Conta Loios

ambiente

Barreiro - Plano contra incêndios para a Mata da Machada
Várias entidades dão continuidade a trabalho que já vem sendo feito há anos

Barreiro - Plano contra incêndios para a Mata da Machada<br />
Várias entidades dão continuidade a trabalho que já vem sendo feito há anos . Patrulhamento diurno e noturno será assegurado por parte de Fuzileiros e SEPNA (GNR).

Na passada segunda-feira, foi realizada, uma reunião deste âmbito, para que todas as entidades possam estar articuladas, em caso de emergência.

As entidades presentes na reunião, foram a Proteção Civil da Câmara Municipal do Barreiro, o Gabinete Técnico Florestal, as duas corporações de bombeiros do Barreiro – Sul e Sueste e Corpo de Salvação Pública – GNR e a Escola de Fuzileiros.

Todos os anos o vereador Bruno Vitorino, responsável pela Reserva Natural Local do Sapal do Rio Coina e da Mata da Machada (RNL), reúne representantes de várias entidades para preparar o plano contra incêndios florestais para o maior e mais importante espaço natural do concelho do Barreiro.

Na passada segunda-feira, foi realizada, uma reunião deste âmbito, para que todas as entidades possam estar articuladas, em caso de emergência.

"Temos que estar preparados para dar uma resposta rápida e eficaz, caso haja essa necessidade. Este não é um trabalho que é feito em dias ou semanas, mas sim um trabalho que já vem sendo feito há anos”, sublinha.

Novamente, o patrulhamento diurno e noturno, será assegurado por parte de Fuzileiros e SEPNA (GNR).

Bruno Vitorino lembra ainda que a Mata da Machada vai voltar a ser vigiada por jovens, no âmbito do programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, que tem como objetivo principal a vigilância e proteção contra incêndios.

Este programa, da responsabilidade do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), destina-se a jovens entre os 18 e os 30 anos, estando as inscrições abertas através da plataforma online https://programas.juventude.gov.pt/florestas.

O programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” decorre durante os meses de junho a setembro.

As entidades presentes na reunião, foram a Proteção Civil da Câmara Municipal do Barreiro, o Gabinete Técnico Florestal, as duas corporações de bombeiros do Barreiro – Sul e Sueste e Corpo de Salvação Pública – GNR e a Escola de Fuzileiros

26.05.2020 - 12:28

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.