Conta Loios

europa

Época dos clássicos do cinema
Exibição de clássicos do cinema europeu em espaços do património cultural na Europa

Época dos clássicos do cinema<br />
Exibição de clássicos do cinema europeu em espaços do património cultural na Europa Este verão, vários filmes clássicos europeus serão exibidos em espaços emblemáticos do património cultural na Europa.

A Comissária Mariya Gabriel, responsável pela Economia e Sociedade Digitais, declarou : «O cinema constitui uma parte essencial na riqueza e diversidade da cultura europeia, contribuindo igualmente para reforçar os laços entre as pessoas que sentem a mesma paixão e emoção pelo cinema».

A partir de amanhã e até ao final de setembro, vários filmes clássicos europeus serão exibidos gratuitamente através de 13 países da UE, num grande número de espaços situados tanto em pequenas cidades como em capitais, realçando a riqueza e a diversidade do património cultural europeu. A série de eventos «Época dos clássicos do cinema» inscreve-se na iniciativa mais ampla do restauro e digitalização do património cinematográfico e conta com o apoio do programa Europa Criativa – MEDIA.

O Comissário Tibor Navracsics, responsável pela Educação, Cultura, Juventude e Desporto, afirmou: «O património cultural europeu, de que fazem parte os nossos grandes filmes clássicos, deve ser acessível a todos. Congratulo-me por ver que a série de eventos “Época dos clássicos do cinema” permite que qualquer pessoa que o desejar faça parte de uma experiência partilhada por toda a Europa, mesmo que só participe num evento local.»

A Comissária Mariya Gabriel, responsável pela Economia e Sociedade Digitais, declarou por sua vez: «O cinema constitui uma parte essencial na riqueza e diversidade da cultura europeia, contribuindo igualmente para reforçar os laços entre as pessoas que sentem a mesma paixão e emoção pelo cinema. A transformação digital tem um potencial considerável para fortalecer os efeitos positivos da cultura, tanto a nível económico como a nível social. Tirar proveito desta conexão de sucesso entre as tecnologias digitais e a cultura, é o desafio da nossa estratégia Digital4Culture.»

A série de eventos «Época dos clássicos do cinema» tem início amanhã, no festival de cinema de Bolonha, com uma apresentação de alguns dos filmes restaurados filmados com o sistema de cor cronocromático de Gaumont, uma das mais antigas técnicas de filmagem a cores. Entre os filmes clássicos que serão exibidos durante esta série de eventos, encontram-se alguns dos títulos mais conhecidos do cinema mundial, nomeadamente «Metrópolis» de Fritz Lang (1927), «Os Quatrocentos Golpes» de François Truffaut (1959) e «Cinema Paraíso» de Giuseppe Tornatore (1988). Os espaços emblemáticos em que serão exibidos os filmes incluem a Praça de Aristóteles, em Salónica, na Grécia, o Castelo de Kilkenny, na Irlanda e a Piazza Maggiore, em Bolonha, Itália. O programa completo do evento está disponível aqui.

Contexto

Desde 1991, a Comissão Europeia tem apoiado o setor audiovisual europeu, contribuindo para a sua competitividade e para a diversidade cultural na Europa, através do programa MEDIA. Uma das ações mais importantes neste contexto consiste em prestar apoio financeiro à distribuição de filmes europeus fora do país em que são produzidos. Com a ajuda do programa MEDIA, são anualmente disponibilizados ao público de outros países europeus, em média, mais de 400 filmes. Em maio de 2018, no quadro do próximo orçamento de longo prazo da UE para 2021-2027, a Comissão propôs aumentar em quase 30 % as verbas afetadas ao programa.

Neste projeto, o programa Europa Criativa - MEDIA financiará igualmente o restauro e a digitalização do património cinematográfico, a fim de garantir que a cultura europeia seja transmitida às gerações futuras. A série de eventos para este verão foi organizada no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural 2018 e reforçada pela estratégia Digital4Culture.

A série de eventos «Época dos clássicos do cinema» surge na sequência de uma primeira iniciativa, a «Noite do Cinema Europeu», no âmbito da qual 50 exibições gratuitas de 20 filmes financiados pelo programa MEDIA foram programadas de 3 a 7 de dezembro de 2018 por toda a UE, tendo permitido alcançar quase 7 200 pessoas. Espera-se que as exibições gratuitas da série de eventos «Época dos clássicos do cinema» venham atrair mais de 15 000 espetadores europeus.

01.07.2019 - 11:08

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.