bastidores
BARREIRO – Coligação Bloco de Esquerda - Livre
Programa Eleitoral às autárquicas 2025
Gratuidade dos passes para maiores de 65 anos e desempregados
. É essencial garantir rendas acessíveis através da reabilitação do parque habitacional“Projetos estruturantes como a Terceira Travessia do Tejo e a ligação ao Metro Sul do Tejo são oportunidades para afirmar o Barreiro enquanto cidade moderna e capaz de garantir qualidade de vida”, refere a Coligação Bloco de Esquerda – Livre, no seu compromisso para as eleições autárquicas 2025.
Coligação Bloco de Esquerda – Livre
Por uma esquerda Livre
Compromissos Eleitorais
RAZÕES PELAS QUAIS NOS CANDIDATAMOS
Assumimos o dever de somar forças e construir uma candidatura de esquerda progressista assente na solidariedade, na defesa dos direitos dos trabalhadores, na garantia do direito à habitação, na proteção do ambiente, na promoção de uma mobilidade acessível e sustentável, na prevenção e reforço dos cuidados de saúde, no apoio à cultura, educação e direitos humanos. As nossas propostas são compromissos concretos baseados numa visão de futuro que coloca as pessoas e o planeta no centro das decisões.
Convidamos cada barreirense a participar na construção de uma cidade moldada pelas prioridades dos seus cidadãos, em que as políticas públicas promovem a qualidade de vida e rompem com o ciclo político que tem perpetuado desigualdades sociais.
Barreiro para quem o vive
O Barreiro, apesar de ser uma cidade em crescimento, enfrenta desafios decisivos para o futuro. O preço da habitação agrava-se face ao salário, a falta de médicos de família e o fecho frequente das urgências dificultam o acesso à saúde, a recolha de resíduos é crítica após a privatização da AMARSUL e externalização dos serviços, e persistem fragilidades nas infraestruturas, ambiente e mobilidade.
Projetos estruturantes como a Terceira Travessia do Tejo e a ligação ao Metro Sul do Tejo são oportunidades para afirmar o Barreiro enquanto cidade moderna e capaz de garantir qualidade de vida. Focamo-nos em propostas que garantem serviços públicos de qualidade, promovem a igualdade e justiça social, democratizam o acesso à cultura, e privilegiam o espaço público, a economia local e a comunidade.
HABITAÇÃO
A habitação é um direito fundamental que não pode estar refém da especulação. É essencial garantir rendas acessíveis através da reabilitação do parque habitacional e edifícios públicos devolutos, da construção pública para arrendamento a custos controlados e do apoio a cooperativas de habitação.
MOBILIDADE
Defendemos a valorização e reforço dos TCB como garantia de resposta às necessidades da população nas ligações entre as freguesias, o Terminal Fluvial e a estação de Coina. Queremos aproximar os concelhos do distrito através da expansão da linha do Metro Sul do Tejo, e da ponte entre o Barreiro e o Seixal. Propomos a gratuidade dos passes e títulos de transporte para maiores de 65 anos e desempregados.
AMBIENTE
Colocamos o ambiente no centro da ação política. Propomos o apoio a medidas de eficiência energética nas habitações, um plano abrangente de arborização urbana, corredores ecológicos que liguem áreas naturais cruciais e protejam a biodiversidade e uma gestão de resíduos de desperdício zero que garanta a limpeza urbana
SAÚDE E CUIDADOS
Queremos uma saúde acessível para todos, da infância à velhice, com médicos de família, apoio psicológico nas escolas, unidades móveis de saúde, programas de envelhecimento ativo e uma rede pública que garanta creches, lares, centros de dia/noite e cuidadores.
DIREITOS SOCIAIS E HUMANOS
Para construir uma cidade mais justa e inclusiva propomos a criação de um Gabinete Municipal para a Igualdade, a implementação de uma Provedoria Municipal da Cidadania para acompanhar e mediar casos de discriminação, a definição de um Plano Municipal para a Integração de Migrantes, e o apoio ao associativismo e à participação comunitária.
DEMOCRACIA LOCAL E TRANSPARÊNCIA
A governação deve ser próxima, participativa e transparente, devolvendo às pessoas o controlo sobre a cidade e colocando o interesse público acima do negócio. Promovemos orçamentos participativos vinculativos, assembleias de bairro e programas que incentivem a cidadania ativa.
Juntem-se a nós neste projeto coletivo de mudança por uma visão de futuro que coloca a comunidade no centro das decisões
08.10.2025 - 16:12
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.
RSS
TWITTER
FACEBOOK