ambiente
Barreiro - Machada em Alerta 2022
Jovens voluntários de «olhos postos» na Mata

São jovens, residem no concelho do Barreiro, e ocupam boa parte do seu tempo livre em ações de vigilância e proteção da Mata Nacional da Machada.
Durante os meses de julho, agosto e setembro, a prevenção de incêndios na Mata da Machada e áreas circundantes é reforçada por equipas de quatro elementos e estes são apenas alguns dos jovens que cumprem funções de vigilância neste posto fixo da Mata. Muitos são repetentes porque gostam do Projeto e gostam ainda mais deste espaço florestal. “Estamos de férias, temos mais tempo livre e sentimos que somos úteis. A nossa presença aqui é importante”. Além disso, referem, “tivemos formação com os bombeiros e sabemos como agir em caso de emergência”.
Tiago Alves tem 19 anos e é um dos que repete a experiência e valoriza a ligação que sente à natureza, especialmente num local como este, onde também escolheu investir o seu tempo livre. Todos manifestam preocupação com o período de seca que atravessamos e dizem estar, ainda mais, atentos à possibilidade de incêndio florestal.
Rui Pedro Pereira, Vereador da Sustentabilidade Ambiental, considera que a presença diária destes voluntários, durantes dois turnos de cinco horas por dia “é fantástica”.
“É a prova de que cada vez mais jovens têm sensibilidade e preocupação ambiental. Neste caso são jovens do concelho do Barreiro que aqui desempenham uma missão muito importante ao vigiarem o ‘pulmão verde’ do nosso concelho”. E porque as inscrições neste Programa de ‘Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, promovido pelo IPDJ, continuam abertas, o autarca pediu aos participantes que possam contagiar os amigos com o seu exemplo porque “as boas práticas e os comportamentos corretos em espaço florestais nunca são demais” e deixou um agradecimento a todos pelo bom trabalho desempenhado.
Fonte - CEA
05.08.2022 - 16:46
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.