Conta Loios

conversas de 2 minutos

No Programa Bairros Saudáveis
Candidatura «Barreiro Velho» ficou em 6º lugar
. Existe uma grande energia cívica

No Programa Bairros Saudáveis <br>
Candidatura «Barreiro Velho» ficou em 6º lugar<br>
. Existe uma grande energia cívica Foi de extrema importância a Sociedade Democrática União Barreirense “os Franceses” aceitar o desafio de ser a promotora da candidatura, pelo seu legado associativo, pelo papel que tem desempenhado como IPSS e pela importância que tem no território”, salienta Carolina Cardoso, a investigadora barreirense que liga a investigação académica às experiências no terreno, e candidatou o Barreiro Velho ao programa Bairros Saudáveis, uma proposta que pretende valorizar a maior riqueza da cidade, os cidadãos.

“A candidatura ao Programa Bairros Saudáveis para o Barreiro Velho ficou em 6º lugar, com uma pontuação de 94,5 na lista preliminar. Um resultado muito importante para o Barreiro.”, refere ao jornal «Rostos», Carolina Cardoso, arquiteta, investigadora multidisciplinar, que recebeu a distinção « Rosto do Ano 2021 – na área Jovem».
Carolina Cardoso, acredita que os processos de regeneração urbana devem contar com a maior riqueza da cidade, os cidadãos. A jovem barreirense viveu 10 anos em São Paulo, onde dirigiu o Garagem Fab Lab, um espaço focado no "aprender fazendo", por meio da tecnologia e criatividade.

Implementar uma metodologia colaborativa de intervenção no espaço urbano

Carolina Cardos, sublinha que – “a ideia de candidatar o Barreiro Velho ao Programa Bairros Saudáveis surgiu a partir de diferentes oportunidades.
Por um lado, o Laboratório TUR que ocorreu em Setembro de 2020, ajudou a mapear problemas e desafios existentes no território, tal como iniciativas locais que poderiam ser importantes agentes de mudança.
Por outro lado, a pesquisa de doutoramento em andamento tem o Barreiro como território de implementação e validação de uma metodologia colaborativa, que pretende contribuir para melhorar os atuais instrumentos de intervenção no espaço urbano.”

Existe uma grande energia cívica com vontade de colocar a mão na massa

“Além disso, existe uma grande energia cívica com vontade de colocar a mão na massa. Uniram-se vontades e oportunidades e o projeto foi construído a várias mãos.
Foi ainda de extrema importância a Sociedade Democrática União Barreirense “os Franceses” aceitar o desafio de ser a promotora da candidatura, pelo seu legado associativo, pelo papel que tem desempenhado como IPSS e pela importância que tem no território”, salienta Carolina Cardoso.

Colaboração transdisciplinar que envolva os saberes e experiências

“A proposta fundamenta-se na colaboração transdisciplinar que envolva os saberes e experiências de diferentes agentes urbanos e na abertura à complexidade das dinâmicas socio-territoriais do Barreiro Velho. O trabalho no terreno está para breve, assim que o processo de aprovação das candidaturas terminar. Teremos meios de comunicação próprios para divulgação de todo o processo. Além disso, o Programa Bairros Saudáveis vai disponibilizar um jornal online, onde podem acompanhar todos os projetos de norte a sul do país.”, refere Carolina Cardoso.
"É importante mencionar que teve muita gente envolvida nesta candidatura. Eu fui só uma peça do processo", salienta.

Entidade Promotora
. SDUB - Os Franceses

Entidades Parceiras

Augusto Sousa
NÓS - Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente
Grupo Amigos do Barreiro Velho
Município do Barreiro
CFB-Clube de Fotógrafos do Barreiro
Social Tech Makers
MOLA
Iscte - Instituto Universitário de Lisboa
Agarrar Exemplos - Associação de Desenvolvimento e Promoção das Comunidades Ciganas
Divisão de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, ARSLVT.IP
ATIVA LAB - Experimentação para soluções coletivas locais
União das Freguesias de Barreiro e Lavradio (Moisés Rosa)

Pode obter toda a informação sobre a candidatura do Barreiro Velho, no seguinte link:

https://candidaturas.bairrossaudaveis.gov.pt/candidatura/index.htm?pp=1;n=687

02.04.2021 - 13:53

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.