ambiente

No canhão da Praia da Baleeira em Sesimbra.
Secção de Escalada da Azoia faz limpeza de 1 tonelada de pneus
. 200 pneus de camião de 50 Kg cada

No canhão da Praia da Baleeira em Sesimbra.<br />
Secção de Escalada da Azoia faz limpeza de 1 tonelada de pneus <br />
. 200 pneus de camião de 50 Kg cada . Há pneus completamente soterrados na vegetação e no terreno

Englobado no World Clean Up day a Secção de Escalada da Azoia do Grupo Desportivo da Azoia (SEA – GDUA ) e a Vertical Splendor associam-se à Mossy Earth para levar a cabo a limpeza de 1 tonelada de pneus depositados no canhão da Praia da Baleeira em Sesimbra.

A Praia da Baleeira é um local de valor paisagístico e ambiental inestimável, que representa na perfeição o que de melhor temos no Parque Nacional da Arrábida.
Foram despejados no canhão da Praia, ao longo de toda a encosta, mais de 200 pneus de camião de grandes dimensões (cerca de 50 Kg cada).

Desconhecemos o responsável por estes depósitos ilegais ou as datas em que foram realizados mas há pneus completamente soterrados na vegetação e no terreno, indicando que este lixo está aqui há décadas.
Devido à complexidade do terreno ficou óbvio que a melhor forma de remover os pneus passaria por transportá-los da encosta para a praia através de um slide com cerca de 150m de comprimento para posterior remoção através de barco.

Após mais de 5 dias de trabalho, foram transferidos para perto da praia um número total de 72 pneus.
Os trabalhos envolveram cerca de 20 pessoas, entre sócios do SEA-GDUA e elementos da empresa Vertical Splendor valioso parceiro da comunidade escaladora.

No próximo dia 14 de setembro, com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra, Junta de Freguesia do Castelo, FPME – Federação Portuguesa de Escalada de Competição e Decathlon, pretendemos finalizar esta fantástica ação através do transporte dos pneus, por via marítima, desde a Praia da Baleeira até ao Porto de Sesimbra, onde serão transportados até ao destino final, a VALORPNEU, para serem reciclados e ganharem nova vida.

Esta ação reveste-se, ainda, de um forte valor sentimental para toda a comunidade escaladora ,uma vez que foi o falecido companheiro João Gaspar a alertar a SEA-GDUA para este verdadeiro atentado à natureza.

Pedro Nogueira

06.09.2024 - 17:11

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.