Conta Loios

bastidores

Obstetrícia do Hospital do Barreiro
Tem cantinho de amamentação

Obstetrícia do Hospital do Barreiro <br>
Tem cantinho de amamentação <br>
Com o objectivo de promover o aleitamento materno, numa perspectiva da melhoria efectiva da qualidade dos cuidados prestados, o Serviço de Obstetrícia do Hospital de Nossa Senhora do Rosário, EPE – Barreiro tem um “Cantinho da Amamentação”.

Neste espaço, profissionais devidamente habilitados irão proporcionar às mães lactentes esclarecimentos e apoio a dúvidas que tenham durante o processo de amamentação, assim como prevenir, detectar e cuidar de problemas que eventualmente surjam, de forma a reduzir a percentagem de abandono de amamentação, contribuindo assim para o sucesso do aleitamento materno.


O acto aparentemente simples e instintivo de amamentar, tradicionalmente transmitido durante séculos entre as mulheres, não é, por si só, suficiente para que se estabeleça uma amamentação de sucesso. É essencial uma intervenção integrada por parte dos profissionais de saúde, para que se pratique um aconselhamento capaz de promover, proteger e “apoiar” o aleitamento materno.

A Organização Mundial de Saúde e a UNICEF preconizam o aleitamento materno exclusivo desde o nascimento até aos 6 meses de idade, e a manutenção, com alimentos complementares, até aos 2 anos de idade ou mais.

O leite materno é consensualmente considerado como o melhor alimento para as crianças, pelas suas características únicas, tanto nutricionais como imunológicas, sendo ainda promotor do desenvolvimento da vinculação afectiva, necessária à sua maturação neuro-comportamental.

De referir, ainda, que o aleitamento materno constitui uma área de intervenção prioritária do Programa de Promoção de Saúde em Crianças e Jovens e está inserido no Plano Nacional de Saúde 2004/2010.

O Cantinho da Amamentação começou a funcionar no passado domingo, dia em que se comemorou o Dia da Mãe, e estará aberto todos os dias, das 12h00 às 20h00.

7.5.2009 - 17:57

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.