livros

BARREIRO - "TODAS AS FOLHAS TÊM CHÃO" de Álvaro Giesta
Vence a 8.ª edição do Prémio Edições Hórus

BARREIRO - Vence a 8.ª edição do Prémio Edições Hórus"> O mais recente livro de Álvaro Giesta, escritor e poeta barreirense, "TODAS AS FOLHAS TÊM CHÃO", venceu a 8.ª edição do Prémio Edições Hórus.

Nesta colectânea de textos (como se fossem contos), um pulo de lobo separa a realidade da ficção; tudo pode ser realidade mesmo quando ficcionada recorrendo aos ditames do coração.

Os lugares referidos na obra existem; cenas relatadas desses e nesses lugares, muitas aconteceram e outras são a realidade ficcionada; dos nomes das pessoas mencionados na obra, alguns são verdadeiros, como, por ex. os dos autores referidos nas epígrafes que antecedem alguns textos (Leonardo Coimbra, Nietzsche, Vergílio Ferrrira, Teixeira de Pascoaes, Afonso Valente Batista, Franz Kafka, OSHO, Daniel Faria…), do autor da obra “Na Rota de Diogo Cão”, dos cantores, do filósofo Agostinho da Silva.
São verdadeiros uitos dos que existem ao longo da obra, e inventados os dos intervenientes que integram as cenas de guerra ex-colonial e civil, após aquela, em Angola, pelo que, neste caso, qualquer parecença com nomes de pessoas conhecidas, é mera coincidência.

“Todas as folhas têm chão” são narrações de acontecimentos insólitos, uns, outros com algum fundo de realidade, embora ficcionada, que nos levam a reflectir sobre o mistério da vida e a certeza da morte. A nossa época é ruim porque já poucas vezes cremos em Deus e a Fé falta-nos perante os frágeis alicerces da vida.

Esta obra é um livre exercício de escrita em forma de contos, a que me atreveria a chamar “reflexivos”, que reivindicam íntima conexão com o espírito do escritor contra alguma degradação de valores humanos e contra esse dogma da crença em Deus: o Deus dos homens, aquele que me fez reflectir e escrever numa época, já distante, em que assisti ao ir para o Eterno do meu velho pai, com quem converso ao longo das páginas desta obra.

03.06.2023 - 00:27

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.