ambiente

O chapim está de regresso ao Seixal

O chapim está de regresso ao Seixal O chapim está de regresso ao Seixal em 2012 e com ele mais uma temporada de transmissão online em direto do dia a dia desta ave responsável por combater a lagarta-do-pinheiro e contribuir para o equilíbrio do ecossistema. Este ano são 2 os ninhos do Parque Desportivo Municipal da Verdizela que estão equipados com câmaras para cobertura 24 horas em direto da nova vida desta família.

De momento, apenas um dos ninhos está ocupado, com uma postura de 6 ovos realizada há poucos dias. Assim que é iniciada a incubação dos ovos durará, nesta espécie, 12 a 15 dias até à eclosão dos mesmos.

No site «O chapim vem ao Seixal» pode entrar no ninho e acompanhar o dia a dia, assistir ao nascimento, à alimentação e ao crescimento das pequenas crias, até à altura de voarem para outras paragens. É ainda possível participar nos desafios lançados, esclarecer todas as suas dúvidas sobre o que se está a ver ou a passar-se no momento, e deixar um comentário. O espaço será atualizado ao minuto e sempre que se registem novos acontecimentos, com o contributo de técnicos especializados e com o apoio do parceiro científico para esta área, a Bafari.

Uma outra novidade este ano do site é a disponibilização de um vídeo que ilustra o dia a dia do projeto em 2009. Uma peça com 3.40 minutos, onde é possível acompanhar o vida do chapim, desde a altura em que entra pela primeira vez na caixa-ninho, até à altura de a deixar com a restante família.

O projeto «O chapim vem ao Seixal» teve início em 2006 com «O chapim vem à escola». Em 2009 é colocada pela primeira vez uma câmara num dos ninhos existentes, o que permitiu acompanhar em direto o quotidiano desta ave e assistir ao nascimento, à alimentação e ao crescimento das pequenas aves.

3.5.2012 - 12:40

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.