Conta Loios

europa

Comissão apresenta primeiro Relatório de Prospetiva Estratégica
Traçar o caminho rumo a uma Europa mais resiliente

Comissão apresenta primeiro Relatório de Prospetiva Estratégica<br />
Traçar o caminho rumo a uma Europa mais resiliente A Comissão Europeia adotou o seu primeiro relatório de prospetiva estratégica, destinado a identificar os problemas e oportunidades emergentes para orientar melhor as escolhas estratégicas da União Europeia.

A prospetiva estratégica orientará as principais iniciativas políticas e ajudará a Comissão a elaborar políticas preparadas para o futuro e medidas legislativas que deem resposta tanto às necessidades atuais como às aspirações de mais longo prazo dos cidadãos europeus.

O relatório de 2020 apresenta a justificação do recurso à prospetiva para a elaboração das políticas da UE e introduz um conceito global de «resiliência da UE». À luz do ambicioso Plano de Recuperação da Europa, o relatório de prospetiva estratégica de 2020 analisa a resiliência da UE nas suas quatro vertentes: socioeconómica, geopolítica, ecológica e digital. Relativamente a cada uma destas vertentes, o relatório identifica as capacidades, as vulnerabilidades e as oportunidades que a crise veio revelar e que há que abordar a médio e a longo prazo.

A Comissão recorre desde há muitos anos à prospetiva, mas visa agora incorporá-la em todos os seus domínios de intervenção e explorar o seu valor estratégico.

A recente Comunicação relativa às matérias-primas essenciais , em que a prospetiva ajuda a reforçar a autonomia estratégica aberta da UE, constitui um primeiro exemplo a este respeito.
O relatório de prospetiva estratégica de 2020 propõe protótipos de quadros de indicadores de resiliência, tendo em vista lançar debates entre os Estados-Membros e outras partes interessadas sobre a melhor forma de monitorizar a resiliência.

09.09.2020 - 16:54

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.