bastidores
José Paulo Rodrigues, candidato à presidência da Câmara Municipal
Concelho sofre “subaproveitamento estrutural” é urgente mudança de rumo

A coligação Muito Mais, formada pelo Partido Social Democrata (PSD) e pelo Centro Democrático Social – Partido Popular (CDS-PP), apresentou a candidatura às eleições autárquicas no concelho do Barreiro.
“Agitam o papão do comunismo e agora do Chega para captar votos. Mas desta vez, os barreirenses sabem quem representa uma alternativa real, credível e preparada: somos nós.”, afirmou José Paulo Rodrigues, candidato à presidência da Câmara Municipal.
O evento da coligação decorreu na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, numa sala cheia de militantes, simpatizantes e amigos dos dois partidos da coligação.
O evento marcou o arranque público de uma proposta política que afirma “quer ser afirmativa, moderada e mobilizadora”, acrescentando que “Muito Mais" quer virar a página no Barreiro com coligação histórica entre PSD e CDS.
José Paulo Rodrigues, candidato à presidência da Câmara Municipal, foi o rosto central da sessão, que contou com as intervenções de Leonor Beleza, vice-presidente do PSD; Ana Clara Birrento, vice-presidente do CDS-PP, e, também a presença de dirigentes distritais e nacionais, como Teresa Morais, vice-presidente da Assembleia da República, e os deputados Bruno Vitorino e Paulo Edson.
Falta visão estratégica e de proximidade com os reais problemas da população
O candidato a presidente da Câmara Municipal do Barreiro foi claro no diagnóstico que apresentou sobre o Barreiro, afirmando que o concelho sofre de um “subaproveitamento estrutural” e precisa de uma mudança urgente de rumo.
Sem deixar de reconhecer alguns avanços pontuais da gestão atual, apontou o que considera ser uma falta de visão estratégica e de proximidade com os reais problemas da população.
“Não viemos aqui apenas para fazer oposição. Viemos para apresentar uma verdadeira alternativa. Uma alternativa com visão, com coragem… e com ação!”, sublinhou, José Paulo Rodrigues.
Na sua intervenção, divulgou as linhas centrais do programa da coligação que lidera apontando cinco eixos centrais: Segurança, Habitação, Alívio da Carga Fiscal , Limpeza e Manutenção Urbana e Mobilidade e Centralidade Metropolitana, apresentando sobre cada temática os compromissos que assume com os barreirenses.
Partido Socialista agita o papão do comunismo e agora do Chega para captar votos.
José Paulo Rodrigues, fez questão de marcar a diferença face ao que considera ser a habitual estratégia do Partido Socialista: “Agitam o papão do comunismo e agora do Chega para captar votos. Mas desta vez, os barreirenses sabem quem representa uma alternativa real, credível e preparada: somos nós.”
“Tenho pena que, apesar da nossa insistência, a Iniciativa Liberal não tenha querido juntar-se a este projeto”, disse e reforçou que “quem quiser uma alternativa à gestão socialista do nosso município, tem de saber que essa alternativa não se constrói com dispersão de votos” e a candidatura Muito Mais reúne “as condições políticas e humanas para governar desde o primeiro dia após as eleições”.
Criação de uma Polícia Municipal de Proximidade
José Paulo Rodrigues, no que diz respeito a Segurança, propõe a criação de uma Polícia Municipal de Proximidade, complementada com um sistema inteligente de videovigilância em zonas de risco. “Falar de segurança é falar de liberdade: poder andar na rua com tranquilidade, abrir um negócio com confiança, deixar os filhos brincar sem receio”.
Arrendamento de casas devolutas de pequenos proprietários com garantias municipais
Quanto ao tema de Habitação, o candidato da “Muito Mais" defende que a resposta à crise da habitação passa por um modelo alternativo ao atual sistema de subarrendamento de habitação pública. Em vez de canalizar fundos públicos para grandes promotores privados, a proposta da coligação prevê o arrendamento de casas devolutas de pequenos proprietários, com garantias municipais. “É mais rápido, mais justo e mantém a riqueza na economia local”.
Uma redução efetiva de impostos municipais
Acerca do Alívio da Carga Fiscal, José Paulo Rodrigues, comprometeu-se com uma redução efetiva de impostos municipais, devolvendo 2,5% do IRS aos barreirenses e quer reformar a gestão municipal, promovendo maior eficiência e racionalidade nos gastos.
“Não é contratando o Tony Carreira que atraímos moradores — é com políticas que melhorem, de facto, a vida das pessoas.”. sublinhou o candidato a presidente da Câmara da coligação PSD e CDS.
Plano contínuo de manutenção do espaço público
Outro eixo do programa da Coligação PSD – CDS, sobre Limpeza e Manutenção Urbana, José Paulo Rodrigues critica o estado de degradação de muitas zonas da cidade, e propõe um plano contínuo de manutenção do espaço público, com equipas municipais dedicadas e atuação preventiva. A limpeza urbana, a conservação de passeios, praças e espaços verdes são entendidas como sinais de respeito pela comunidade.
Barreiro tem de estar no centro do novo ciclo metropolitano
Por fim sobre Mobilidade e Centralidade Metropolitana, o candidato da Coligação “Muito Mais" vê no projeto “Cidades do Tejo” uma oportunidade histórica que não pode ser desperdiçada.
“O Barreiro tem de estar no centro do novo ciclo metropolitano. A ponte rodoferroviária Barreiro-Chelas, o metro até ao Barreiro e a requalificação da frente ribeirinha podem mudar tudo — mas a Câmara tem de estar à altura”, afirmou.
É tempo de mudar, e essa mudança começa aqui.
A candidatura Muito Mais com esta iniciativa lança-se ao terreno rumo às próximas autárquicas, deixando uma mensagem estratégia “é tempo de mudar, e essa mudança começa aqui”.
José Paulo Rodrigues afirma – “ Se os próximos meses mantiverem o tom e a clareza com que esta candidatura se apresentou, Muito Mais poderá vir a ser um dos protagonistas centrais no processo eleitoral barreirense”, porque “somos uma candidatura com ambição, estrutura e uma leitura concreta dos problemas do concelho.”
Luís Bravo candidato a Presidente da Assembleia Municipal do Barreiro
No decorrer da sessão ao lado de José Paulo Rodrigues, foram apresentados os cabeças de lista aos restantes órgãos autárquicos:
Luís Bravo, para a presidência da Assembleia Municipal
Paula Salgueiro, para a presidência da Junta de Freguesia de Santo António da Charneca
Tiago Sousa Santos, para a presidência da União de Freguesias do Barreiro e Lavradio
Susana Rita, para a presidência da União de Freguesias de Palhais e Coina
Jaime Gonçalves, para a presidência da União de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena
Fonte - PSD
06.04.2025 - 23:32
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.