Conta Loios

livros

No Salão Nobre da Banda Democrática 2 de Janeiro
Lançamento do livro «MONTIJO – História e Cidadania»

No Salão Nobre da Banda Democrática 2 de Janeiro<br />
Lançamento do livro «MONTIJO – História e Cidadania»<br />
A Âncora Editora vai realizar a sessão de convidar de lançamento do livro «Montijo – História e Cidadania». Textos de uma participação,
de Francisco Correia. A obra será apresentada por Joaquim Carreira Tapadinhas.
A sessão terá lugar no dia 14 de Dezembro, sábado, às 16:00 horas, no Salão Nobre da Banda Democrática 2 de Janeiro, no Montijo.

Lançamento do livro MONTIJO – História e Cidadania
Textos de uma Participação, de Francisco Correia.

Apresentação pelo Dr. Joaquim Carreira Tapadinhas.
.
A sessão terá lugar no dia 14 de Dezembro, sábado, às 16:00 horas, no Salão Nobre da Banda Democrática 2 de Janeiro,
Rua Almirante Cândido dos Reis, 44 – 1.º andar, Montijo.

Sinopse:

Este livro reúne um conjunto de textos publicados na imprensa local, ao longo de 10 anos, sobre alguns dos momentos e protagonistas em destaque na História do concelho do Montijo. Distribuídos por temas, desde as origens de Aldeia Galega do Ribatejo (antiga designação da cidade do Montijo), às suas instituições e personalidades, não esquecendo as suas freguesias, o livro explora alguns dos capítulos mais marcantes do seu passado histórico. Com a História da terra, partilham-se, igualmente, afectos tão fortes como laços familiares e, neste sentido, a publicação deste livro é um acto de cidadania. Porque só conhecendo o seu passado pode um povo amar a sua terra e amar é “postura de civilização”, nas palavras do prefaciador. Pretende-se, com esta publicação, que quem tenha no Montijo as suas raízes, ou neste concelho viva, ou nele trabalhe, possa guardar um justificado orgulho da terra e da sua História.

Biografia

Francisco Correia, natural do Montijo, licenciou-se em História pela Faculdade de Letras de Lisboa, em 1981, e concluiu, na mesma faculdade, a pós-graduação em Ciências Documentais (opção Arquivo), em 1985. Exerce, há mais de 43 anos, funções técnicas e de coordenação, primeiro na Biblioteca Nacional de Portugal (1976-1985), depois, no Arquivo Distrital de Santarém (1985-2003), no Arquivo Municipal do Montijo (2003--2015) e, actualmente, no Arquivo Histórico Municipal de Gondomar. Entre os diversos trabalhos publicados de divulgação de fontes documentais e de investigação histórica, destacam-se: “Um Ministro da Regeneração através dum arquivo de família existente na Biblioteca Nacional: estudo económico-social sobre João de Andrade Corvo” (1982); “Inventário da Colecção dos Manuscritos Iluminados da Biblioteca Nacional” (1986); e “Livro dos Milagres de Nossa Senhora das Virtudes, compilado por Fr. João da Póvoa em 1497” (1988). Publicou, entre outros, os seguintes estudos monográficos: Aldeia Galega do Ribatejo: séculos XIII a XV (2001); Toponímia do Concelho do Montijo, Volume I (2006); A Santa Casa da Misericórdia de Canha Através dos Tempos (2008); e A Terra Mais Maciçamente Republicana (2011). Mais recentemente, tem vindo a assinar diversos artigos em jornais do distrito de Setúbal, nomeadamente, O Setubalense e o Semmais, a maioria sobre temas históricos do concelho do Montijo, agora recolhidos neste livro.

10.12.2019 - 12:51

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.