bastidores

Secretariado da Concelhia da Moita do Partido Socialista
Votação na lista do Chega violou princípios orientadores do Partido Socialista
. Concelhia vai retirar confiança política .

Secretariado da Concelhia da Moita do Partido Socialista <br />
Votação na lista do Chega violou princípios orientadores do Partido Socialista<br />
. Concelhia vai retirar confiança política . . Para o PS quem ganha governa, respeitando a vontade popular expressa nas urnas

"Face à gravidade dos factos, e em defesa dos valores intrínsecos à democracia, dos princípios fundadores do Partido Socialista e da confiança dos cidadãos, o Secretariado Concelhio da Moita irá propor à Comissão Política Concelhia a retirada da confiança política dos responsáveis por estas iniciativas.", refere um comunicado do Secretariado da Concelhia da Moita do Partido Socialista Moita.

COMUNICADO EM DEFESA DA DEMOCRACIA: PS MOITA REAFIRMA QUE QUEM GANHA GOVERNA

O Secretariado da Comissão Política Concelhia da Moita do Partido Socialista reuniu, com carácter de urgência, na sequência dos acontecimentos verificados na instalação dos órgãos da União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira.
Nesta reunião, o Secretariado reafirmou integralmente a posição tomada no passado dia 22 de outubro de 2025, na qual foram avaliadas as questões de governabilidade no concelho e definidas as posturas a adotar pelos eleitos do PS, quer nos órgãos onde exercem funções executivas, quer onde assumem o papel de oposição.
Ficou então definido que: Para o PS quem ganha governa, respeitando a vontade popular expressa nas urnas;
Onde o PS é oposição, deve exercer uma oposição construtiva, responsável e democrática, contribuindo com propostas que reflitam os princípios e compromissos assumidos no nosso programa eleitoral e não fará parte dos órgãos liderados pelas forças políticas mais votadas;
Onde é poder, o PS deve cumprir escrupulosamente os direitos da oposição, avaliando com abertura e seriedade todas as propostas com mérito.

Contrariamente ao deliberado, a Secção da Baixa da Banheira optou por seguir um caminho isolado e politicamente inaceitável, desrespeitando orientações concelhias e nacionais, tendo culminado as suas ações, na segunda votação, na eleição da lista do Chega para a Mesa da Assembleia da União de Freguesias.

Recorde-se que neste mesmo processo o PS havia demonstrado sentido de responsabilidade, uma vez que perante o facto de a CDU ter apenas 6 mandatos quando a lei determina que o executivo é composto por 7 elementos, aceitou que um elemento eleito pelo PS, Nicolau Furtado, integrasse num primeiro momento o executivo da CDU, como vogal, permitindo assim a formação do órgão e garantindo a governabilidade da União de Freguesias.

Esse mesmo elemento apresentou, entretanto, o seu pedido de renúncia, deixando o executivo exclusivamente nas mãos da CDU, em conformidade com a posição que o PS definiu.
A apresentação de lista para a mesa e subsequente votação na lista do Chega violou frontalmente as deliberações do Secretariado Concelhio e dos órgãos nacionais, bem como os princípios orientadores do Partido Socialista, resultando na eleição da Mesa da Assembleia de Freguesia da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira para o Partido Chega.
Foram assim ultrapassadas as linhas vermelhas estabelecidas pelo Partido Socialista, no documento Compromisso Autárquico 2025, que visa prevenir estas situações que agora tiveram lugar.
Face à gravidade dos factos, e em defesa dos valores intrínsecos à democracia, dos princípios fundadores do Partido Socialista e da confiança dos cidadãos, o Secretariado Concelhio da Moita irá propor à Comissão Política Concelhia a retirada da confiança política dos responsáveis por estas iniciativas.

O PS Moita reafirma a sua total lealdade institucional ao Partido Socialista e à sua orientação nacional, sustentada nos valores da liberdade, da igualdade, da justiça social e do respeito pela vontade democrática das populações.
Pela defesa da democracia, da ética política e dos princípios socialistas.

Secretariado da Concelhia da Moita do Partido Socialista,
4 de novembro de 2025

04.11.2025 - 23:34

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.