Conta Loios

livros

Barreiro – «A cidade das Gaivotas» de Ana Garrido
Vencedora do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes

Barreiro – «A cidade das Gaivotas» de Ana Garrido<br />
Vencedora do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes Ana Garrido, do Barreiro, foi vencedora da edição do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes do ano 2020, com o romance «A cidade das Gaivotas».

O Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes do ano 2020, uma iniciativa da Câmara Municipal de Portimão, contou com a participação de 159 candidatos. O juri, por unanimidade, distinguiu o romance «A cidade das Gaivotas», como vencedora da edição de 2020, uma obra da barreirense Ana Garrido.

Na acta do juri sublinha-se que a escolha fundamentou-se na construção da narrativa, na correção léxico-gramatical, na linguagem apelativa, na dinâmica da narrativa, na originalidade do discurso, bem como na imaginação revelada na criação das personagens e no enredo.
Um texto que, salienta o juri, inscreve o amor, o reviver o amor, a paixão, as reflexões sobre os mesmos, ligando-se a outros temas como a emigração, o ensino, a vocação profissional, a motivação, o amor pelos animais- “é um espelho do que se passa hoje à nossa volta”.

Ana Garrido, nasceu em Lisboa, mas a sua terra é o Barreiro. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas. Fez Mestrado em Linguística. É professora do Ensino Secundário, desde 1979, no Barreiro.
Ana Garrido e Célia Figueira, este ano editaram o Ensaio «O Amor no caleidoscópio», uma obra que proporciona uma reflexão sobre a temática do amor, numa visão conjunta de abordagem do tema ao nível da psicologia e da literatura.

26.12.2020 - 16:52

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.