colunistas

25 de Abril Sempre: A Liberdade não se silencia!
Por Nuno Cavaco
Moita

25 de Abril Sempre: A Liberdade não se silencia!<br />
Por Nuno Cavaco<br />
Moita O 25 de Abril não é apenas uma data no calendário. É um marco de resistência, de conquista popular, de esperança renovada. É o dia em que o povo português saiu à rua e gritou "Basta!" à ditadura.

E hoje, mais do que nunca, é fundamental recordar que esta liberdade que foi conquistada com sacrifício e que deve ser defendida com firmeza e sempre, mas sempre com a esperança e força daqueles que tudo fizeram pela liberdade do nosso povo.

É por isso que apelo, com toda a convicção, a todos, aos dirigentes associativos, à população, a todos os que amam a democracia e a liberdade: juntem-se ao desfile do 25 de Abril no concelho da Moita! Participem com orgulho e consciência neste momento de celebração e luta, porque ele é vosso. É nosso.

Infelizmente, não podemos ignorar o que tem acontecido ao longo dos últimos anos. Desde que o Partido Socialista governa as autarquias no concelho da Moita, tem-se assistido a uma tentativa contínua e preocupante de desvalorizar e até de dificultar a realização do desfile popular do 25 de Abril, o Desfile da Liberdade. Um desfile que se realiza há décadas, mas que por vontade do PS já não se fazia há 4 anos.
Atrasos, recusas de apoio, obstáculos burocráticos — formas subtis (ou nem tanto) de dificultar aquilo que devia ser incentivado: a expressão livre do povo que não esquece as raízes da sua liberdade e que quer exercer os seus direitos conquistados e fazer melhor, a cada dia melhor.

Mas a memória não se apaga. A história não se cala. E a vontade de um povo não se intimida com manobras políticas. O desfile do 25 de Abril é de todos, mas não é feito por todos — não é de um partido, não é de uma câmara, não é de uma freguesia. É do povo que acredita na liberdade, na justiça e na democracia participativa.

Por isso, neste 25 de Abril, não fiquem em casa. Não deixem que outros decidam por vocês o que vale ou não a pena celebrar. Venham para a rua, mostrem que continuamos atentos, que não esquecemos e que a luta continua.

Juntem-se a nós e gritem bem alto e em bom som: 25 de Abril sempre, fascismo nunca mais!

Nuno Cavaco
Militante do Partido Comunista Português

12.04.2025 - 23:46

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.