ambiente
O chapim está de regresso ao Seixal
De momento, apenas um dos ninhos está ocupado, com uma postura de 6 ovos realizada há poucos dias. Assim que é iniciada a incubação dos ovos durará, nesta espécie, 12 a 15 dias até à eclosão dos mesmos.
No site «O chapim vem ao Seixal» pode entrar no ninho e acompanhar o dia a dia, assistir ao nascimento, à alimentação e ao crescimento das pequenas crias, até à altura de voarem para outras paragens. É ainda possível participar nos desafios lançados, esclarecer todas as suas dúvidas sobre o que se está a ver ou a passar-se no momento, e deixar um comentário. O espaço será atualizado ao minuto e sempre que se registem novos acontecimentos, com o contributo de técnicos especializados e com o apoio do parceiro científico para esta área, a Bafari.
Uma outra novidade este ano do site é a disponibilização de um vídeo que ilustra o dia a dia do projeto em 2009. Uma peça com 3.40 minutos, onde é possível acompanhar o vida do chapim, desde a altura em que entra pela primeira vez na caixa-ninho, até à altura de a deixar com a restante família.
O projeto «O chapim vem ao Seixal» teve início em 2006 com «O chapim vem à escola». Em 2009 é colocada pela primeira vez uma câmara num dos ninhos existentes, o que permitiu acompanhar em direto o quotidiano desta ave e assistir ao nascimento, à alimentação e ao crescimento das pequenas aves.
3.5.2012 - 12:40
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.