ambiente

BARREIRO - No espaço da Reserva Natural Local
Observação de aves no Sapal

BARREIRO - No espaço da Reserva Natural Local <br>
Observação de aves no Sapal No âmbito da iniciativa “Reserva o Sábado”, que teve início em fevereiro, dia 2, cerca de três dezenas de amantes e curiosos da ornitologia passaram uma manhã ‘em observação’ no Sapal do Rio Coina. De binóculos ‘em punho’, com o olhar no horizonte, os participantes deste primeiro desafio, observaram durante grande parte da manhã as aves que procuram o local para se alimentar e nidificar.

Esta iniciativa gratuita, promovida pela Câmara Municipal do Barreiro, através da Divisão de Sustentabilidade Ambiental, foi dinamizada em parceria com o Grupo Flamingo. Para que todos pudessem observar as espécies limícolas (que vivem em zonas húmidas e lodosas), como a tarambola-cinzenta, o alfaiate, o perna-vermelha, o maçarico-pequeno ou o pilrito-comum, mas também o colhereiro, a garça-pequena, a piadeira e o zarro, foram disponibilizados binóculos, guias de aves e telescópios.
Neste sábado, em que também se assinalou o Dia Mundial das Zonas Húmidas, o Sapal do Rio Coina foi palco privilegiado para a aprendizagem e troca de ideias, sobre estas aves, entre participantes e ornitólogos experientes.

Refira-se que a iniciativa “Reserva o Sábado” acontece, em 2013, no primeiro sábado de cada mês e será dinamizada no espaço da Reserva. Esta atividade promove o contacto com a natureza e corporiza um dos objetivos da Autarquia que, com a criação da Reserva Natural Local (RNL) do Sapal do Rio Coina e Mata Nacional da Machada, pretende reforçar a importância da conservação da natureza e da biodiversidade no Concelho.

Para mais informações sobre as futuras iniciativas, ligue para a Linha Verde (gratuita) 800205681. Contamos consigo. Reserve o sábado!

CMB

6.2.2013 - 16:49

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.