bastidores
Simpósio Internacional «Contra a Guerra – 60 anos de luta pela Paz»
Organizado pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação e o Conselho Mundial da Paz
Participam nesta sessão representantes de movimentos da Paz da Alemanha, Bélgica, Chipre, Espanha, Grécia, Itália, República Checa, Sérvia e Turquia, para além de Portugal. Contará igualmente com a presença do Secretário-Executivo do Conselho Mundial da Paz.
Com este simpósio, pretende-se destacar a história e o presente do movimento da paz em Portugal e no mundo, realçando a importância da luta pela paz face à crescente militarização das relações internacionais e da agenda de guerra da NATO.
A realização desta sessão, com tal abrangência de participações estrangeiras, é de acrescida importância no ano em que se realiza, no nosso País, uma cimeira da NATO, que visa a alteração do seu conceito estratégico num sentido ainda mais agressivo e global.
Às 20 horas, no mesmo local, realiza-se um jantar comemorativo dos 60 anos do Conselho Mundial da Paz, que contará com intervenções sobre o movimento da paz em Portugal e no mundo, poesia e música.
Nascida em 1949/1950, das cinzas da Segunda Guerra Mundial, e embalada pela vitória sobre o nazi-fascismo, esta organização bate-se em defesa da paz, do desarmamento; da segurança global; da independência nacional; da justiça económica e social. Ao longo destas seis décadas, o Conselho Mundial da Paz (e as organizações a ele associadas) tem prestado a sua solidariedade e apoio aos povos e aos movimentos de libertação que lutam pela independência, a soberania e integridade dos seus países e contra o imperialismo. É, hoje, uma organização com presença em todos os continentes.
28.1.2010 - 12:28
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.
RSS
TWITTER
FACEBOOK