bastidores

Jéssica Pereira, candidata da CDU à presidência da Câmara Municipal do Barreiro
«Dizem que o Barreiro está melhor, mas está melhor para quem?»

Jéssica Pereira, candidata da CDU à presidência da Câmara Municipal do Barreiro<br />
«Dizem que o Barreiro está melhor, mas está melhor para quem?» . É urgente devolver ao Poder Local a voz reivindicativa na defesa dos interesses dos barreirenses.

“Uma candidatura que abre caminho ao futuro, com a expectativa de unir todos aqueles que desejam viver melhor na nossa terra”, foi sublinhado na apresentação pública de Jéssica Pereira, candidata da CDU à Presidência da Câmara Municipal do Barreiro.

A apresentação da candidata da CDU - Coligação Democrática Unitária decorreu ontem dia 4 de abril, no Auditório da Associação Unitária dos Reformados, Pensionistas e Idosos do Lavradio, numa sala cheia de activistas, amigos e simpatizantes.
A sessão contou com a participação de Paula Santos, da Comissão Política do PCP e Presidente do Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República; Susana Silva, da Comissão Executiva Nacional Partido Ecologista "Os Verdes"; e Rafael Plowden, Independente, Dirigente Associativo.

Foi com a CDU que o Barreiro avançou

Jéssica Pereira afirmou, na sua intervenção, que a CDU é “a força que tem estado sempre ao lado das populações. E, ao contrário da cassete inventada, foi com a CDU que o Barreiro avançou”.
A candidata recordou que, a título de exemplo, no Lavradio, onde decorreu a apresentação pública, foi nos mandatos da CDU que se construiu o mercado municipal, o centro de saúde, a piscina, a escola primária n° 2 e a escola dos Fidalguinhos.
“Dizem que o Barreiro está melhor, mas está melhor para quem? Oito anos de gestão PS na Câmara Municipal do Barreiro são sinónimo de retrocesso no acesso à saúde, à habitação e à educação. São sinónimo de degradação no que respeita à higiene urbana e à recolha do lixo, à requalificação dos espaços e equipamentos públicos”, considera a candidata da CDU.
E apontou caminhos para o desenvolvimento e o progresso estratégicos e estruturais do concelho, com a valorização do espaço público, a revitalização da Quinta do Braamcamp, a concretização da ponte Barreiro-Seixal, a retoma dos planos de pavimentação, o investimento do serviço público municipal de recolha de lixo, a promoção de uma política de educação pública e de qualidade para todos, a requalificação dos equipamentos escolares.

Uma Câmara que não retire terrenos municipais a escolas públicas para os entregar aos privados

“Precisamos de uma Câmara Municipal que não retire terrenos municipais a escolas públicas para os entregar aos privados, que exija o investimento necessário para a manutenção regular e competente dos equipamentos escolares e que combata a transferência de competências imposta”, salientou Jéssica Pereira.
Sublinhou ainda a importância do investimento em habitação pública e a custos controlados que os barreirenses possam pagar. “Precisamos de uma força que privilegie as condições de acesso a uma habitação digna para todos, ao invés da construção de luxo para muito poucos”.
Por outro lado, salientou que é urgente que “a CMB volte a ter uma voz reivindicativa que exija a construção de infraestruturas estruturais para o Barreiro e para o país: a Ponte Barreiro-Chelas; o Metro Sul do Tejo até ao Barreiro e o Novo Aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete”.

Poder Local voz reivindicativa na defesa dos interesses dos barreirenses.

Na saúde questionou “o que fez o PS na Câmara Municipal quando encerraram as urgências de ginecologia, obstetrícia e bloco de partos no Hospital do Barreiro? O que fizeram para reivindicar o direito de se nascer no Barreiro? Que iniciativas desenvolveram junto do Governo PS quando encerraram as urgências de pediatria? O que fizeram quando fecharam as urgências de cardiologia? Nada. Regozijam-se por reabrir o Centro de Saúde no Alto do Seixalinho, uma luta que não caiu por perseverança dos utentes, mas continuam sem restituir o direito ao acesso à saúde às populações de Coina e de Palhais. Não são apenas cúmplices da política que fecha serviços, como escancaram as portas aos grupos que lucram com a doença. Fazem-no quando arrendam um terreno público ao Grupo CUF a preço de saldo”.
“É urgente devolver ao Poder Local a voz reivindicativa na defesa dos interesses dos barreirenses. Uma voz que não está subordinada ao Poder Central ou a qualquer outro. Uma voz que se insurge na defesa do verdadeiro desenvolvimento e progresso do Concelho”, salientou Jéssica Pereira.

Acabar com o retrocesso que o Barreiro sofreu nos últimos anos

Paula Santos, da Comissão Política do PCP e Presidente do Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República, salientou, na sua intervenção que "Jéssica Pereira tem a força, a dinâmica e a energia de quem não se conforma, de quem luta".
"Combatividade e determinação são características que lhe reconhecemos", acrescentando que, com a Jéssica Pereira e a CDU há uma perspectiva de acabar com o retrocesso que o Barreiro sofreu nos últimos anos. "A CDU é a força do trabalho, honestidade e competência ao serviço das populações e na defesa dos seus direitos", afirmou Paula Santos.
A primeira candidata da CDU pelo círculo eleitoral de Setúbal lembrou que as próximas eleições legislativas são essenciais para romper com um caminho de políticas de direita, porque é necessária uma política alternativa para o desenvolvimento da nossa região e para elevar as condições de vida das populações e dos trabalhadores.
"A CDU é esta força que não trai a confiança das pessoas", referiu Paula Santos, salientando que "temos todas as razões para estarmos confiantes que a CDU estará novamente no futuro deste concelho".

PS "cruzou os braços" perante a retirada de valências do hospital

Susana Silva, do Partido Ecologista "Os Verdes", referiu que a CDU é a força política que transporta consigo os valores de Abril e que tem defendido o respeito pelas autarquias locais. "Temos tudo a ganhar com autarcas que ergam a sua voz em defesa das populações e que sejam capazes de reivindicar ao governo políticas justas. Por isso, a CDU faz tanta falta no Barreiro", recordando, entre outros exemplos, que o PS, no Barreiro, "cruzou os braços" perante a retirada de valências do hospital.

É no projeto da CDU que apostamos para o desenvolvimento do Barreiro

Rafael Plowdem, dirigente associativo, defende que "é necessário voltarmos à CDU. É necessário reverter tudo o que não foi feito com o PS em termos de habitação, saúde, transportes e em muitas outras áreas. Referiu que "é no projeto da CDU que apostamos para o desenvolvimento do Barreiro, projeto esse que não esquece a população Barreirense". Referiu ainda que “enquanto independente, vejo nesta força o espaço para fazer ouvir a minha voz”.
O momento musical ficou a cargo dos Gaiteiros “Os Courelas”, do Chão Duro

Fonte - CDU

05.04.2025 - 16:00

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.