ambiente

SETÙBAL - Golfinho Parade renova arte em Dia do Ambiente
Dezenas de réplicas pintadas por alunos de escolas e utentes de instituições

SETÙBAL - Golfinho Parade renova arte em Dia do Ambiente<br />
Dezenas de réplicas pintadas por alunos de escolas e utentes de instituições A Golfinho Parade, exposição com duas dezenas de réplicas de golfinhos pintadas por alunos de escolas e utentes de instituições, voltou à Doca dos Pescadores hoje, Dia Mundial do Ambiente, numa iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal.

“Estes golfinhos simbolizam Setúbal, um território natural extremamente rico que orgulha quem cá vive”, sublinhou o presidente do município, André Martins, na inauguração da exposição, composta por trabalhos realizados por alunos dos agrupamentos de escolas azuis e eco-escolas do concelho.

Inspirados em temas como a defesa do rio Sado e da Arrábida, criatividade e imaginação não faltaram aos participantes.

As 19 réplicas, em tamanho real, que reproduzem as posições-base do movimento dos golfinhos acima da linha de água, cada uma com uma frase associada, foram pintadas com cores diversas, mais ou menos vibrantes, padrões irreverentes, outros mais simples e há até uma de homenagem ao património azulejar português.

Escolas básicas Barbosa du Bocage, dos Arcos, Luísa Todi, de Aranguez e do Monte Belo, Jardim de Infância e Escola Básica da Brejoeira, escolas básicas e secundárias Lima de Freitas e Ordem de Sant’Iago e escolas secundárias du Bocage, D. João II, Dom Manuel Martins e Sebastião da Gama, assim como a Escola Primária Santa Ana são os estabelecimentos de ensino cujos trabalhos fazem parte da mostra.

Participaram ainda utentes da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental e da Área de Crianças, Jovens e Idosos da LATI – Centro Comunitário du Bocage/Liga dos Amigos da Terceira Idade.

“É muito importante que estas iniciativas sejam feitas através das escolas, das crianças e dos jovens, porque é nesta idade que existe uma maior sensibilidade para os problemas ambientais”, reforçou o presidente André Martins.

A Golfinho Parade foi criada no âmbito de uma iniciativa de sensibilização para a proteção dos ecossistemas marinhos e para a valorização e preservação da população de golfinhos-roazes do estuário do Sado, uma das poucas comunidades residentes desta espécie em toda a Europa.

As esculturas estão inseridas numa exposição pública promovida no âmbito do projeto “Mar Adentro”, da Câmara Municipal e da Associação Baía de Setúbal, em parceria com o projeto Mares Circulares, iniciativa da Coca-Cola, com a colaboração da LPN – Liga para a Proteção da Natureza.

“Uma das condições para que os golfinhos se mantenham aqui na nossa baía e no nosso estuário é porque existe aqui alimentação e porque a qualidade das águas é boa. Temos de continuar a defendê-los e a preservá-los”, sublinhou o presidente da autarquia, André Martins.

Além da cerimónia de inauguração da exposição, na qual estiveram presentes todas as entidades envolvidas, as comemorações locais do Dia Mundial do Ambiente contaram, de manhã, com ações de limpeza na Praia da Saúde, as quais prosseguem durante a tarde.

De manhã, a iniciativa contou com a participação de cerca de uma centena de alunos das escolas básicas da Brejoeira e da Gâmbia que, com o apoio de elementos da LPN, recolheram, em apenas meia hora, cerca de 6 quilos e 200 gramas de resíduos, entre lixo indiferenciado e plásticos, e 1015 beatas.

Os valores foram divulgados na ocasião por Ana Sofia Ribeiro, da LPN, que coordenou o trabalho das crianças na ação de limpeza da Praia da Saúde, integrada na campanha internacional “Juntos por um Mundo de Praias Limpas” – Operação “Plages Propes”, da Associação das Mais Belas Baías do Mundo.

A iniciativa, na qual participou o presidente da Associação Baía de Setúbal, Ricardo Oliveira, incluiu a exibição coletiva de uma lona com a frase “Setúbal por um Mundo de Praias Limpas. Juntos conseguimos!”, que foi fotografada e filmada.

O Dia Mundial do Ambiente em Setúbal contou, ainda, com jogos tradicionais, dinamizados pela Associação das Coletividades do Concelho de Setúbal, filiada da Federação Portuguesa de Jogos Tradicionais, a pintura de um mural instalado na Doca dos Pescadores, o workshop “Moda de Reciclagem” e a hora do conto “O Sonho que Acordou a Terra”.

“O objetivo destas iniciativas é fazer com que a relação do Homem com a Natureza seja cada vez mais harmoniosa”, concluiu o presidente André Martins.

Fonte - CMS

05.06.2025 - 18:18

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.