Conta Loios

agenda

Iniciativa assinala Dia Mundial da Doença de Parkinson
Lisboa corre contra o Parkinson

Lisboa vai ser palco de uma corrida de sensibilização para a doença de Parkinson – a Corrida contra o Parkinson – no dia 10 de Abril, às 10h30, e terá lugar entre o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém.

Organizada pela Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk), a Corrida contra o Parkinson visa alertar a população para a doença e vai realizar-se, à mesma hora, noutras cidades do país, tais como Coimbra, Faro, Leiria e Maia.
Este é um evento internacional que tem como objectivo percorrer 40 mil quilómetros, que representam simbolicamente a volta ao mundo.
Helena Machado, presidente da APDPk, refere que “É importante que as pessoas conheçam a doença e compreendam as dificuldades que os doentes e familiares têm de ultrapassar no dia-a-dia. Juntos poderemos sensibilizar e alertar os Portugueses para esta doença”.
Estas acções inserem-se nas comemorações do Dia Mundial do Doente de Parkinson, que se celebram a 11 de Abril. Este dia corresponde à data de nascimento de James Parkinson, o médico inglês que, em 1817, identificou e descreveu os sintomas da doença que viria a receber o seu nome.
A doença de Parkinson é uma doença neurológica degenerativa do sistema nervoso central, para a qual ainda não existe cura. É a segunda doença neurodegenerativa mais comum, atingindo mais de uma em cada mil pessoas na Europa. Em Portugal, cerca de 20 mil portugueses sofrem de doença de Parkinson.
A APDPk é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPPS) com sede em Lisboa e delegações em todo o país. Os seus principais objectivos são a sensibilização para a doença de Parkinson, apoio aos doentes e angariação de meios para intervir junto dos organismos competentes.

2.4.2011 - 0:56

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.