Conta Loios

ambiente

ETAR de Barreiro / Moita
Deverá estar concluída no final de Outubro
. Entrada em funcionamento em Novembro

ETAR de Barreiro / Moita<br>
Deverá estar concluída no final de Outubro<br>
. Entrada em funcionamento em Novembro. Dimensionada para dar resposta a 290.000 habitantes

. Recuperação energética através da valorização do biogás

. Numa iniciativa pioneira vai existir uma linha de reutilização de água

A construção da ETAR de Barreiro/Moita deverá estar concluída no final de Outubro, prevendo-se, que, no mês de Novembro, possa entrar em fase de exploração.
Visitámos a ETAR e, pelo que nos foi referido, nesta fase, a obra já está em processo de acabamentos, e, entrou no período de realização de ensaios.

A Construção da ETAR de Barreiro/Moita vem resolver a carência de tratamento dos efluentes urbanos dos dois municípios, grande parte descarregados directamente para o estuário do rio Tejo.
A ETAR irá tratar as águas residuais urbanas provenientes dos concelhos do Barreiro e Moita, e de algumas zonas industriais existentes nos dois concelhos, sendo o meio receptor dessas águas residuais tratadas o estuário do rio Tejo, em condições ambientalmente seguras.
A ETAR proporcionará, assim, uma melhoria das condições de vida das populações locais e da qualidade dos meios hídricos na zona, promovendo benefícios socio-económicos e ambientais na qualidade dos meios receptores, na requalificação do meio ecológico e nas actividades que dele dependem.

Resposta a 290.000 habitantes

A ETAR de Barreiro/Moita é dimensionada para dar resposta a um equivalente populacional de 290.000 habitantes e terá capacidade para uma caudal diário de cerca de 65.000 m3/dia.
A ETAR reveste-se de grande importância ambiental para as populações locais, servindo cerca de 90% da população do Barreiro e 92% da população da Moita.
A empreitada de construção da Estação de Tratamento de Água Residuais Barreiro/ Moita, consiste num investimento superior a 17.3 milhões de euros.
Esta será a maior ETAR do Sistema da SIMARSUL, sendo um projecto desenvolvido no âmbito do "Programa Operacional Temático Valorização do Território", do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para co-financiamento ao Fundo de Coesão da União Europeia.

Uma linha de reutilização de água

Esta é, sem dúvida, uma obra estruturante para os concelho do Barreiro, Moita e para a região.
De referir que, a ETAR vai permitir que exista uma linha de reutilização de água, por essa razão, em simultâneo, com a instalação das rede de saneamento que transporta para a ETAR as águas residuais - numa iniciativa pioneira – está a ser instalada uma rede de água, em sentido contrário, que poderá permitir, no futuro a utilização das águas oriundas da ETAR, em áreas como rega de espaços públicos, sendo uma água que não serve para beber, serve para outras utilizações, rega, lavagem de contentores, ou utilização em instalações sanitárias.

Recuperação energética através da valorização do biogás

No Subsistema do Barreiro/Moita já foram realizados investimentos, na rede em alta, superiores a 35 milhões de euros.
No entanto, no concelho do Barreiro, cerca de 60% a 70% da rede de águas residuais não tem esgotos separativos, pelo que, com a entrada em funcionamento da ETAR, cerca de 30% a 40% das águas pluviais vão entrar no sistema.
De sublinhar ainda que, a ETAR Barreiro/ Moita disporá de um nível de tratamento secundário com desinfecção e com recuperação energética através da valorização do biogás, dispondo ainda de uma linha para produção de água para reutilizações em fins compatíveis e será também dotada com sistema de desodorização.

Na ETAR serão expostos artefactos arqueológicos

A SIMARSUL , no âmbito do projecto da ETAR vai colaborar com o Museu de Setúbal na recuperação do espólio das escavações arqueológicas pré-históricas da Ponta da Passadeira, estando prevista a realização de uma Conferência Internacional, sobre a importância destas escavações.
Neste contexto, nas instalações da ETAR serão expostos artefactos arqueológicos, oriundos das escavações arqueológicas da Ponta da Passadeira.

4.8.2010 - 0:14

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.