Conta Loios

agenda

Congresso Internacional Surrealismo(s) em Portugal

Congresso Internacional Surrealismo(s) em Portugal Nos próximos dias 18, 19, 20, 21 e 22 de Novembro, terá lugar, em Lisboa, o Congresso Internacional Surrealismo(s) em Portugal. Nos 60 anos da morte de António Maria Lisboa.
Será um evento inédito, à escala nacional e internacional, colocando pela primeira vez em diálogo crítico as vozes que fizeram a história do Surrealismo em Portugal.

Nos próximos dias 18, 19, 20, 21 e 22 de Novembro, terá lugar, em Lisboa, o Congresso Internacional Surrealismo(s) em Portugal. Nos 60 anos da morte de António Maria Lisboa, promovido pelo CLEPUL-FLUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e pelo IECCPMA (Instituto de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes), em colaboração com a Perve Galeria/Casa da Liberdade - Mário Cesariny. Este evento terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian (dias 18 e 19), na Casa da Liberdade - Mário Cesariny (dia 20) e na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (dias 21 e 22).
Será um evento inédito, à escala nacional e internacional, colocando pela primeira vez em diálogo crítico as vozes que fizeram a história do Surrealismo em Portugal, um movimento que não tem merecido a devida atenção por parte da crítica literária e artística portuguesa. O Congresso contará com a presença e testemunho de alguns dos representantes vivos deste movimento. É a pensar nesses autores que será feita uma homenagem a Artur do Cruzeiro Seixas, singular representante não só do Surrealismo mas também da Arte portuguesa, que estará presente no dia 18 de Novembro, na sessão de abertura do Congresso, na Fundação Calouste Gulbenkian.
Está também prevista a participação de importantes estudiosos das Vanguardas e do Surrealismo em Portugal, como Adelaide Ginga, António Cândido Franco, Cândido de Oliveira Martins, Carlos Cabral Nunes, Dionísio Vila Maior, Fernando J. B. Martinho, Gastão Cruz, João Pinharanda, José Carlos Seabra Pereira, Manuel João Vieira, Manuel da Silva Ramos, Mário Jorge Torres, Miguel de Carvalho, Nuno Júdice, Perfecto E. Cuadrado ou Rui Zink, procurando tratar várias expressões artísticas do Surrealismo, sobretudo a literária, a plástica e a cinematográfica.

12.11.2013 - 21:42

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.