livros

Poeta e romancista residente no Seixal
Fernando Fitas vence 3.ª edição do Prémio Literário Hugo Santos

Poeta e romancista residente no Seixal<br />
Fernando Fitas vence 3.ª edição do Prémio Literário Hugo Santos O poeta e jornalista Fernando Fitas, residente no Seixal, foi o grande vencedor da 3.ª edição do Prémio Literário Hugo Santos, através da obra original intitulada: «Perdurável Inventário de Efémeros.»

A iniciativa é promovida pelo município de Campo Maior (de onde Fernando Fitas é natural), tendo o poeta submetido a concurso um trabalho literário que, de acordo com a sinopse da obra, «constitui uma reposição de afetos e memórias, um estendal de lonjuras que habitam o olhar - de maneira perene -, esculpidas pelo vazio, tecidas pela ausência daqueles que não voltam, mas que permanecem nessa espécie de casa a que convencionámos chamar o coração».

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, refere que «Fernando Fitas é uma figura incontornável da cultura nacional e é com muito orgulho que recebemos a notícia por mais este prémio alcançado. Apesar de não ter nascido no Seixal, Fernando Fitas é considerado um de nós pela forma como menciona, representa e valoriza o nosso concelho. Espero que o seu exemplo possa ser transmitido às gerações vindouras, como homem preocupado em defender e valorizar a língua portuguesa e em promover a criação literária».

Fernando Fitas reside há muitos anos no concelho do Seixal e foi homenageado com a Medalha de Mérito Cultural, pela Câmara Municipal do Seixal, em 2023.

02.09.2024 - 15:44

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.