instalação de uma grande superfície comercial, o referido retail, o PSD Barreiro manifesta-se frontalmente contra, pelos motivos enumerados de seguida:
1. A implantação de uma grande superfície comercial numa zona residencial com dinâmicas próprias ao nível do comércio local, tal como aconteceu com a instalação do Fórum Barreiro, poderá provocar o desaparecimento dos espaços comerciais atualmente existentes e que são o coração da urbanização.
2. A implantação de uma grande superfície comercial numa zona residencial como a Quinta dos Fidalguinhos, provocará uma diminuição significativa da qualidade de vida dos moradores, tendo em conta o acréscimo do ruído, dos resíduos e do movimento de pessoas.
3. O aumento do trânsito provocado por uma nova grande superfície comercial será incomportável numa zona que tem hoje apenas duas entradas e duas saídas que a ligam ao restante território do concelho.
4. As experiências da mesma categoria noutros sítios, deixam-nos reticentes quanto aos horários praticados e o movimento de pessoas em zonas residenciais em horários noturnos por, por exemplo, existência de cinemas ou zonas de restauração, bem como em horários de maior tráfego por, por exemplo, existência de ginásio.
5. A construção de vários edifícios comerciais de grandes dimensões na área para a qual está previsto o projeto, resultará na completa destruição de uma espaço que apresenta todas as características para ser um novo espaço verde de excelência na cidade.
Por fim, o PSD Barreiro reitera a proposta que apresentou já em 2021 para a utilização dos terrenos da Mata dos Loios para a construção do Parque Urbano da Quinta dos Fidalguinhos, criando uma nova centralidade na cidade, devolvendo aquela zona à população e criando um contínuo verde integrado com a urbanização, o polidesportivo e as futuras piscinas, promovendo a prática desportiva, o convívio ao ar livre e o usufruto da cidade.
Face ao exposto, o PSD Barreiro estará vigilante ao longo de todo o processo, procurando garantir o respeito pelas necessidades da urbanização e defendendo sempre a população residente na Quinta dos Fidalguinhos, as suas preocupações e legítimas exigências.
A Comissão Política de Secção do PSD Barreiro
11.11.2024 - 16:15
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.