Conta Loios

artes

Posto de Turismo Municipal na Moita
Pintura de Jorge Chen em exposição

Posto de Turismo Municipal na Moita <br>
Pintura de Jorge Chen em exposição Vai estar patente, entre 8 e 26 de Agosto, na Galeria de Exposições do Posto de Turismo Municipal, na Moita, uma exposição póstuma de pintura de Jorge Chen, uma figura incontornável do mundo do circo em Portugal que, ainda em vida, elegeu o concelho da Moita para apresentar a sua faceta de pintor.

Jorge Chen nasceu em Ferreira do Alentejo e era filho de uma trapezista famosa e de um artista circense chinês, radicado em Portugal. Na pista, iniciou-se no rola-rola e percorreu as várias disciplinas das artes circenses com uma grande diversidade de actuações pelo mundo inteiro. No cinema, contracenou com alguns vultos do cinema português no drama “Saltimbancos”, de Manuel Guimarães, em 1952. Depois de várias digressões mundiais, radicou-se definitivamente no nosso país e fundou, com o irmão, o famoso Circo Chen. Ao retirar-se da carreira circense, há seis anos, pôde investir a tempo inteiro no seu entusiasmo pela pintura.
Autodidacta e dotado de uma exuberante criatividade, Jorge Chen criou dezenas de telas de grande composição dinâmica onde se interligam formas e cores que expressam inequivocamente uma destreza artística inata e, simultaneamente, um forte sentido e rigor estéticos. Elegeu a Moita para mostrar a sua obra ao público pela primeira vez mas, inesperadamente, a última tela para a exposição ficou por terminar. Flora, a sua esposa, cumpriu-lhe o desejo.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9:30h às 12:30h e das 14:00h às 18:00h.

2.8.2011 - 16:20

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.