Conta Loios

ambiente

Utilização das bicicletas elétricas promove a redução da pegada de carbono
ENA entrega bicicletas elétricas à Câmara Municipal de Setúbal
,

Utilização das bicicletas elétricas promove a redução da pegada de carbono<br />
ENA entrega bicicletas elétricas à  Câmara Municipal de Setúbal<br />
, Duas bicicletas elétricas foram entregues esta tarde pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida à Câmara Municipal de Setúbal, que as vai utilizar para testar, em deslocações, as vantagens do uso de modos suaves e sustentáveis de mobilidade.

Esta oferta realiza-se no âmbito do projeto europeu EnerNETMob, desenvolvido pela ENA em parceria com 11 países e cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, com o objetivo de criar uma rede inter-regional de mobilidade elétrica, garantindo a ligação entre cidades e regiões mediterrânicas, com o desenvolvimento de diversas ações.

Na cerimónia de entrega de viaturas, que decorreu em frente do Edifício Ciprestes, estiveram presentes a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, a vereadora do Ambiente, Carla Guerreiro, dois representantes da ENA, Cristina Daniel e Ricardo Alegria, e elementos da Divisão de Mobilidade e Transportes e do Gabinete de Projetos do Ambiente e da Energia da autarquia.

A presidente do município saudou e a ENA pela iniciativa e comentou a importância da oferta. “O caminho tem de ser feito desta forma. É com ações como esta que se faz a diferença no que diz respeito à mobilidade sustentável.”

Também a vereadora com o pelouro do Ambiente destacou a relevância de pôr as duas bicicletas ao serviço do município. “Além de ser uma mais-valia para a saúde, a utilização das bicicletas elétricas promove a redução da pegada de carbono.”

Carla Guerreiro adiantou que os veículos estão, a partir de hoje, à disposição dos trabalhadores que exercem funções no Edifício Ciprestes, onde funcionam áreas funcionais da autarquia como o urbanismo, as obras e o ambiente.

“É interessante reduzir-se, nos serviços municipais, a utilização dos carros em deslocações curtas. Uma pessoa que trabalhe no Edifício Ciprestes e que tenha de ir aos Paços do Concelho, ou, por exemplo, um trabalhador que fiscalize o centro histórico, pode pegar na bicicleta elétrica, em vez de utilizar um automóvel.”

Futuramente, adiantou a autarca, a ideia é “ter, pelo menos, duas bicicletas elétricas em cada edifício municipal”.

Ricardo Alegria, da ENA, adiantou que as duas bicicletas, de modelo UrbanBiker Sidney, cor preta, possuem motores de 250 watts, duas bolsas para transporte de documentos e autonomia de 70 a 80 quilómetros. “São mais um contributo para a transição energética e a descarbonização do território.”

Para este efeito, igualmente no âmbito do projeto europeu EnerNETMob, vai ser instalado em Setúbal um posto de carregamento rápido, com capacidade de abastecer veículos elétricos em menos de trinta minutos.

A primeira infraestrutura vai ficar instalada na placa central da Avenida Luísa Todi, entre o Largo José Afonso e a Casa da Baía – Centro de Promoção Turística.

Além de Setúbal, a ação-piloto da ENA contempla a instalação de postos de carregamento rápido de viaturas elétricas nos municípios de Palmela e Sesimbra.

A mobilidade urbana sustentável é uma das áreas de atuação que motivam o Território Arrábida – Património Partilhado, a marca que unifica a política de implementação de projetos intermunicipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra com forte impacte no desenvolvimento social, económico e ambiental da região.

Um destes projetos é o Plano de Mobilidade Elétrica para o Território Arrábida, estratégia que propõe medidas específicas para a implementação da mobilidade elétrica na região, identificando oportunidades de intervenção segundo as características territoriais e os padrões de mobilidade e crescimento de cada município.

Nesta matéria, está agendado, para novembro, em Setúbal, o Fórum Europeu da Mobilidade Elétrica.

20.03.2021 - 13:51

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.