bastidores

José Sócrates em Setúbal
Portugal regista maior crescimento económico da Europa

José Sócrates em Setúbal<br>
Portugal regista maior crescimento económico da Europa “Portugal teve o maior crescimento da Europa, durante o primeiro trimestre”, anunciou hoje, de manhã, o Primeiro-Ministro, José Sócrates, durante a sua deslocação à fábrica da Portucel, em Setúbal.

“O maior crescimento económico da Europa durante o primeiro trimestre verificou-se em Portugal. Isso quer dizer que a nossa economia recuperou e está a recuperar, apresentando os melhores indicadores de crescimento económico durante o primeiro trimestre”, afirmou, referindo que a economia Portuguesa foi das primeiras a sair da condição de recessão técnica, consequência da grave crise económica internacional que vivemos em 2008 e 2009.

“Quero recordar a todos que a economia Portuguesa foi das economias que melhor resistiu à crise. Durante 2009 nós decrescemos - 2,7, que compara com -4 da Europa. Isto é, a economia europeia decresceu mais do que decresceu a economia portuguesa. E agora no 1.º trimestre de 2010 tivemos um crescimento em cadeia de 1 por cento”, disse.

José Sócrates referiu que a notícia é “surpreendentemente boa” e que vai ajudar o País “na tarefa de continuar a recuperação económica, mas, também, na tarefa de fazer o ajustamento orçamental mais rápido do que tínhamos pensado fazer, dada a turbulência nos mercados financeiros”.

O Primeiro-Ministro destacou, ainda, o importante papel do sector exportador para a recuperação económica.

“Não há dúvida que os números do 1.º trimestre nos encorajam a prosseguir nesta via de recuperação económica e ao mesmo tempo de consolidação das finanças públicas. E quem é que deu o seu melhor para que esta recuperação se desse. Fundamentalmente o nosso sector exportador. E é por isso que venho, também, a esta fábrica. Este é um dos grupos que mais contribui para as exportações portuguesas, como disse o Sr. Pedro Queiroz Pereira, estão quase a atingir os 4%, mas é, sobretudo, um grupo com grande valor acrescentando português. Esta minha visita destina-se a homenagear um grupo que em muito contribui para a economia Portuguesa. Um grupo exportador do que melhor que há em Portugal, mas também na Europa”, concluiu.

Para Pedro Queiroz Pereira a fábrica da Portucel é a demonstração da confiança na economia Portuguesa e na capacidade de execução dos quadros portugueses.
´”Produzimos bens transaccionáveis, somos um grande exportador de valor acrescentado em Portugal, transformamos matéria-prima portuguesa – eucalipto – em produto com elevadíssimo coeficiente de valor acrescentado, que é o nosso papel. Para o efeito, utilizamos investigação e desenvolvimento nacional, recursos humanos qualificados portugueses, gestão nacional e capital português e conquistámos a liderança europeia com as nossas marcas próprias. Entregamos papel em mais de 100 países. No 1.º trimestre deste ano já aumentámos as nossas vendas em 11,6 % e o nosso “cash flow” operacional em quase 26%”, disse, revelando que em 2009 a fábrica representou 3% das exportações portuguesas. “É nossa convicção, fruto dos investimentos feitos, que este ano possamos representar 4% das exportações portuguesas”.

Durante a visita, o Primeiro-Ministro fez-se acompanhar pelo Ministro da Economia, da Inovação e Desenvolvimento, António Vieira da Silva, pelo Secretário de Estado Adjunto, da Indústria e do Desenvolvimento, Fernando Medina, pelo Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Rui Barreiro, e pelo Governador Civil, Manuel Malheiros.

12.5.2010 - 15:56

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.