ambiente
SIMARSUL DESTACA VALOR DA ÁGUA
COM ATIVIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE
. Dia Mundial da Água
E, no próximo dia 27 de março, pelas 09h30, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro, realiza-se a primeira sessão do Ciclo de Conferências “20 Anos a Tratar o Futuro da Região” dedicada à temática “Sinergias Para a Recuperação Ambiental do Território”.
Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março), a SIMARSUL realizou um conjunto de atividades com o objetivo de reforçar a sensibilização para o valor da água e a importância da sustentabilidade dos recursos hídricos.
Destaca-se o lançamento do jogo AQUAQUIZ para o 1º ciclo do ensino básico, com uma versão melhorada com novas perguntas e um design mais apelativo e representativo do ciclo urbano da água. O jogo está também disponível para ser jogado em família ou entre amigos neste endereço: www.aquaquiz.pt.
/>
O AQUAQUIZ é uma das ferramentas disponibilizadas pelas empresas do Grupo AdP - Águas de Portugal para apoiar práticas pedagógicas participativas, criativas e dinâmicas que promovam o valor da água no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Lançado em fevereiro de 2019 para estudantes dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, o jogo já envolveu mais de 900 escolas cerca mais de dez mil jogadores/as, com um total superior a 62 mil jogos realizados.
Nos dias 20, 21 e 22 de março, a SIMARSUL assegurou a dinamização de várias ações lúdico-pedagógicas para a comunidade escolar do 1º ciclo no âmbito da sua participação no programa Concelho Eco-Escolas da EB da Cotovia, em Sesimbra e para o 2º ciclo da EB Pedro Lobato Eanes da Amora, no Seixal, nas temáticas “Água é Vida, não a desperdice” e “Lixo no esgoto, não!” para um total de cerca de 300 alunos.
No dia 27, pelas 09h30, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro, realiza-se a primeira sessão do Ciclo de Conferências “20 Anos a Tratar o Futuro da Região” dedicada à temática “Sinergias Para a Recuperação Ambiental do Território”, para celebrar os impactos positivos de duas décadas de serviço público de saneamento na Península de Setúbal e efetuar um balanço do projeto regional transformador e projetar e discutir as perspetivas futuras em estreita articulação com cada município parceiro e de forma próxima com a comunidade e os principais stakheholders.
A SIMARSUL
A SIMARSUL - Saneamento da Península de Setúbal, S.A. foi criada pelo Decreto-Lei 34/2017, de 24 de março, e é responsável pela gestão e exploração do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Península de Setúbal, em regime de exclusivo e por um prazo de 30 anos.
É uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, tendo como acionistas a AdP - Águas de Portugal, SGPS, SA, em representação do Estado Português, e os Municípios de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.
Os investimentos realizados no Sistema Multimunicipal de saneamento de águas residuais da Península de Setúbal, ao longo de quase duas décadas, têm contribuído, de forma decisiva, para a preservação sustentável dos ecossistemas e da biodiversidade, para a melhoria dos recursos hídricos, para a valorização e circularidade da água e reutilização de recursos associados, para a qualidade de vida da população local e para a promoção do desenvolvimento e da competitividade regional – fazendo a diferença na vida das pessoas e do território.
A SIMARSUL continuará o investimento no seu Sistema Multimunicipal no âmbito do plano de investimentos em curso de empreitadas para o período tarifário 2017-2026, nomeadamente na conclusão de alguns subsistemas, na reabilitação de infraestruturas e na melhoria da eficiência e fiabilidade de processos.
25.03.2024 - 08:22
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.