ambiente
BARREIRO - Mata Nacional da Machada
500 árvores plantadas no Dia da Floresta Autóctone
Está iniciativa decorreu no âmbito do Projeto ProNatura da ANEFA (Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente) com o patrocínio do ACP - Automóvel Club de Portugal e contou com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P.
Perto de uma centena de pessoas aceitaram o convite do CEA - Centro de Educação Ambiental da Câmara Municipal do Barreiro (CMB) e semearam mais esperança no Planeta com a plantação de espécies autóctones como os freixos, os adernos, os choupos brancos, os sanguinhos das sebes, os salgueiros e as aroeiras que são, maioritariamente, plantas de galerias ripícolas.
Presentes na iniciativa, os vereadores Rui Pedro Pereira e Maria João Regalo salientaram a importância destas ações na nossa floresta autóctone que, explicaram, se caracteriza por ser mais adaptada ao nosso clima e mais resiliente às alterações climáticas.
A urgência de cuidarmos destes espaços é cada vez maior, referiram, e isso passa por protegermos espécies de elevado valor ecológico como os sobreiros, os carvalhos, as azinheiras, os freixos e os medronheiros que existem na Mata da Machada.
Refira-se que a CMB, através do Centro de Educação Ambiental, tem promovido múltiplas iniciativas junto da população que contribuem para este objetivo.
O dia de hoje é disso um exemplo.
Juntos participamos nesta ação de plantação de espécies nativas, removemos centenas de germinações de acácias (espécie invasora) e iremos recordar com alegria estes momentos de sensibilização ambiental aqui vividos.
Fonte - CEA
24.11.2024 - 13:32
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.