Conta Loios

europa

O Futuro da Europa e Pontes para o Futuro
Celebrações do Parlamento Europeu no Dia da Europa 2021
. DIA DA EUROPA (9 de maio)

O Futuro da Europa e Pontes para o Futuro<br />
Celebrações do Parlamento Europeu no Dia da Europa 2021<br />
. DIA DA EUROPA (9 de maio) <br />
A «Declaração Schuman» foi proferida pelo Ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, a 9 de maio de 1950. Na União Europeia, todos os anos, a 9 de maio - Dia da Europa - festeja-se a paz e a unidade do continente europeu.

Este ano o 9 de maio marca tanto o Dia da Europa como o evento inaugural da Conferência sobre o Futuro da Europa.

1. DIA DA EUROPA (9 de maio)

A «Declaração Schuman» foi proferida pelo Ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, a 9 de maio de 1950. Na União Europeia, todos os anos, a 9 de maio - Dia da Europa - festeja-se a paz e a unidade do continente europeu.

2. CELEBRAÇÕES DO DIA DA EUROPA 2021

Este ano o 9 de maio marca tanto o Dia da Europa como o evento inaugural da Conferência sobre o Futuro da Europa. O Parlamento Europeu, como casa da democracia europeia, apela à celebração da Europa e à inclusão de todos no debate sobre o futuro da Europa. A maior parte das atividades de celebração do Dia da Europa decorrem online, adaptadas à especificidade do distanciamento social e à maior disponibilidade e interesse dos cidadãos por informação.
As várias instituições europeias vão abrir as suas "portas virtuais". O Parlamento Europeu organiza também uma série de eventos, incluindo visitas virtuais.
O 9 de maio de 2021 é também um apelo à ação: #OFuturoéTeu. Por isso, na plataforma multilingue da Conferência sobre o Futuro da Europa, os europeus podem partilhar as suas ideias sobre o futuro da União Europeia.

3. CONFERÊNCIA SOBRE O FUTURO DA EUROPA: EVENTO INAUGURAL EM ESTRASBURGO, 9 DE MAIO, JUNTA SASSOLI, VON DER LEYEN, COSTA E MACRON

O evento inaugural da Conferência sobre o Futuro da Europa acontece na sede do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, a 9 de maio, Dia da Europa, entre as 13h00 e as 14h30 (hora de Lisboa).

O programa inclui um discurso de boas-vindas do presidente francês Emmanuel Macron, discursos dos presidentes David Sassoli e Ursula von der Leyen, e do Primeiro-ministro António Costa - bem como breves intervenções dos co-presidentes do Conselho Executivo da Conferência. Estão também previstos contributos dos cidadãos e da sociedade civil através de vídeo, bem como intervenções musicais do violinista Renaud Capuçon e de Karski Quartet.

Serão feitas ligações remotas a eventos do Dia da Europa nos Estados-Membros. Estarão presentes na sala 27 estudantes Erasmus de todos os Estados-Membros. Cerca de 300 cidadãos europeus serão convidados e estarão ligados remotamente através de grandes ecrãs de televisão.

09.05.2021 - 10:55

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.