bastidores

DEPUTADOS DO PS SETÚBAL
QUESTIONAM GOVERNO SOBRE FUTURO DA CASA DA CULTURA DO BARREIRO

DEPUTADOS DO PS SETÚBAL<br>
QUESTIONAM GOVERNO SOBRE FUTURO DA CASA DA CULTURA DO BARREIRO Os deputados do Partido Socialista do Círculo Eleitoral de Setúbal dirigiram uma pergunta ao Governo, através do Ministro das Finanças e da Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, sobre a valorização e reativação da Casa da Cultura, no Barreiro, edifício de valor patrimonial e histórico classificado como parte de um conjunto de interesse público.

André Pinotes Batista, António Mendonça Mendes, Eurídice Pereira, Margarida Afonso e Carlos Pereira dirigiram uma pergunta ao Governo, sublinhando que a Casa da Cultura tem valor patrimonial e histórico classificado como parte de um conjunto de interesse público.

O antigo Cinema-Ginásio, também conhecido como Casa da Cultura e integrado no Bairro Operário de Santa Bárbara, foi inaugurado em 1949 como parte das infraestruturas culturais e desportivas criadas pela Companhia União Fabril (CUF). Com mais de 1200 lugares distribuídos entre plateia, balcão e camarotes, este espaço de traça modernista desempenhou um papel marcante na vida cultural do Barreiro. Após um período de desuso iniciado em 1973, foi alvo de reabilitação em 1977, tendo sido dotado de novo equipamento e enriquecido com duas tapeçarias murais de grandes dimensões da autoria de João Santos Zoio. Em 2020, foi reconhecido como parte integrante de um conjunto de interesse público (CIP), nos termos da Portaria n.º 615/2020, de 19 de outubro. A sua gestão está atualmente atribuída à empresa Arco Ribeirinho Sul S.A., detida pela ESTAMO, no âmbito da Resolução do Conselho de Ministros n.º 41/2023, de 30 de março.

Na pergunta submetida, os deputados socialistas pretendem saber se o Governo reconhece a relevância patrimonial e cultural da Casa da Cultura, se tem conhecimento do seu estado atual de conservação e se está prevista alguma intervenção para a sua reabilitação e valorização. Procuram ainda saber se existe algum plano com vista à reabertura do espaço e à sua devolução à fruição cultural da comunidade, bem como a posição do Governo face às diligências desenvolvidas pela Câmara Municipal do Barreiro para assumir a gestão ou a propriedade do edifício.

André Pinotes Batista, autor desta iniciativa, sublinhou a importância da cooperação entre os diferentes órgãos de soberania do Estado para colocar os equipamentos com valor arquitetónico e cultural ao serviço da fruição das comunidades. A este propósito, o parlamentar socialista afirmou que “a Casa da Cultura é um ícone em Portugal e uma referência a nível internacional. Nas últimas décadas, nomes maiores da cultura reconheceram o seu valor quer na dimensão técnico-acústica, quer do ponto de vista da sua simbologia.”

A finalizar o parlamentar socialista referiu ainda que “os deputados do PS eleitos pelo círculo de Setúbal reconhecem a importância da reflexão estratégico para o território, mas consideram essencial dar resposta imediata a necessidades estruturais e urgentes como a preservação e reativação deste equipamento cultural."

02.07.2025 - 19:05

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.