Conta Loios

ambiente

SIMARSUL apresentou no Dia Mundial do Saneamento
Campanha «SUPERAMIGO – Lixo no Esgoto, Não»
. Apela à mudança de comportamentos

SIMARSUL apresentou no Dia Mundial do Saneamento<br>
Campanha «SUPERAMIGO – Lixo no Esgoto, Não»<br>
. Apela à mudança de comportamentos 19 de novembro de 2020 – A SIMARSUL apresentou no Dia Mundial do Saneamento, numa sessão que decorreu online, a nova campanha de sensibilização ambiental - “SUPERAMIGO – LIXO NO ESGOTO, NÃO!” que visa alertar a comunidade da península de Setúbal para a colocação indevida de resíduos nas redes de saneamento e como estes comportamentos afetam as processos e as infraestruturas que encaminham e tratam as águas residuais.

“SUPERAMIGO – LIXO no ESGOTO, NÃO!” é nova campanha de sensibilização ambiental que visa alertar a comunidade da Península de Setúbal para a colocação indevida de resíduos nas redes de saneamento e o seu impacto no processo de tratamento de águas residuais. A mensagem desta campanha multimeios é veiculada através de uma história de Monstros, Heróis e Superamigos, na qual participam trabalhadores e familiares da SIMARSUL, e procura consciencializar e envolver a comunidade para a mudança de comportamentos e destacar a importância do saneamento para a saúde pública e para o ambiente.

19 de novembro de 2020 – A SIMARSUL apresentou no Dia Mundial do Saneamento, numa sessão que decorreu online, a nova campanha de sensibilização ambiental - “SUPERAMIGO – LIXO NO ESGOTO, NÃO!” que visa alertar a comunidade da península de Setúbal para a colocação indevida de resíduos nas redes de saneamento e como estes comportamentos afetam as processos e as infraestruturas que encaminham e tratam as águas residuais.

A sessão de apresentação da campanha foi presidida pelo Presidente de Conselho de Administração da SIMARSUL, Dr. António Ventura, e contou com intervenções de representantes da Direção de Operação que, diariamente, no terreno, são afetados e vivenciam pessoalmente, nas suas equipas e no seu trabalho, diversos constrangimentos resultantes da crescente problemática da colocação indevida de resíduos nas redes de saneamento e o seu impacto na atividade da SIMARSUL. Feito o enquadramento da necessidade da campanha, seguiu-se a apresentação do seu conceito, mensagem e meios.

Apresentação da Campanha. Da história aos meios.

A Campanha “SUPERAMIGO - Lixo no Esgoto, Não!” foi desenvolvida no âmbito das ações de educação ambiental da SIMARSUL e tem por objetivo sensibilizar e esclarecer a população sobre as consequências da colocação de resíduos sólidos no esgoto.
É um problema de difícil perceção visto que as suas consequências não são visíveis para a maior parte da população. Trocar o balde do lixo pela sanita é, lamentavelmente, cada vez mais frequente.

A mensagem desta campanha é veiculada através de uma história de monstros, heróis e superamigos, na qual participam trabalhadores e familiares, e procura consciencializar e envolver a comunidade para a mudança de comportamentos.
Com o desafio de mostrar o trabalho que os técnicos da SIMARSUL fazem nas ETAR - Estações de Tratamento de Águas Residuais, são chamados HERÓIS, pois fazem o que mais ninguém faz para combater os “MONSTROS” feitos de lixo e gorduras que pessoas e indústrias deitam indevidamente pelo cano abaixo.
Com esta campanha, é mostrado que o trabalho destes heróis não chega para salvaguardar a eficiência do sistema de saneamento e a segurança que todos necessitam ter na água que usamos. Os heróis da SIMARSUL precisam da ajuda dos SUPERAMIGOS.

Os Superamigos são representados nesta campanha pelos filhos dos trabalhadores que seguram nas mãos quatro tipos de lixo (cotonetes, cabelos, toalhitas e pensos), que são exemplos de milhares de resíduos sólidos que chegam diariamente às ETAR e que provocam entupimentos e dificultam o trabalho destes Heróis.
Ao serem colocados os resíduos nos sítios próprios, para o efeito, evitam-se os entupimentos nas redes de saneamento e diminuem-se as dificuldades verificadas nos processos de tratamentos das águas residuais.

A divulgação da campanha conta com um plano multimeios para a sua comunicação nos mídias regionais, redes sociais, outdoors e encartes à população.
Complementarmente, foi desenvolvida a exposição itinerante “Vamos acabar com os monstros dos esgotos”, com início no dia Mundial do Saneamento no RioSul Shopping, e que passará pela região em estreita articulação com os parceiros municipais da SIMARSUL.

São exibidas imagens, fotografias e amostras dos monstros reais e dos seus impactos nocivos, de forma lúdica mas séria, sensibilizando a população para a não deposição de lixo nos esgotos.
Foi também produzido o vídeo da Campanha que foi filmado antes do início da pandemia, e que contou com a participação dos trabalhadores e dos seus familiares determinados na passagem desta importante mensagem de sensibilização à população para LIXO NO ESGOSTO, NÃO!

Link para o vídeo da campanha: https://youtu.be/Gb5Eka8sxHg

Desta forma e com esta campanha a SIMARSUL visa contribuir ativamente para a adoção de comportamentos mais sustentáveis através do desenvolvimento de atividades que promovam uma educação ambiental mais consciente, destacando o valor da água e do saneamento no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A empresa continuará a realizar um caminho de proximidade com as partes interessadas, na procura e concretização de soluções que garantam a proteção do ambiente na região. Quer através de uma atuação conjunta e articulada com os municípios e indústrias para redução das afluências indevidas, quer no envolvimento e sensibilização da população para a adoção de boas praticas ambientais que permitam assegurar a eficiência das redes de drenagem de saneamento e reduzir o seu impacto no serviço.

A SIMARSUL assume, ainda, o seu papel na proteção e valorização do vasto património natural e da biodiversidade da península de Setúbal – região particularmente sensível pelas suas zonas piscatórias, balneares e áreas naturais protegidas.
Como referido pelo Presidente do Conselho de Administração da SIMARSUL «Pese embora o impacto dos comportamentos ambientais incorretos, é reforçado o compromisso da empresa e dos seus trabalhadores na sua missão de prestar um serviço público de saneamento eficiente e seguro essencial à vida e à saúde pública da região, e que em tempos de pandemia assume importância redobrada.»

«Hoje, em particular, Dia Mundial do Saneamento, felicitamos e agradecemos todos os trabalhadores e trabalhadoras que, diariamente, superam as mais diversas adversidades e dão o seu contributo, em diversas funções, para assegurar o serviço público de saneamento.»
«Porque o futuro das próximas gerações depende do que é feito no presente, é responsabilidade de todos, e de cada um, continuar a fazer a sua parte.»

A SIMARSUL

A SIMARSUL - Saneamento da Península de Setúbal, S.A. foi criada pelo Decreto-Lei 34/2017, de 24 de março, e é responsável pela gestão e exploração do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Península de Setúbal, em regime de exclusivo e por um prazo de 30 anos.
É uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, tendo como acionistas a AdP - Águas de Portugal, SGPS, SA, em representação do Estado Português, e os Municípios de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.

Os investimentos realizados no Sistema Multimunicipal de saneamento de águas residuais da Península de Setúbal, ao longo de mais de uma década, ascendem a 211 milhões de euros e têm contribuído, de forma decisiva, para a preservação sustentável dos ecossistemas e da biodiversidade, para a melhoria dos recursos hídricos, para a valorização da água e reutilização de recursos, da qualidade de vida da população local e para a promoção do desenvolvimento e da competitividade regional.

Até 2021, a SIMARSUL irá investir no seu Sistema Multimunicipal cerca de 9,8 milhões de euros em empreitadas no âmbito do plano de investimentos em curso para o primeiro quinquénio 2017-2021, nomeadamente na conclusão de alguns subsistemas, na reabilitação de infraestruturas e na melhoria da eficiência e fiabilidade de processos.

20.11.2020 - 11:47

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.