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BARREIRO - AD - Coligação PSD/CDS
Compromissos Eleitorais às autárquicas 2025
Criar riqueza. Atrair talento. Gerar emprego qualificado

BARREIRO - AD - Coligação PSD/CDS <br />
Compromissos Eleitorais às autárquicas 2025<br />
Criar riqueza. Atrair talento. Gerar emprego qualificado . A Agência Local de Investimento não é uma reedição da atual «Startup Barreiro«. É uma estrutura com outra missão

"Não é com salários de 870€ nem com empresas de ocasião que criamos uma cidade com futuro.É com investimento sério, com talento fixado, com valor acrescentado, com empresas que queiram crescer — e que escolham o Barreiro para isso.", sublinha a AD - Coligação PSD/CDS, nos seus Compromissos Eleitorais às autárquicas 2025.

O Barreiro Merece Mais, Uma Agenda para a Coragem Política

Por muito tempo, o Barreiro viveu à sombra de um passado industrial glorioso e de promessas por cumprir e, entre as margens do Tejo e a memória das fábricas, foi-se consolidando um sentimento de estagnação, desilusão e conformismo. Mas essa relação pode e deve ser reescrita. O manifesto político que emerge do programa eleitoral autárquico para o Barreiro, Coligação PSD/CDS, revela uma alternativa clara, ambiciosa e profundamente estabelecida na realidade social e urbana deste concelho.
Mais do que um programa autárquico, trata-se de uma exclamação de mudança.
Ao longo das últimas décadas, a governação local foi marcada por um modelo que ora oscilava entre o imobilismo, ora entre decisões tecnocráticas desligadas do pulsar real da cidade. O que o nosso plano propõe é, em boa verdade, uma reconfiguração total da relação entre poder político e território, ou seja, mais proximidade, melhor ética pública, mais e melhor planeamento estratégico e coragem, pessoal e política, para enfrentar os dilemas estruturais do concelho.
Veja-se, por exemplo, a abordagem à segurança e prevenção da violência doméstica, que não se limita à resposta policial clássica, apresentando sim, uma clara aposta na proximidade comunitária, na inteligência territorial e na humanização da intervenção, com um modelo que reconhece que a segurança não é apenas ausência de crime, mas a presença de dignidade e confiança no espaço público.

No plano habitacional, abandona-se finalmente o dogma de que a resposta passa apenas pela construção massiva de novos fogos. Propõe-se um modelo que valoriza os pequenos proprietários, ativa o parque devoluto e cria pontes de confiança entre quem tem casas e quem precisa delas, com uma proposta profundamente pragmática e socialmente justa, capaz de gerar resultados rápidos e com menor custo para os cofres públicos.
Ao nível da limpeza e manutenção do espaço público, o compromisso é claro, acabar com o abandono das ruas e espaços verdes e criar uma Equipa Municipal de Manutenção Urbana que atue de forma regular, preventiva e com objetivos mensuráveis. Uma cidade cuidada transmite respeito, autoestima e devolve orgulho aos seus habitantes.

No campo fiscal, assume-se sem hesitação a redução dos impostos municipais, com destaque para a devolução de 2,5% do IRS aos residentes. Esta medida não é simbólica, uma vez que representa um alívio real para as famílias, uma dinamização da economia local e um reforço da competitividade do Barreiro face a concelhos vizinhos.
A mobilidade surge também como uma prioridade estrutural, entre a nova circular urbana para aliviar congestionamentos e o reforço da rede de transportes, passando pela qualificação dos acessos às estações fluvial e ferroviária, o objetivo é claro, ou seja, garantir que viver no Barreiro não significa perder horas em trânsito ou viver isolado do resto da Área Metropolitana de Lisboa.
No domínio da educação, a proposta é exigente e ambiciosa. Desde o investimento na requalificação das escolas básicas e jardins de infância, à valorização do pessoal não docente e à aposta clara no sucesso escolar, pretende-se construir uma escola pública forte, inclusiva e com qualidade.

Mas é na governação municipal que se desenha uma das maiores ruturas com o passado recente, com a construção plena do compromisso com a transparência absoluta, com a publicação das matrizes de decisão de todas as adjudicações e formação ética obrigatória para todos os decisores públicos, promovendo esta a resposta estrutural a uma cultura de opacidade que tantos danos causou à confiança dos cidadãos.
A proposta para a juventude é igualmente disruptiva e abrangente, com medidas como a atribuição de bolsas de mérito, a promoção da literacia financeira e digital, e o acesso facilitado a oportunidades de estágio e emprego. Um verdadeiro investimento estratégico nas gerações futuras, marcado pela ausência de paternalismos e por um foco claro na capacitação.
Mas tão importante como preparar o futuro é honrar quem o construiu. A proposta dirigida aos seniores revela uma visão política madura, que entende o envelhecimento não como um problema a gerir, mas como uma etapa a valorizar. Através de um Plano Municipal Sénior bem estruturado, com serviços de teleassistência, reparações domésticas, mobilidade solidária e programas de envelhecimento ativo. Este é um compromisso que coloca a dignidade dos mais velhos no centro da política pública. Porque envelhecer com autonomia, segurança e envolvimento social não deve ser um privilégio, mas um direito.

Ao nível da eficiência dos serviços camarários, propõe-se uma reforma profunda da estrutura administrativa, com reorganização de serviços, automação de processos e requalificação de recursos humanos, porque uma Câmara moderna é aquela que faz mais, com menos desperdício, e que respeita o tempo dos cidadãos.
Na área das infraestruturas desportivas, a proposta é inequívoca, criar um Estádio Municipal com pista de atletismo integrada e um Pavilhão Multimodal para dar resposta à procura crescente de espaços de prática desportiva. O desporto, aqui, não é luxo, é investimento em saúde, inclusão e coesão.

A aposta na cultura ganha também um novo fôlego, através do Plano Municipal de Apoio à Criação Cultural, Academias de Artes e Ofícios e valorização da memória coletiva, afirmando a cultura como eixo de identidade, cidadania e desenvolvimento, uma vez que o Barreiro criativo e vibrante que muitos conhecem merece políticas à sua altura.
Importa sublinhar ainda o compromisso com o desenvolvimento económico, longe da retórica estafada do “empreendedorismo”, apresenta-se uma Agência Local de Atração de Investimento com meios, missão e estratégia para transformar o Barreiro num polo competitivo de inovação, com emprego qualificado e empresas de base tecnológica. Com medidas inspiradas em bons exemplos, mas moldadas à realidade barreirense.

A grande mais-valia de tudo isto não reside apenas no conteúdo técnico, enquanto documento político robusto e exequível e a sua energia reside na coragem política que o sustenta.
Coragem para resolver o que não funciona.
Coragem para descentralizar sem perder eficácia.
Coragem para dar prioridade às pessoas e não às estruturas.
E essa coragem tem nome, a Coligação PSD/CDS, apresenta-se aos dias de hoje, como a única alternativa credível e estrutural para a cidade. Uma alternativa que alia experiência governativa com visão de futuro; que tem propostas, e não apenas slogans; equipa, método e liderança. Apresenta-se aos barreirenses não apenas como oposição ao que correu mal, mas como solução real para o que pode correr bem, com um projeto coerente, fiscalmente responsável, socialmente justo e verdadeiramente transformador e acima de tudo preparados para devolver ao concelho a ambição que lhe foi negada.

É colocar o Barreiro onde ele merece estar, no centro do debate metropolitano, como um território com identidade, potencial e gente que acredita, encerrando o tempo de adiar decisões.
O concelho não pode continuar a ser gerido com base em ciclos eleitorais ou cálculos partidários. Precisa de um novo contrato de confiança mútua com quem o habita.
A política local, tantas vezes vista como o parente pobre da democracia, pode e deve ser o lugar onde mais se arrisca, mais se aproxima e mais se muda. O nosso compromisso eleitoral prova que é possível pensar local com visão estratégica nacional, e que é possível fazer diferente, fazer mais e fazer melhor.
O futuro do Barreiro já começou.
Importa agora aos cidadãos decidir se querem continuar a assistir à margem ou ser protagonistas da mudança.

COMPROMISSO I - SEGURANÇA E PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Segurança com proximidade, tecnologia e humanidade

No Barreiro, a insegurança tornou-se uma sombra que paira sobre demasiados bairros e impede os nossos cidadãos de viverem com tranquilidade. Quem cá vive sente-o no quotidiano. Ruas que se esvaziam ao cair da noite, cafés que fecham cedo. A segurança deixou de ser um dado adquirido, passou a ser uma inquietação constante.
Mas segurança não é apenas a ausência de crime. Segurança é liberdade. É poder caminhar à noite com serenidade. É abrir um negócio com confiança. É deixar os filhos brincar no jardim sem medo. É sentir que o espaço público nos pertence e que estamos protegidos nele.
Por isso, na nossa visão, a segurança não se resolve com medidas simbólicas ou discursos de ocasião. Exige presença no terreno, inteligência na prevenção e humanidade na abordagem. Não aceitaremos continuar a varrer o problema para debaixo do tapete, como tem sido feito nos últimos anos.
Propomos um novo modelo de segurança no Barreiro: moderno, eficaz e centrado nas pessoas.

• Policiamento Municipal de Proximidade
A criação de um corpo de Polícia Municipal de Proximidade será um dos pilares deste modelo. Agentes presentes nas ruas, nas escolas, nos bairros. Não apenas para intervir, mas sobretudo para conhecer. Conhecer os moradores, os conflitos, os sinais de risco antes que estes se tornem tragédia. A proximidade gera confiança. E a confiança é a base da segurança.
Estes agentes serão elementos de ligação entre a comunidade e as autoridades, capacitados para atuar em rede com a PSP, com as juntas de freguesia, com as instituições sociais. Saberão onde está a D. Maria que sofre em silêncio, onde se acumulam sinais de violência doméstica, onde há tensão antes que haja crime.

• Videovigilância responsável e bem regulada
Sabemos que a tecnologia não substitui a presença humana, mas pode ser a sua aliada. A instalação de câmaras de videovigilância em zonas críticas —como áreas comerciais, zonas de elevada densidade populacional e locais com histórico de ocorrência — permitirá prevenir, dissuadir e responder mais eficazmente a ilícitos.
Estas câmaras terão regras claras e transparência absoluta no seu funcionamento. Não servem para vigiar os cidadãos — servem para proteger os cidadãos. São um instrumento de prevenção e de prova, que permite respostas mais rápidas e eficazes por parte das forças de segurança.

• Prevenção ativa da violência doméstica
Não podemos continuar a ignorar os sinais. A violência doméstica é um flagelo que muitas vezes se esconde atrás de portas fechadas. O modelo de proximidade que propomos permitirá detetar precocemente situações de risco, garantir encaminhamento adequado e atuar em articulação com serviços especializados.
Mas é também necessária uma política de sensibilização ativa. Vamos promover campanhas locais, formar agentes e técnicos, e criar redes de resposta rápida que envolvam todas as instituições relevantes. Ninguém pode ficar sozinho quando mais precisa de ajuda.
Segurança não é sinónimo de repressão. É sinónimo de cuidado!
Prevenir é sempre melhor do que remediar.
Queremos um Barreiro onde viver não seja um risco, mas uma promessa.

COMPROMISSO II - HABITAÇÃO A RENDAS ACESSÍVEIS
Mais casas para quem trabalha

Hoje, para uma família jovem, encontrar casa no Barreiro a preços comportáveis tornou-se um desafio quase impossível. O mesmo se aplica a muitos idosos, casais em início de vida, famílias monoparentais ou trabalhadores que ganham salários médios. O problema não está apenas nos rendimentos, está nos preços praticados. Está na escassez da oferta real de habitação acessível.
A resposta local que a Câmara Municipal do Barreiro propõe, limita-se a um modelo pesado, lento e dependente de negociações opacas com grandes promotores. A Câmara licencía, o privado constrói e a autarquia garante rendas por décadas. Tudo isto com o risco público e o lucro privado. Não contestamos a necessidade de novos fogos. Mas recusamos que essa seja a única via possível.
O Barreiro não pode ficar refém de soluções que beneficiam apenas grandes grupos, alheios ao nosso território, enquanto os pequenos proprietários — os nossos vizinhos, os nossos pais, os barreirenses que herdaram uma casa e a querem arrendar com segurança — são ignorados pelo sistema.
Propomos um modelo alternativo. Mais justo. Mais rápido. Mais eficaz.

• Programa Municipal de Arrendamento Acessível
Vamos lançar um programa baseado em casas que já existem e estão devolutas. Casas que não estão no mercado por medo. Medo de não receber rendas. Medo de não conseguir reaver o imóvel. Medo de ver o património desvalorizado.
A Câmara deve assumir aqui um papel de intermediário de confiança. Celebrar contratos de arrendamento com os proprietários, assumindo os riscos, garantindo o pagamento, zelando pelo estado do imóvel. E, a partir daí, subarrendar a quem mais precisa, com regras claras, critérios justos e transparência total.
Este programa permite:
 Recolocar centenas de casas no mercado de forma imediata;
 Dinamizar a economia local com rendas que ficam no Barreiro;
 Apoiar as famílias sem onerar os contribuintes com projetos de décadas;
 Oferecer segurança jurídica aos pequenos proprietários.

• Mais reabilitação, menos especulação
O combate à crise da habitação passa também por reabilitar o que existe. Lançaremos linhas municipais de apoio à recuperação de edifícios degradados — com critérios sociais — para aumentar a oferta de habitação digna no centro urbano e nos bairros antigos.

Um lar é um lugar de estabilidade, de esperança e de pertença. E ninguém pode ser excluído desse direito!
Queremos um Barreiro onde a habitação não seja um peso insuportável, mas uma base segura para construir o futuro.

EIXO III - LIMPEZA E MANUTENÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO
Cuidar da cidade é respeitar quem nela vive

Poucas coisas dizem tanto sobre uma cidade — e sobre quem a governa — como o estado das suas ruas. Uma calçada esburacada, um contentor a transbordar há dias, um passeio coberto de lixo ou graffitis nas paredes dos edifícios: tudo isto são sinais visíveis de uma gestão que desistiu de cuidar.

No Barreiro, este é um problema transversal. Basta andar a pé. Há zonas que parecem esquecidas, bairros onde os serviços não chegam, ruas onde o abandono se tornou rotina. Não há munícipe que não tenha reparado e lamentado, a degradação do espaço público.

Este abandono não é só visual. É simbólico. É uma mensagem errada enviada a quem aqui vive: a de que a sua rua não importa, o seu bairro não conta, a sua queixa não tem resposta.

A nossa candidatura diz: basta.

Queremos um Barreiro limpo, cuidado, mantido com regularidade e respeito.
E para isso propomos uma mudança de paradigma:
de uma gestão reativa e desorganizada para uma política de manutenção urbana contínua, metódica e eficaz.

• Criação da Equipa Municipal de Manutenção Urbana

Vamos criar uma equipa especializada, com meios adequados e autonomia operacional, dedicada à intervenção regular no espaço público. Esta equipa não se limitará a responder a queixas. Terá um plano de atuação permanente, rua a rua, bairro a bairro, com rotinas definidas e objetivos de qualidade.

Será responsável por:

 Reparação de passeios e buracos nas estradas;
 Substituição e manutenção de mobiliário urbano;
 Conservação de calçadas, praças e escadarias;
 Limpeza de grafittis e recuperação estética de zonas degradadas.

Queremos transformar o “Aqui Barreiro” numa ferramenta útil — mas não substitutiva da ação. O cidadão não pode ser o único a identificar o que está mal. A autarquia tem de andar à frente.

• Limpeza urbana como prioridade permanente
A limpeza das ruas, jardins e logradouros tem de ser uma função diária — e não uma operação de cosmética antes das eleições. Isso implica:

 Reforço de meios e turnos de recolha de resíduos;
 Monitorização dos contentores;
 Criação de uma linha direta para denúncias de monos e depósitos ilegais;
 Recolha programada de objetos volumosos com agendamento simples.

Não podemos aceitar que numa cidade com quase 120 milhões de euros de orçamento, os contentores fiquem dias sem esvaziar ou os jardins se degradem por falta de manutenção básica.

• Cuidar dos espaços verdes e da imagem urbana

Espaços verdes cuidados, canteiros floridos, árvores bem tratadas, tudo isto melhora a qualidade de vida, reduz o vandalismo e cria identidade local. Queremos:

 Um plano municipal de manutenção dos espaços verdes com frequência definida;
 Uma cidade que seja esteticamente cuidada, limpa, organizada e com orgulho no que mostra.

• Tolerância zero ao vandalismo e ocupação abusiva

Vamos reforçar a fiscalização e intervenção contra o vandalismo, ocupação ilegal de habitações e deposição selvagem de resíduos. Cuidar da cidade também é proteger o que é de todos e zelar pela ordem urbana. Defender o espaço público é também defender a propriedade privada, o direito ao descanso e a integridade da vida comunitária.

Cuidar do Barreiro não é uma promessa — é uma obrigação.
Uma cidade limpa transmite autoestima, gera respeito, e devolve às pessoas o orgulho de viver onde vivem.

COMPROMISSO IV - REDUÇÃO DE IMPOSTOS
Menos carga fiscal, mais qualidade de vida

Os barreirenses sentem-no todos os dias: o peso dos impostos é demasiado elevado para o retorno que têm. Pagam caro e recebem pouco. E a verdade é que, num concelho com uma das maiores cargas fiscais da Área Metropolitana de Lisboa, a frustração é legítima. As ruas estão degradadas, os serviços públicos falham, e mesmo assim a fatura fiscal continua a ser das mais pesadas.
Esta situação é injusta. E é insustentável.
A redução da carga fiscal municipal não é apenas uma promessa, é uma escolha política. E nós escolhemos aliviar os barreirenses. Porque acreditamos que o dinheiro deve estar, primeiro, nas mãos de quem o ganha. Porque sabemos que a qualidade de vida não se melhora com propaganda. Melhora-se com segurança, habitação acessível, ruas limpas e impostos mais justos.

• Redução da taxa de IRS — devolver 2,5% a quem vive no Barreiro
Atualmente, o Município retém 5% da coleta de IRS dos seus residentes. Propomos a redução dessa taxa de retenção para devolver aos barreirenses, no mínimo, 2,5% do seu IRS. Esta devolução não é simbólica — é um sinal claro de respeito por quem aqui vive e trabalha.

Trata-se de:
 Reforçar o rendimento disponível das famílias;
 Dinamizar a economia local;
 Tornar o Barreiro mais atrativo para novos residentes.
Esta medida já foi adotada por vários municípios vizinhos. Ao mantermos a carga fiscal mais elevada, colocamos o Barreiro numa posição de desvantagem competitiva. Se queremos atrair pessoas e empresas, temos de oferecer melhores condições, e isso começa por aliviar quem cá está.

• Benefício fiscal como fator de atratividade
A redução de impostos municipais é uma alavanca para fixar talento, atrair quadros qualificados e motivar a instalação de novas famílias no concelho.
Com mais residentes, mais consumo e mais atividade económica, o Município aumenta a sua base tributária, mesmo com taxas mais baixas. É o ciclo virtuoso da boa gestão: menos imposto por pessoa, mais receita global para o concelho.
Queremos devolver o que é de todos, começando por aliviar o bolso de cada um. Menos impostos não é menos futuro. É mais capacidade de escolher, mais liberdade para viver.

COMPROMISSO V - COESÃO TERRITORIAL E MOBILIDADE
Um Barreiro integrado, conectado e com dignidade metropolitana

Viver no Barreiro e deslocar-se diariamente para trabalhar, estudar ou aceder a serviços tornou-se, para muitos, um teste diário de paciência. Filas sem fim para sair de manhã. Filas de novo para regressar ao final da tarde. Barcos lotados, comboios sobrecarregados, acessos saturados, falta de estacionamento. Esta é a realidade de milhares de barreirenses. Uma realidade que não é inevitável — é apenas o resultado de décadas de desatenção, de ausência de visão, de descoordenação.
Falar de mobilidade no Barreiro é falar de frustração. Mas é também falar de oportunidade.
A oportunidade de transformar a cidade numa verdadeira plataforma de ligação entre margens, entre modos de transporte, entre centralidade e qualidade de vida.

• Mais acessos, menos congestionamento — uma nova circular urbana
O Barreiro, com mais de 70 mil habitantes e um peso crescente na dinâmica metropolitana, continua limitado a três vias principais de entrada e saída, insuficientes para o volume atual e incomportáveis para qualquer futuro de crescimento.
Propomos a criação de uma nova circular urbana que interligue a zona de Palhais aos principais eixos do concelho. Esta via permitirá:
 Aliviar os pontos de maior pressão no tráfego rodoviário;
 Reduzir o tempo de deslocação dentro do concelho;
 Reforçar a segurança rodoviária e o ordenamento viário em zonas residenciais.

• Estacionamento digno nas zonas de transporte estruturante
Quem utiliza diariamente a Estação Fluvial do Barreiro ou a Estação Ferroviária de Coina conhece bem o cenário: estacionamento caótico, falta de lugares, insegurança, ausência de planeamento.
É urgente mudar este quadro. Defendemos:
 Criação de parques de estacionamento ampliados, seguros e organizados junto aos principais nós de transporte;
 Sistemas de informação em tempo real sobre a disponibilidade de lugares.
A transição modal, do carro para o comboio, barco ou autocarro, só funciona se for fácil, confortável e confiável.

• A cidade das duas margens: a oportunidade de uma geração
O projeto Parque Cidades do Tejo, com a ponte rodoferroviária Barreiro-Chelas, a ligação Barreiro-Seixal e a extensão do Metro Sul do Tejo ao Barreiro, representa uma oportunidade histórica de reconversão urbana e territorial. Este é o momento de transformar o Barreiro numa cidade com verdadeira centralidade metropolitana.
Não podemos desperdiçar esta oportunidade com hesitações, cálculos partidários ou agendas paralelas. A Câmara Municipal tem de:
 Ser voz ativa e colaborativa junto do Governo e da AML;
 Defender os interesses do Barreiro em todas as fases de planeamento;
 Garantir que estes investimentos se traduzem em mais coesão, mais habitação, mais emprego e mais futuro.

A mobilidade é mais do que transporte, é liberdade, é acesso, é qualidade de vida.
É com visão, ambição e coragem que vamos integrar o Barreiro na cidade metropolitana do século XXI.
Porque quem vive no Barreiro tem direito a chegar a casa a horas. Tem direito a circular com dignidade. tem direito a viver numa cidade onde o caminho para o futuro não está congestionado.

COMPROMISSO VI - EDUCAÇÃO
Uma escola forte é uma cidade com futuro

Nenhum projeto estratégico para o Barreiro pode ignorar a base sobre a qual se constrói qualquer comunidade coesa e preparada: a educação.
A escola não é apenas um lugar de aprendizagem. É o coração de um território. É nela que se formam cidadãos, se reduzem desigualdades e se desenha o futuro coletivo.
Com a transferência de novas competências do Estado para os municípios, as autarquias passaram a ter responsabilidades concretas e decisivas, na gestão das escolas. Cabe agora à Câmara cuidar das infraestruturas, garantir o bom funcionamento do pessoal não docente, promover um ambiente escolar digno e seguro.
Estas competências não podem ser vistas como um fardo administrativo. São uma oportunidade. Uma oportunidade de fazer melhor, com mais proximidade, mais inteligência e mais exigência.

• Infraestruturas escolares com dignidade
O estado de conservação de muitas escolas do Barreiro é inaceitável. Há salas desconfortáveis, equipamentos obsoletos, ginásios impraticáveis e espaços exteriores ao abandono. Propomos:
 Um plano municipal de reabilitação e modernização da rede escolar pública, com prioridade às escolas básicas e jardins de infância em pior estado;
 Adoção de critérios de sustentabilidade e eficiência energética nas obras;
 Criação de zonas de bem-estar escolar: refeitórios modernos, bibliotecas com meios digitais, espaços de estudo e de convívio com qualidade.
Não se aprende bem em salas onde faz frio ou em pátios onde não se pode brincar.

• Gestão do pessoal não docente com critério e valorização
O Município passou a ser responsável pelo recrutamento, colocação e gestão do pessoal não docente. Esta é uma função sensível, que influencia diretamente a qualidade da vida escolar. Propomos:
 Mapeamento real das necessidades por escola, com reposição de auxiliares em número adequado;
 Formação contínua para o pessoal não docente, com enfoque em competências interpessoais, segurança e primeiros socorros;
 Programas de valorização profissional e de integração no ambiente escolar.
A escola precisa de funcionários motivados e respeitados — não de lacunas permanentes nos quadros.

• Criação de Gabinetes Municipais de Apoio à Comunidade Escolar
Propomos a criação, em articulação com agrupamentos, de gabinetes municipais de apoio às escolas, com equipas que apoiem:
 A gestão das infraestruturas e apoio à manutenção, pequenas obras e higiene
 A resposta rápida a pequenas ocorrências que, somadas, afetam o dia a dia escolar.
Menos burocracia, mais capacidade de resposta. A escola tem de funcionar todos os dias — não apenas nos papéis.

• Desempenho escolar: reconhecer a realidade, agir com ambição
Todos os anos, os rankings nacionais das escolas voltam a ser notícia — e, com eles, o desconforto. Gostemos ou não, esses rankings existem. E refletem, de forma objetiva, os resultados académicos concretos alcançados pelos alunos de cada escola.
Sabemos que há condicionantes sociais, económicas e familiares que afetam o desempenho escolar e que nem tudo se mede por exames. Mas também sabemos que bons resultados não são uma inevitabilidade dos meios mais favorecidos. São o produto de trabalho sério, estratégias certas e liderança educativa forte.
O que propomos é simples e justo: não virar a cara ao problema. Em vez disso, apoiar as escolas públicas do concelho para que:
 Melhorem os seus resultados;
 Reduzam o insucesso e o abandono escolar;
 Criem ambientes de aprendizagem mais exigentes, mas também mais motivadores.

Para isso, defendemos:
 Criação de programas municipais de apoio ao sucesso educativo, com reforço de tutorias, estudo acompanhado, apoio psicopedagógico e projetos motivacionais;
 Apoio específico às escolas com resultados mais frágeis, com acompanhamento técnico e reforço de recursos;
 Prémios e reconhecimento a projetos escolares inovadores e boas práticas educativas.
O sucesso escolar deve ser uma prioridade política, porque é a mais justa e eficaz forma de transformar o futuro. E o futuro começa sempre na escola.

COMPROMISSO VII - TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO MUNICIPAL
Transparência não é um slogan. É um dever permanente!

Vivemos tempos em que a confiança dos cidadãos na política está sob pressão. No Barreiro, não é diferente. As conversas que se escutam nas ruas, nos cafés, nas redes sociais, revelam um sentimento de desconfiança, muitas vezes generalizado, em relação às decisões tomadas no interior da Câmara Municipal, especialmente no que toca a adjudicações, concursos públicos e contratações diretas.
A leviandade com que se lançam acusações, insinuações ou suspeitas sobre os decisores públicos é, muitas vezes, injusta e profundamente corrosiva. Corrói a dignidade de quem serve com seriedade. Corrói a credibilidade das instituições. E afasta os melhores da vida pública.
Mas não basta lamentar essa desconfiança, é preciso combatê-la com uma resposta inequívoca: transparência total, compromisso absoluto com o interesse público, critérios claros e decisões explicadas.

• Todas as adjudicações com matriz de decisão publicada
Com o nosso executivo, nenhuma adjudicação ficará envolta em zonas cinzentas. Propomos que:
 Todas as decisões de adjudicação incluam a divulgação da matriz de decisão completa, incluindo ponderadores, grelhas de avaliação e respetiva aplicação prática;
 Sejam publicadas, em formato acessível, as justificações claras para a escolha de cada proposta, incluindo os fatores que levaram à exclusão de outras alternativas.
Este princípio aplica-se a concursos públicos, ajustes diretos e qualquer outra forma de contratação com impacto financeiro.

• Critérios objetivos, ponderações justificadas
É inaceitável continuar a ver propostas com 75% da avaliação na chamada "qualidade" e apenas 25% no preço, sem se saber ao certo o que é que se entende por qualidade. Nestes critérios vagos instala-se a dúvida e, com ela, o juízo popular.
Vamos garantir que:
 Todos os critérios de avaliação sejam devidamente detalhados;
 Qualquer ponderador subjetivo seja justificado tecnicamente e de forma antecipada;

• Ética pública como base da governação
A transparência não é um mecanismo de defesa — é um pilar da ação política.
Queremos liderar pelo exemplo:
 Formação obrigatória em contratação pública e ética para todos os decisores municipais com poder de adjudicação;
 Código de Conduta reforçado para titulares de cargos políticos e dirigentes técnicos;
 Tolerância zero à opacidade e ao favorecimento.

No Barreiro, queremos uma Câmara que inspire confiança.
Onde as decisões não sejam apenas legais — mas legíveis, auditáveis e justas.
E onde a honra de quem serve o bem comum esteja sempre acima de qualquer dúvida.

COMPROMISSO VIII – JOVENS E SÉNIORES, DUAS FACES DA MESMA MOEDA
A - JOVENS – Criar condições para uma juventude independente, culta, empreendedora, ativa e saudável

Apostar nos nossos jovens é garantir o futuro da cidade
Com um índice de envelhecimento de 190,2 ou seja, 190 idosos por cada 100 jovens, o futuro do nosso concelho exige uma ação determinada. Precisamos criar condições para fixar os jovens que aqui nasceram e atrair outros que queiram fazer do Barreiro o seu lugar. Esta é uma urgência que diz respeito a todos, se queremos garantir o equilíbrio demográfico e preparar o amanhã com confiança.
Para isso, queremos promover serviços municipais que estejam verdadeiramente ao lado dos jovens, nas várias fases da sua vida. Que os escutem, orientem e apoiem.
A nossa proposta para os jovens do Barreiro está presente em todos os 12 Compromissos que assumimos. Mas ganha expressão especial neste eixo, centrado em quatro pilares fundamentais: educação, emprego, orientação, e saúde.

• Educação
o Atribuição de Bolsas de Mérito
A atribuição de bolsas de mérito para os melhores alunos em cada uma das escolas secundárias do concelho, para uso exclusivo no pagamento de propinas do primeiro ano de universidade, premiando o desempenho escolar de quem se esforçou durante os três anos do ensino secundário.

o Programa de Empreendedorismo e Literacia Financeira nas Escolas
Promover a aplicação de um Programa de Empreendedorismo e Literacia Financeira nas escolas básicas e secundárias do concelho, dinamizando uma oferta de educação que diferencie os nossos jovens face aos dos concelhos vizinhos, preparando-os para a vida adulta e fomentando a sua capacidade de inovar, de arriscar e de gerir a sua vida e as suas finanças de forma consciente.

• Emprego
o APP Barreiro Emprego
Desenvolver uma APP Municipal que reúna as empresas locais, as escolas, a Escola Superior de Tecnologia, as IPSS’s e os serviços públicos aqui sediados, possibilitando a divulgação de oportunidades de emprego e estágios remunerados e o seu mais fácil acesso por parte dos jovens

o Programa Municipal de Estágios Curriculares
Programa Municipal que junte as Escolas Secundárias e as Escolas Profissionais às IPSS´s e outras associações, com o objetivo de promover uma maior oferta e facilidade de acesso aos Estágios Curriculares por parte de alunos do Ensino Profissional.
Esta medida estimula a adquirição de competências práticas por parte dos alunos, abre-lhes portas no mercado de trabalho e fornece mão de obra de forma gratuita ou a custos simbólicos às IPSS´s, Associações e demais Organizações sem fins lucrativos.

• Orientação e Apoio ao Estudo
o Gabinete de Orientação e Apoio (GOA):
Criar um gabinete com serviços de aconselhamento e apoio aos jovens barreirenses, nomeadamente:
• Apoio na candidatura à faculdade
• Apoio na candidatura a bolsas de estudo
• Apoio na procura de cursos profissionais
• Apoio na procura do primeiro emprego (elaboração de currículos, criação de página de LinkedIn, workshops de desenvolvimento de competências pessoais e comportamentais, entre outros)
• Apoio na procura de oportunidades e submissão de candidaturas a programas de voluntariado
• Apoio para candidatura a Estágios Profissionais e Curriculares
• Apoio para candidaturas ao programa Erasmus +

o Rede Articulada de Espaços de Estudo
Promover a criação de uma rede que conecte todos os espaços de estudo existentes na cidade (Espaço J, Biblioteca Municipal, Escola Superior de Tecnologia, etc), promovendo a complementaridade de horários e equipamentos e adaptando as infraestruturas às exigências atuais, nomeadamente:
 Melhoria da qualidade da internet
 Adaptação dos horários dos espaços
 Oferta de alimentação saudável
 Diversificação da tipologia de salas (salas de leitura, salas de reunião, salas de trabalho, salas de estudo em grupo)
 Renovação do equipamento informático e mobiliário

• Saúde
o Cheque Nutricionista
Combater o do excesso de peso, da obesidade e de outros distúrbios alimentares, mediante a atribuição de cheques Nutricionista aos jovens estudantes da nossa cidade e garantindo o acesso a esta especialidade, muitas vezes de difícil acesso no SNS. 
B - SÉNIORES - Priorizar o cuidado, a qualidade de vida e a dignidade dos nossos seniores, combatendo o seu isolamento social;
Cuidar dos nossos seniores é um dever moral, político e civilizacional
Mais de um quarto da população do Barreiro tem mais de 65 anos. Este dado não é apenas estatístico, é um sinal claro da responsabilidade social e política que temos de assumir.
Cuidar dos nossos séniores não é um gesto de compaixão. É um ato de justiça.
É reconhecer, com dignidade, aqueles que trabalharam uma vida inteira, construíram comunidades e sustentaram família.
E é garantir que esta etapa da vida não seja marcada pela solidão, pela insegurança ou pelo abandono.
A nossa proposta para os seniores do Barreiro assenta em três eixos fundamentais: autonomia com dignidade, participação ativa e proteção integrada.

• Plano Municipal Sénior — uma visão estratégica e transversal
Vamos elaborar um Plano Municipal Sénior com diagnóstico atualizado, metas claras e articulação entre entidades.
Este plano terá como objetivos:
 Estruturar e valorizar os recursos já existentes no território (IPSS, coletividades, UTIB, associações de reformados);
 Implementar novas respostas orientadas para o envelhecimento ativo, a saúde comunitária e a integração social;
 Articular as ações das freguesias, serviços municipais, TCB e agentes da economia local num verdadeiro ecossistema de envelhecimento digno.

• Serviço Municipal de Teleassistência Domiciliária
Criamos um programa de teleassistência gratuito ou comparticipado, com prioridade para séniores em situação de dependência física, mental ou social.
Um sistema simples e eficaz, que permite, a partir de casa, pedir ajuda em caso de queda, mal-estar, urgência ou solidão.
Este serviço será complementado com uma linha de apoio social permanente, operada por equipas formadas para prestar apoio emocional, orientação e sinalização de casos críticos.

• Apoio em pequenas tarefas domésticas e de bricolage
Para muitos séniores, um simples estore avariado, uma lâmpada fundida ou uma porta emperrada transformam-se em obstáculos à sua autonomia.
Propomos a criação de uma Brigada Municipal de Pequenas Reparações, com técnicos capacitados para:
 Executar tarefas simples, mas fundamentais para o conforto e segurança;
 Reduzir o risco de acidentes domésticos;
 Prevenir o isolamento social associado à degradação do espaço habitado.
Este serviço será solicitado por telefone, com resposta célere e priorização de situações urgentes.

• Programa Atividade Sénior
Acordaremos protocolos com ginásios, coletividades e instituições de saúde para a criação de uma agenda regular de atividade física adaptada, incluindo:
 Aulas de ginástica sénior em espaços interiores e ao ar livre (Parque da Cidade, Zona Ribeirinha, Coina, Lavradio…);
 Atividades culturais, caminhadas organizadas, danças de salão, teatro amador;
 Acesso gratuito ou comparticipado consoante a pensão.

• Passeios Sénior e mobilidade solidária
Utilizaremos os TCB para criar o Programa Passeios Sénior, com deslocações organizadas:
 A pontos de interesse do concelho e dos municípios vizinhos;
 A equipamentos culturais e zonas de lazer;
 Com preços ajustados ao rendimento, e possibilidade de transporte gratuito em casos de comprovada carência económica.
Porque envelhecer com dignidade é um direito e respeitar quem envelhece é sinal de maturidade de uma cidade.
Queremos um concelho onde a idade acrescente respeito.
Onde se viva mais, mas sobretudo, se viva melhor.

COMPROMISSO IX - EFICIÊNCIA DOS SERVIÇOS CAMARÁRIOS
Reformar com coragem. Gerir com inteligência. Investir com propósito.

Em muitos municípios — e o Barreiro não é exceção — os serviços camarários vão-se tornando, ao longo dos anos, estruturas densas, repetitivas, cristalizadas.
Processos que se mantêm porque “sempre foi assim”.
Tarefas que consomem tempo e recursos, mas cujo valor efetivo ninguém já sabe explicar.
Serviços desarticulados entre si, onde o papel do trabalhador se confunde com a rotina, e não com o propósito.
É tempo de mudar.
Uma Câmara mais eficiente não é uma Câmara que faz mais depressa — é uma Câmara que faz melhor, com mais sentido, mais impacto e mais respeito pelos recursos públicos.
Este é um dos compromissos mais transformadores da nossa candidatura: reformar profundamente a máquina administrativa do município, com rigor, inteligência e humanidade.

• Lançar um Programa de Avaliação Estratégica das Atividades Municipais
Propomos a criação de um programa inovador, conduzido em parceria com uma consultora estratégica com experiência reconhecida no setor público, que tenha como missão:
 Mapear detalhadamente as atividades desenvolvidas por cada departamento, divisão e serviço;
 Avaliar a utilidade, impacto e custo de cada processo, tarefa ou procedimento;
 Identificar redundâncias, ineficiências, sobreposições ou ações sem retorno mensurável;
 Envolver chefias e trabalhadores na análise do valor do que é feito, para que o processo seja construído com as pessoas e não contra elas.
Este diagnóstico resultará numa matriz de valor público, que permitirá distinguir o que acrescenta, o que pode ser reformulado e o que deve, com coragem, ser eliminado.

• Plano de Transformação Administrativa e Operacional
Com base nesse diagnóstico, elaboraremos e implementaremos um Plano de Transformação da Atividade Municipal, que deverá incluir:
 Reorganização de serviços com foco em resultados e não em organogramas rígidos;
 Automação de processos burocráticos com recurso a tecnologias já testadas noutros municípios;
 Reformulação de circuitos internos para que os serviços passem a trabalhar em rede, com informação partilhada e objetivos convergentes;
 Desburocratização real do atendimento ao público, com digitalização progressiva e foco na experiência do cidadão.

• Valorização de quem trabalha na Câmara
A reforma não pode ser feita contra os trabalhadores. Tem de ser feita com eles, para os valorizar:
 Requalificação interna com base nas competências e não apenas na posição hierárquica;
 Criação de programas de formação em gestão de tempo, inovação em serviços públicos, tecnologias e atendimento de excelência;
 Incentivo à mobilidade interna para adequar perfis às necessidades reais dos serviços.
O trabalhador municipal não é um obstáculo à mudança. É o seu motor, quando sente que o seu papel tem valor.

• Reafectar recursos àquilo que verdadeiramente muda a vida das pessoas
Este processo de reforma não é apenas técnico. É profundamente político! É um meio para libertar recursos que hoje estão cativos de rotinas improdutivas, e colocá-los ao serviço do investimento, da qualidade de vida e da resposta às necessidades reais da população.
Cada euro libertado em tarefas inúteis pode ser canalizado para:
 Melhorar a limpeza urbana;
 Acelerar a resposta a pequenas reparações nas escolas;
 Tornar o Município mais próximo, mais ágil, mais útil.

Queremos uma Câmara que faça sentido e onde cada tarefa tenha um propósito, cada euro tenha um destino claro, cada funcionário saiba que o seu trabalho muda, de facto, a vida dos munícipes.

COMPROMISSO X - INFRAESTRUTURAS DESPORTIVAS MUNICIPAIS
Recuperar o orgulho. Alargar a prática. Investir no futuro.

O Barreiro sempre foi uma terra de desporto. De clubes formadores, de atletas de excelência, de bancadas cheias e bairros onde o futebol, o basquetebol, a ginástica ou o hóquei em patins ou são mais do que modalidades — são formas de viver a cidade.
Mas essa energia encontra hoje um obstáculo grave: falta de espaços.
Falta de investimento. Falta de visão.
A rede de infraestruturas desportivas municipais não tem crescimento significativo há décadas. Pior: diminuiu. Campos encerrados, pavilhões esgotados. Os clubes fazem milagres. Os treinadores trabalham com o que têm. Mas a realidade é esta: a prática desportiva no Barreiro está no limite da sua capacidade.
O município tem estado ausente. O caso do Grupo Desportivo Fabril, um dos símbolos do desporto barreirense, é o exemplo mais gritante de um abandono institucional que envergonha todos. Está em risco o presente de centenas de jovens. E, com ele, o futuro do concelho.
É por isso que trazemos um programa arrojado, estrutural e inovador para o desporto no Barreiro. Porque o desporto não é um luxo. É um investimento direto na saúde, na disciplina, na inclusão, na coesão social e no orgulho coletivo.

• Plano Estratégico para a Infraestrutura Desportiva do Barreiro
Criação de um plano municipal de infraestrutura desportiva com:
 Levantamento rigoroso da atual rede de equipamentos (condições, estado de conservação, taxas de utilização, acessibilidade);
 Projeção de necessidades futuras com base na demografia, procura real e planos de crescimento dos clubes e associações;
 Participação ativa dos clubes na definição de prioridades, em modelo colaborativo e transparente.
Este plano será o mapa de investimento a 10 anos, com metas faseadas e avaliação pública anual.

• Construção do Estádio Municipal do Barreiro
Propomos a construção de um Estádio Municipal de média dimensão, com:
 Campo de futebol de 11 com piso relvado e pista de atletismo;
 Bancadas baixas, com capacidade inicial ajustada, mas com possibilidade de expansão faseada, e, integração paisagística;
 Balneários, sala de apoio médico, área administrativa e iluminação de competição.
 Criação de um circuito de manutenção integrado no complexo.

Um estádio com pista de atletismo integrada oferece uma valência multifuncional incomparável para a prática desportiva. Além de ser um palco para o futebol, a pista e as infraestruturas adjacentes (boxes de salto, lançamento, etc.) transformam-no num centro completo para o atletismo. Isso maximiza o uso do espaço, otimiza recursos e cria um hub desportivo que serve diversas modalidades e atletas, promovendo o desenvolvimento físico e desportivo de forma abrangente. É um investimento num espaço verdadeiramente versátil.
Será um espaço partilhado, em regime de protocolo com os clubes do concelho, priorizando os escalões de formação, o futebol feminino e os projetos de inclusão.
Este investimento responde diretamente à carência crítica de recintos e à necessidade de reorganizar o mapa da prática federada, evitando sobreposição e maximizando recursos, aliando o desporto, a natureza e o lazer.
Este equipamento, permite ainda dar dignidade e rentabilizar em prol da população um espaço propriedade do Município, que se encontra negligenciado e deixado ao abandono pela autarquia nos últimos 10 anos, a Quinta do Braancamp! Devidamente enquadrado paisagisticamente, preservando a zona de mata junto à caldeira e criando ainda um parque urbano, este espaço transformar-se-á numa zona multidesportiva e de lazer, que será um forte contributo para o desenvolvimento do movimento associativo em geral, desporto sénior e escolar.

• Construção do Pavilhão Municipal Multimodal
O Barreiro não pode continuar a recusar jovens ao basquetebol, ao voleibol, ao andebol ou ao futsal por falta de espaço. Propomos:
 Um novo Pavilhão Desportivo Municipal Multimodal, com piso homologado, bancadas retráteis, zonas de aquecimento, vestiários e espaço para formação;
 Gestão partilhada com as associações desportivas e vocacionado para acolher:
o Competições escolares e distritais;
o Fases finais de torneios nacionais;
o Atividades desportivas comunitárias ao fim de semana.
Será uma infraestrutura moderna, eficiente e simbólica — um novo centro de energia desportiva para toda a cidade.

• Modelo de gestão colaborativa e sustentável
Recusamos o modelo municipal centralizador, pesado e ineficaz. Defendemos:
 Protocolos de cedência com contrapartidas claras: uso gratuito para escalões de formação, cumprimento de objetivos de inclusão e respeito pela manutenção dos espaços;
 Possibilidade de constituição de sociedades desportivas municipais em parceria com clubes, para gestão partilhada de pavilhões e estádios;
 Criação de um Conselho Municipal do Desporto com clubes, autarquia, escolas e associações, para garantir que a estratégia desportiva é viva, inclusiva e eficaz.

O Barreiro tem clubes com história. Tem jovens com talento. Tem técnicos com dedicação. Falta-lhe o essencial: vontade política para lhes dar as condições que merecem.
É isso que vamos mudar!

COMPROMISSO XI - APOIO À CRIAÇÃO CULTURAL
Do talento à expressão, da expressão à identidade — o Barreiro como cidade criativa

O Barreiro é um território com raízes culturais profundas. A arte aqui nunca foi um adorno: foi linguagem, denúncia, encontro e construção coletiva.
Hoje, apesar da vitalidade criativa de muitos agentes e coletividades, o apoio à cultura no concelho é intermitente, desarticulado e refém de subsídios pontuais.
A ausência de estratégia, de visão a médio prazo e de meios técnicos empobrece o território e desmobiliza os seus protagonistas.
É tempo de afirmar a cultura como pilar do desenvolvimento local.
Apoiar quem cria cultura é apoiar quem dá alma à cidade.

• Plano Municipal de Apoio à Criação e Produção Cultural Local
Lançaremos o primeiro Plano Municipal de Apoio à Criação Cultural do Barreiro, com financiamento plurianual, júris independentes e critérios públicos, com quatro eixos principais:
 Criação de novas obras, em todas as disciplinas (música, teatro, dança, literatura, artes visuais);
 Apoio à circulação local, com pequenos cachets para apresentações em coletividades, escolas e espaços abertos;
 Valorização da memória cultural viva, com recolha e documentação de práticas tradicionais do Barreiro;
 Formação técnica e artística, em parceria com estruturas culturais locais e nacionais.
Este plano será reforçado com candidaturas a fundos europeus, em consórcio com associações locais.

• Academias de Artes e Ofícios do Barreiro — território como escola
Propomos a instalação da Academia de Artes e Ofícios do Barreiro, com:
 Núcleos de formação livres em áreas como música, cerâmica, pintura, fotografia e expressão dramática;
 Residências e oficinas intergeracionais (jovens e seniores a partilhar saberes);
 Articulação com as escolas, permitindo que as artes sejam parte ativa da experiência escolar e comunitária;
 Parcerias com artistas locais e nacionais para mentorias e curadorias.

• Educação artística integrada — arte como direito formativo
 Lançamento de um Plano de Desenvolvimento da Música no Barreiro, com apoio às escolas de música, coros e bandas, e bolsas para formação certificada de jovens talentos;
 Criação da Academia Augusto Cabrita de Fotografia e Audiovisual, com oficinas práticas, ligação ao ensino técnico-profissional e organização do Festival de Imagem do Barreiro;

• Modelo de gestão e financiamento sustentável
O apoio à cultura exige método e visão. Por isso:
 Criamos o Gabinete Municipal de Apoio à Cultura e ao Associativismo, com técnicos que apoiem candidaturas, prestação de contas e acesso a programas europeus;
 Estabelecemos critérios claros para apoios financeiros e logísticos às associações culturais;
 Estimulamos a autonomia dos criadores e a sua profissionalização, com estímulo ao empreendedorismo cultural.

O Barreiro, hoje, tem o talento, os agentes e a história.
Falta-lhe a política certa — ousada, estruturada e comprometida com quem cria. É isto que trazemos!
Uma cidade que investe em cultura investe na liberdade, na inteligência e na alma do seu povo.

COMPROMISSO XII - DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO
Criar riqueza. Atrair talento. Gerar emprego qualificado.
Fazer do Barreiro um território competitivo e vibrante.

O Barreiro chegou a ser um dos motores industriais do país. Foi cidade de trabalho, de inovação, de engenharia pesada, de ferroviários e químicos, de saber-fazer. Hoje, vive o peso da memória — mas não pode ficar refém dela.
A verdade é que o Barreiro estagnou. Perdeu população. Perdeu tecido produtivo. E perdeu ambição económica.
Mas isso pode e vai mudar!
O nosso maior desafio político e social é reconstruir uma base económica sólida, contemporânea, com capacidade para gerar riqueza local, atrair e fixar talento, criar emprego qualificado e devolver ao Barreiro a confiança no seu futuro.
Isso só se faz com estratégia, competência e ousadia.

• Agência Local de Atração de Investimento
Criamos uma Agência Local de Investimento que será o motor operacional da nova estratégia de desenvolvimento económico do concelho.
Não será um gabinete de circunstância. Será uma estrutura técnica e autónoma, em modelo de parceria público-privada (com instituições de ensino, associações empresariais e parceiros estratégicos), orientada para:
 Identificar oportunidades e atrair investimento produtivo;
 Apoiar investidores nacionais e estrangeiros desde o primeiro contacto até à instalação;
 Assessorar candidaturas a fundos europeus (para empresas, IPSS, Município);
 Lançar programas de estímulo à inovação e modernização tecnológica.

• Plano Estratégico de Captação de Investimento
Com apoio técnico especializado e consultores com provas dadas em captação de investimento, lançaremos um Plano Estratégico de Atração de Investimento, com cinco fases:

a) Diagnóstico
 Levantamento das vantagens competitivas locais (localização, acessos, Baía do Tejo, potencial logístico e industrial);
 Avaliação da base formativa e científica existente no concelho e proximidades;
 Identificação de áreas prioritárias (tecnologias verdes, serviços especializados, logística avançada, saúde, produção de software, engenharia de componentes…).
b) Definição de setores-alvo
 Setores com alto potencial de criação de valor e de sinergia com o território;
 Foco em atividades capital-intensivas, com baixa intensidade laboral repetitiva e forte conteúdo técnico;
 Potenciar áreas de reconversão urbana, como o território da Baía do Tejo.
c) Pacote de incentivos e condições de acolhimento
 Política de incentivos com redução de taxas municipais e benefícios urbanísticos condicionados à criação de emprego qualificado;
 Criação de unidades de acolhimento pré-instaladas (espaços industriais modulares, apoio jurídico, “soft landing” para PME tecnológicas);
 Apoio a projetos em fase de instalação, com acesso facilitado aos serviços municipais e à rede de parceiros da Agência Local de Investimento.

d) Campanha de apresentação internacional — Barreiro Ready
 Desenvolvimento de marca económica para o concelho: Barreiro Ready – Investir, Criar, Crescer;
 Roadshow internacional em cidades e hubs estratégicos (com presença institucional, empresarial e institucional);
 Parcerias com câmaras de comércio, redes internacionais de municípios, embaixadas e consultoras de investimento.
e) Monitorização e melhoria contínua
 Avaliação anual dos resultados da estratégia;
 Publicação de relatórios de desempenho e revisão de medidas com base em dados reais.
• Criação e consolidação de um cluster local de inovação
Inspirados em casos como o Fundão (com o seu cluster de TIC e software) ou Torres Vedras (na agroindústria), vamos apoiar a instalação e desenvolvimento de um cluster de empresas de base tecnológica e industrial moderna, focado em:
 Requalificação de zonas industriais inativas;
 Atração de empresas de serviços tecnológicos, engenharia de processos, produção limpa;
 Ligação à inovação aplicada e ao Ensino Superior Politécnico.

• Qualificação do território para atrair empresas e pessoas
O desenvolvimento económico só é sustentável se for acompanhado de:
 Boas acessibilidades (defendemos a ligação Barreiro-Chelas e a melhoria da mobilidade interna);
 Habitação a preços acessíveis, para que trabalhadores qualificados se instalem;
 Escolas, cultura e serviços públicos de qualidade, como fatores de fixação de talento.
Um território competitivo não é apenas aquele que tem espaço para instalar empresas — é aquele onde os seus trabalhadores querem viver.

• Diferenciar-nos da atual Startup Barreiro
Importa esclarecer: a Agência Local de Investimento não é uma reedição da atual “Startup Barreiro”.
É uma estrutura com outra missão, outro alcance e outra ambição.
Enquanto a Startup Barreiro cumpre um papel na incubação de microprojetos locais, a Agência Local de Investimento estará focada em investimento estruturante, empresas médias e grandes, emprego qualificado e transformação económica real.
O futuro do Barreiro joga-se aqui.

Neste eixo. Nesta visão. Neste compromisso.

Não é com salários de 870€ nem com empresas de ocasião que criamos uma cidade com futuro.
É com investimento sério, com talento fixado, com valor acrescentado, com empresas que queiram crescer — e que escolham o Barreiro para isso.
Queremos ser terra de criação, não apenas de consumo.
Ter orgulho não apenas no passado industrial, mas no futuro produtivo que estamos a construir.
Porque adoramos a nossa terra. E ela merece voltar a ser grande

06.10.2025 - 14:09

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