Conta Loios

ambiente

Setúbal - ObservaNatura é ponto de partida para passeios de natureza
Promoção e dinamização das potencialidades naturais do Estuário do Sado

Setúbal - ObservaNatura  é ponto de partida para passeios de natureza<br>
Promoção e dinamização das potencialidades naturais do Estuário do Sado A importância da ObservaNatura na promoção e dinamização das potencialidades naturais do Estuário do Sado foi destacada pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, sábado à tarde, na abertura da sexta edição do certame, realizado este fim de semana.


“O palco desta feira é já um ponto de referência na observação de aves e um ponto de partida para passeios de natureza, para conhecer o Estuário do Sado e para ver ao vivo a beleza que envolve a região”, salientou Maria das Dores Meira na sessão de abertura do evento, realizado na Herdade da Mourisca.

A ObservaNatura, dedicada ao turismo ornitológico, uma modalidade do turismo de natureza com destaque para a observação de todo o tipo de aves, decorreu no sábado e no domingo, num recinto instalado próximo do Moinho de Maré da Mourisca, em pleno Estuário do Sado.

“Estamos a promover Setúbal como destino turístico de excelência ao aproveitar todas as potencialidades que a região tem para oferecer”, frisou a autarca, ao explicar que a estratégia turística impulsionada tem como base o desenvolvimento de três eixos do Plano Estratégico Nacional de Turismo.

A aposta no turismo de natureza, com especial enfoque no birdwatching, é complementada pelos sabores da região, como a gastronomia e as produções vinícolas, a par do touring cultural e paisagístico, adiantou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

Maria das Dores Meira, numa sessão em que participou também o secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, destacou que os eixos estratégicos de desenvolvimento turístico marcam presença “no espaço extraordinário” que é a Herdade da Mourisca.

A sessão de abertura da 6.ª edição da ObservaNatura contou ainda com intervenções de Paula Sarmento, presidente do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, entidade que organizou o evento em parceria com a Autarquia, e de João Madeira, da SONAE Turismo.

Minicursos, workshops, passeios, observações de aves e encontros entre empresas foram atividades desenvolvidas durante o fim de semana na sexta edição consecutiva da feira dedicada ao turismo ornitológico, “nicho de mercado que atrai 100 milhões de pessoas em todo o mundo”, salientou Maria das Dores Meira.

Durante os dois dias realizaram-se vários encontros e apresentações que abordaram temas e projetos relacionados com o turismo de natureza, em especial o crescente movimento de observação de aves, sobretudo na Península Ibérica, “um dos locais da Europa mais procurados para esta atividade”, vincou a autarca.

Entre os palestrantes marcaram presença profissionais e investigadores do setor oriundos de vários pontos de Portugal, como por exemplo do Buçaco, mas também de países como Espanha, em particular de Madrid, e Inglaterra, nomeadamente o apresentador de programas de natureza da BBC David Lindo.

Em paralelo aos encontros e debates, a ObservaNatura incluiu muitas outras atividades, como voos cativos em balão de ar quente, gratuitos, e passeios de barco na Reserva Natural do Estuário do Sado, onde se localiza a Herdade da Mourisca, para observação de aves.

No recinto do certame estiveram representadas mais de trinta empresas, das quais cerca de metade desenvolvem atividades diretamente relacionados com ecoturismo e turismo de natureza, assim como sete associações ambientais e de turismo e de nove entidades públicas.

Entre outros, a ObservaNatura proporcionou aos participantes passeios de canoa, percursos de obstáculos de cordas para crianças e passeios em veículos segway, de charrete e volteio e de bicicleta, workshops, atividades desportivas e uma sessão de meditação.

Fonte - CMS

14.10.2014 - 1:57

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.