ambiente
Concurso “Um Ano pelo Ambiente – pequenos grandes artistas”
EB nº8 do Barreiro primeiro lugar com “The Castle and the Sun"
Pelo segundo ano consecutivo, a EB nº8 do Barreiro conquistou o primeiro lugar com o trabalho “The Castle and the Sun”, inspirado na obra de Paul Klee.
Em segundo lugar ficou o trabalho do Jardim de Infância da Fonte do Feto, “Menino Imaginário”, inspirado na obra de Joan Miró, e a terceira posição foi conquistada pela Escola Básica 2/3 de Álvaro Velho, com “A Grande Onda de Kanagawa”, inspirada na obra do nipónico Katsushika Hokusai.
Em 4 lugar, ex aequo, ficaram: A Voz do Operário – Espaço Educativo do Lavradio; Centro de Ação Social de Palhais – CATL; EB 2/3 Padre Abílio Mendes Turma 7ºD; B 2/3 Padre Abílio Mendes Turma 8ºC; EB Barreiro; EB de Palhais; Jardim de Infância do Bairro 25 de Abril; Jardim Infantil Xi-Coração; Nós – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente.
Recorde-se que este ano o desafio consistiu na elaboração de um trabalho artístico, a partir de uma obra de um pintor famoso, à escolha. Participaram, com empenho e qualidade, nesta III edição, 25 estabelecimentos de ensino do concelho com um total de 52 trabalhos.
Entregues os prémios, e em representação dos três elementos do júri deste Concurso, Joana Gonçalves Maurício, salientou a dificuldade sentida na escolha de ‘apenas’ 12.
O valor atribuído a cada um dos vencedores destina-se à aquisição de material escolar, num estabelecimento de comércio local.
Em 2024 estas réplicas de pintores famosos vão integrar um calendário produzido e distribuído pela CMB, permitindo que estas imagens façam parte dos próximos 366 dias do novo ano.
Agradecendo a participação e presença de todos na cerimónia, Rui Pedro Pereira com a área da Educação Ambiental no Município, salientou o facto de este ser um projeto transversal a várias áreas. “É muito gratificante ver a forma como trabalharam este tema com os vossos alunos, colocando o foco nas questões ambientais, mas, desta vez, também veiculando informações sobre os pintores e as suas obras. O calendário de 2024 vai refletir tudo isto e perpetuar no tempo o trabalho que todos fizeram em conjunto. Nós, aqui no CEA damos uma pequena ajuda, mas sabemos que são vocês, os professores, que marcam positivamente e para sempre os alunos com as melhores práticas ambientais”.
A terminar, Rui Pedro Pereira afirmou que, à semelhança dos pintores que marcaram a nossa história com as suas obras geniais, “também os nossos pequenos artistas marcam a História do Ambiente no Barreiro!”.
Fonte - CEA
06.12.2023 - 16:06
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.